Kveik Voss Lallemand - Parou de atenuar - Alguém que já teve essa experiência?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gualvim

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
63
Reaction score
17
Tudo bem pessoal?

Sempre fiz cerveja no Brasil, e depois de 3 anos morando fora consegui voltar a produzir.

Como ainda estou montando meu equipamento, nao comprei a geladeira ainda, então pesquisando vi que a Kviek Voss fermenta em temperatura mais alta e deixa um perfil mais limpo. Fiz 20L de uma Brale na panela single vessel que comprei (Brewzill 35L). Usei 3.6 kg de pilsen e 500 grama de milho (aquele moido para canjiquinha). No brewfather a previsão era OG de 1048, fechei com 1054, bem acima do previsto. Fiz a Mostura a 67 graus, 1 hora e nao fiz teste de Iodo. Hidratei o fermento e joguei no balde a 35 graus, deixei em temperatura ambiente, nos 2 primeiro dias fementou legal apartir do terceiro a atividade parou e a FG parou em 1030,e já fazem 2 dias. A temperatura ambeinte onde moro (Toronto- CAnada) esta em 20 graus. Acredito que essa temperatura "baixa" para Kveik pode ser o problema.

Alguem já passou por isso?

Ou sera que ja converteu tudo (acho dificil).

Estou pensando sacudir e colocar o balde fementador dentro do tanque em banho maria a 40 graus, para ver se a fermentação volta.

Será que parou por causa dessa temperatura baixa?

Obs: É a primeira vez que uso essa levedura.

Obrigado!!!
 
a faixa dela é de 25 a 40 graus. sendo a faixa ótima de 35 a 40. Por que usar kveik se moras no canadá? Usa uma ale que vai conseguir fermentar em room temp. :)
 
a faixa dela é de 25 a 40 graus. sendo a faixa ótima de 35 a 40. Por que usar kveik se moras no canadá? Usa uma ale que vai conseguir fermentar em room temp. :)
Eu sempre fermentei entre 17 e 18, e como estamos comecando o verao aqui, faz muito calor. Mas a temperatura esta um pouco abaixo do normal..kkk
acho que vou colocar ela em banho maria a 35 graus.
 
ou mete um fermento ale, tipo um us-05 que ja vai fermentar nessa temp de 20. Abs!
 
Gostei da ideia de usar o US-05. Não tinha pensado nisso. Usei kveik 2 vezes e tive o mesmo resultado: fermentação parou em 1.025. Só que acabei bebendo mesmo assim. No meu caso, considerei que poderia ter sido um problema a variação de temperatura. Mesmo sendo uma levedura que fermenta a termperaturas mais altas, tal como as demais elas não gostam de variações. Quando fiz as minhas levas, comecei a fermentar a 35 C mas durante a noite foi esfriando e quando vi estava perto de 18 C. Mas certamente usar US-05 pode salvar a cerveja. Abraço!
 
Salve confrade!
Isso mesmo! As leveduras são sensíveis as variações de temperatura, e essa baixa tão grande certamente alterou os processos metabólicos.
Se não tiver uma forma de controlar a temperatura, procure uma levedura que esteja mais adaptada a faixa de temperatura ambiente da sua cidade, talvez fazendo uma média, considerando as variações dia/noite.
Eu moro no sudeste do Pará, já usei a Kveik Voss da Mangrove. Como aqui é uma filial do inferno, nas minhas experiências, elas atenuam em torno de 70% e faço sem controle de temperatura, mas considerando que aqui durante o dia faz em média 38° C e à noite cai somente pra 30°C, apesar da variação, ainda na faixa ótima de temperatura para essa cepa.
Geralmente em 3 dias a atenuação está completa.
Boas brejas!
 

Latest posts

Back
Top