Chiller antes ou depois do whirlpool.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chacal

Active Member
Joined
Jan 26, 2018
Messages
38
Reaction score
2
Tem gente que fala que antes atrapalha na sedimentação do trub.
Outros falam que depois da uma "bagunçada" no trub.

As duas informações estão corretas? O que vcs preferem?

:mug:
 
Cara, eu nem faço whirlpool. Coloco o chiller faltando 15 minutos para encerrar a fervura. Depois que acabei de resfriar o mosto, tiro o chiller, espero um tempo pra decantar tudo e daí mando pro fermentador.

Acho que isso aí passa por uma questão pessoal mesmo. Não acho que irá interferir de forma relevante no resultado final da sua cerveja.
 
Cara, eu nem faço whirlpool. Coloco o chiller faltando 15 minutos para encerrar a fervura. Depois que acabei de resfriar o mosto, tiro o chiller, espero um tempo pra decantar tudo e daí mando pro fermentador.

Acho que isso aí passa por uma questão pessoal mesmo. Não acho que irá interferir de forma relevante no resultado final da sua cerveja.

Quanto tempo você demora para resfriar o mosto?
E quanto tempo deixa decantando?
E porque não fazer o whirlpool antes de deixar decantar?
E se fosse usar whirlfloc, qual seria o monento adequado para colocá-lo?
 
Quanto tempo você demora para resfriar o mosto?
E quanto tempo deixa decantando?
E porque não fazer o whirlpool antes de deixar decantar?
E se fosse usar whirlfloc, qual seria o monento adequado para colocá-lo?

Acho que demoro uns 20 minutos para resfriar. Sinceramente, não sei o tempo que deixo decantando, acredito que seja uns 20 minutos também. Geralmente deixo o mosto decantando enquanto estou lavando o chiller e terminando de hidratar o fermento.

Não faço whirpool porque só poucas vezes eu consegui formar o famoso "cone de trub" no meio da panela. Além disso, parei de me preocupar tanto em não passar trub pro fermentador, já que não notei nenhum efeito negativo nas minhas levas em função disso.

Quanto ao whirlfloc, eu geralmente o jogo no mosto quando faltam 15 minutos para o fim da fervura.
 
Acho que demoro uns 20 minutos para resfriar. Sinceramente, não sei o tempo que deixo decantando, acredito que seja uns 20 minutos também. Geralmente deixo o mosto decantando enquanto estou lavando o chiller e terminando de hidratar o fermento.

Não faço whirpool porque só poucas vezes eu consegui formar o famoso "cone de trub" no meio da panela. Além disso, parei de me preocupar tanto em não passar trub pro fermentador, já que não notei nenhum efeito negativo nas minhas levas em função disso.

Quanto ao whirlfloc, eu geralmente o jogo no mosto quando faltam 15 minutos para o fim da fervura.

Nunca consegui fazer um Whirpool que faz aquele cone também. Vou proceder como você disse. E apostar no Cold Crash. Obrigado.
 
Não faço whirpool porque só poucas vezes eu consegui formar o famoso "cone de trub" no meio da panela. Além disso, parei de me preocupar tanto em não passar trub pro fermentador, já que não notei nenhum efeito negativo nas minhas levas em função disso.

Pessoal, isso é um fantástico exemplo do que não fazer na sua cerveja.
O trub evita a formação de espuma e interfere no gosto da cerveja.

Fazer o whirpool é fácil, nunca vi problema depois da minha terceira brassagem. Como sempre fiz depois dela, não posso precisar se a melhoria das minhas cervejas foi pelo whirpool, pela melhoria nos equipamentos ou no processo. Mas é só pegar a pá e girar o mosto. Usar um chiller de placas ou contrafluxo também ajuda a manter o trub no centro da panela. E em cervejas muito lupuladas o whirpool faz uma diferença absurda. É só usar mais de 60g de lúpulo e ver o que fica na panela. No sábado usei 170g e ficou um monte bem volumoso de lúpulo no fundo.
 
Ah, o chiller sempre depois do whirpool. A densidade do mosto muda depois do resfriamento.
 
Fiz das duas formas. Usando antes do whirpool, ele desfaz o cone se retirado e atrapalha na sedimentação (quando fazia assim, nunca tive formação do cone). Após é complicado por expor mosto frio mais tempo sem o inóculo da levedura e demora um pouco mais.

Hoje eu resfrio e faço o whirpool depois, porque tenho segurança em minhas práticas de sanitização. Funciona muito bem, forma um cone lindo, consigo levar mais mosto pro fermentador, só sucesso. Levo 20min resfriando, faço o whirpool e deixo 30min decantando. Como eu disse, demora meia hora a mais, mas aproveito para lavar toda a louça, então é um tempo que já iria usar pra isto de qualquer forma.

Uma coisa que me ajudou a diminuir a quantidade de sedimentos foi utilizar infusores para lupulagem. É uma coisa a mais pra lavar, mas para mim compensa bastante.

Usar whirfloc também ajuda a coagular e precipitar mais proteínas. Depois que comecei a usar o mosto ficou mais limpo e os sedimentos mais compactados no fundo. Nas cartelas que compro, diz para usar 1 pastilha para 20l. Sempre deu ruim. Decidi usar 1 para 100l (ou seja, 1/4 de pastilha para meus lotes de 20l), funcionou muito bem.
 
Pessoal, isso é um fantástico exemplo do que não fazer na sua cerveja.
O trub evita a formação de espuma e interfere no gosto da cerveja.

Fazer o whirpool é fácil, nunca vi problema depois da minha terceira brassagem. Como sempre fiz depois dela, não posso precisar se a melhoria das minhas cervejas foi pelo whirpool, pela melhoria nos equipamentos ou no processo. Mas é só pegar a pá e girar o mosto. Usar um chiller de placas ou contrafluxo também ajuda a manter o trub no centro da panela. E em cervejas muito lupuladas o whirpool faz uma diferença absurda. É só usar mais de 60g de lúpulo e ver o que fica na panela. No sábado usei 170g e ficou um monte bem volumoso de lúpulo no fundo.

Cara, nunca tive problemas com formação de espuma e nem nenhuma repercussão negativa no sabor da cerveja. Já fiz umas 6 levas passando bastante trub para o fermentador e não notei nenhum efeito negativo no resultado final.

Tem um artigo do Brulosophy com um experimento sobre isso. De qualquer modo, acredito que essa discussão fuja aos propósitos do tópico.
 
Eu faço assim:
Coloco chiller e whirfloc faltanto 15 min do fim da fervura.
0 min desligo o fogo, removo o chiller e faço o whirlpool.

Espero uns 5 min até o redemoinho parar
Cuidado: Nesse momento manter o chiller em um local sanitizado pra não contaminar
Aí coloco novamente na panela o chiller vagarosamente
 
Eu faço assim:
Coloco chiller e whirfloc faltanto 15 min do fim da fervura.
0 min desligo o fogo, removo o chiller e faço o whirlpool.

Espero uns 5 min até o redemoinho parar
Cuidado: Nesse momento manter o chiller em um local sanitizado pra não contaminar
Aí coloco novamente na panela o chiller vagarosamente
Cara, pra que vc coloca o chiller antes do fim?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 
Eu faço assim:
Coloco chiller e whirfloc faltanto 15 min do fim da fervura.
0 min desligo o fogo, removo o chiller e faço o whirlpool.

Espero uns 5 min até o redemoinho parar
Cuidado: Nesse momento manter o chiller em um local sanitizado pra não contaminar
Aí coloco novamente na panela o chiller vagarosamente

Faço exatamente dessa forma.

A função de colocar o chiller antes, como o colega perguntou, é pra sanitizar o chiller.

Assim, colocando com cuidado, o cone de trub se forma bem e tudo fica legal :)
 
Faço exatamente dessa forma.

A função de colocar o chiller antes, como o colega perguntou, é pra sanitizar o chiller.

Assim, colocando com cuidado, o cone de trub se forma bem e tudo fica legal :)
Ah, ok. Mas acredito que colocando depois, o chiller ficaria esterilizado de qq forma. Acima de 70 graus, não há ser que fique vivo, não há necessidade de ser na fervura.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 
Ah, ok. Mas acredito que colocando depois, o chiller ficaria esterilizado de qq forma. Acima de 70 graus, não há ser que fique vivo, não há necessidade de ser na fervura.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Na verdade, há sim e muitos. Boa parte são encontrados em fontes termais e áreas vulcânicas, também em misturas de fertilizantes. Mas há micro-organismos presentes em nossa cozinha que podem ser danosos à saúde e que resistem a temperaturas acima de 70oC.

Dê uma olhada nesta reportagem: https://noticias.uol.com.br/ciencia...encia-agua-quente-mata-todas-as-bacterias.htm

Na dúvida, melhor ferver. Afinal, é uma das funções da fervura do mosto e inserir o chiller nesta etapa não causa um gasto de energia tão grande.
 
Back
Top