BrewmaniacEX

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Mas pra quem vai usar a placa do Vito isso não é necessário, certo?
Já está tudo lá.... né? ^^

Sim. Note que eu não tenho o Shield. Peguei a foto do colega @felipealex e comparei com o esquema. Trata-se do R8 marcado na foto.

Tem outro colega já desenvolvendo um shield_BR. Muito bom ! Vamos aguardar !
 

Attachments

  • 4K7.jpg
    4K7.jpg
    186.4 KB · Views: 143
Olhando por cima da placa do Vito e analisando a WeMos D1 R2 parece que daria para usar a D1R2 sem precisar da placa do Vito. Talvez seja necessária alguma alteração na programação, mas aparentemente funcionaria. Só estou pensando se esses Mosfets podem fazer diferença na proteção das saídas.
 
Olhando por cima da placa do Vito e analisando a WeMos D1 R2 parece que daria para usar a D1R2 sem precisar da placa do Vito. Talvez seja necessária alguma alteração na programação, mas aparentemente funcionaria. Só estou pensando se esses Mosfets podem fazer diferença na proteção das saídas.

Se você for usar a D1 Mini, esses FETs tem função de conversão de nível lógico, a D1 funciona com 3,3Vcc e as entradas e saídas do PCF8574 são 5Vcc, por isso a necessidade deles.

Segue uma prévia da minha placa, só falta corroer para teste.
 

Attachments

  • PCI1.JPG
    PCI1.JPG
    75.9 KB · Views: 219
Se você for usar a D1 Mini, esses FETs tem função de conversão de nível lógico, a D1 funciona com 3,3Vcc e as entradas e saídas do PCF8574 são 5Vcc, por isso a necessidade deles.

Segue uma prévia da minha placa, só falta corroer para teste.
Mas como o PCF eh um expansor de I/Os e pelo q entendi o R2 já teria um expansor daria para utilizá-lo então. Vou pesquisar mais sobre o assunto. E sua placa ficou muito bem feita.

Enviado de meu LG-H736 usando Tapatalk
 
Se você for usar a D1 Mini, esses FETs tem função de conversão de nível lógico, a D1 funciona com 3,3Vcc e as entradas e saídas do PCF8574 são 5Vcc, por isso a necessidade deles.



Segue uma prévia da minha placa, só falta corroer para teste.



Top!!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Segue uma prévia da minha placa, só falta corroer para teste.

FICOU BONITONA, HEIN!
Eu já comprei o Wemos, display e sensores da china. Vai demorar um século, mas....
Relês eu já tenho do meu ArdBir que ainda está em processo de montagem xD
Vai dando notícia para a gente sobre sua placa. Tô empolgado por isso xD
 
Agora q entendi melhor o d1 r2 e o circuito feito, não dá pra ficar sem a placa do vito ou parecida. Talvez de pra fazer algo nessa linha, mas perderia funcionalidade. Agora é ficar na torcida pela placa do abel.

Enviado de meu LG-H736 usando Tapatalk
 
Agora q entendi melhor o d1 r2 e o circuito feito, não dá pra ficar sem a placa do vito ou parecida. Talvez de pra fazer algo nessa linha, mas perderia funcionalidade. Agora é ficar na torcida pela placa do abel.

Se eu não me engano, o Vito postou no blog dele que ele tentou utilizar o controlador "puro". Não era o Wemos, mas um parecido. Ele tentou usar sem placa nem nada, e chegou à conclusão que a "potência" (desculpa os termos leigos, não entendo de eletrônica) que o controlador opera não é suficiente pra operar os relês, por exemplo. Assim precisa da placa pra "fornecer mais energia" pra esses componentes.
 
Se eu não me engano, o Vito postou no blog dele que ele tentou utilizar o controlador "puro". Não era o Wemos, mas um parecido. Ele tentou usar sem placa nem nada, e chegou à conclusão que a "potência" (desculpa os termos leigos, não entendo de eletrônica) que o controlador opera não é suficiente pra operar os relês, por exemplo. Assim precisa da placa pra "fornecer mais energia" pra esses componentes.
Sim direto ctz q não da, mas acredito q com aqueles relés shields pra arduino de. Mas depois de ver as opções, a placa do abel e do vito, estou partindo pra uma delas.

Enviado de meu LG-H736 usando Tapatalk
 
Pelo o que eu entendi no manual em pdf do BrewmaniacEX, os Ds18B20 (total de 5) são endereçados como principal ou auxiliar. O problema é que cada um tem um endereço diferente de fábrica. Ou eu compraria dois com o mesmo endereçamento (hex) igual e usaria uma chave HH, ou usava apenas um Ds18B20 e trocaria ele de panela (tiraria do poço termométrico da panela de brassagem e colocaria ele no poço da panela de fervura). Seria muito malararismo. Não sei se eu teria outra opção. Abraço !

Eu dei uma olhada novamente no manual, e agora eu tive outra interpretação, diferente que eu tinha escrito no post anterior:

In the second step, the primary sensor for temperature control and the auxiliary sensor reading to be displayed are assigned for each step, including Pre-Mash, Mashing, Boiling, Cooling, Manual mode, and Main screen.

Only two readings can be displayed on the 20x4 LCD, and the p rimary one is used in temperature control while the auxiliary one is for display only. The primary and auxiliary sensors can be set for the following stages: Pre-Mash, Mashing, Boiling, Cooling, Manual Mode, and Main screen.


Sendo assim, eu iria conseguir usar dois sensores principais. Um controla a mostura e outro a fervura. O acionamento do SSR para a fervura, eu descubro depois. Bola para frente.

Eu tenho aqui sobrando um D1 mini e um nodemcu (ESP-12). Tentei ontem compilar mas aparece um erro na linha 289 ( lcd.updateAddress(address); ) na aba "ui.h":

ui.h:289: error: 'class LiquidCrystal_I2C' has no member named 'updateAddress'

lcd.updateAddress(address);

'class LiquidCrystal_I2C' has no member named 'updateAddress'

Alguém teve este mesmo problema ? Pode dar uma luz ? Grato !
 
Final de semana remodelei a PCI, agora está em sua versão definitiva.
Essa semana ainda vou corroer uma para fazer os testes, acredito estar tudo OK, mas não vou liberar os arquivos para impressão antes de ter certeza.
 

Attachments

  • brewmaniacshield1.jpg
    brewmaniacshield1.jpg
    97.4 KB · Views: 229
  • brewmaniacshield2.jpg
    brewmaniacshield2.jpg
    75.7 KB · Views: 213
  • brewmaniacshield3.jpg
    brewmaniacshield3.jpg
    78.8 KB · Views: 209
  • brewmaniacshield4.jpg
    brewmaniacshield4.jpg
    88.5 KB · Views: 202
  • brewmaniacshield6.jpg
    brewmaniacshield6.jpg
    78.5 KB · Views: 206
Final de semana remodelei a PCI, agora está em sua versão definitiva.
Essa semana ainda vou corroer uma para fazer os testes, acredito estar tudo OK, mas não vou liberar os arquivos para impressão antes de ter certeza.

Ficou dahora também!
Mas tem algum motivo pra ter mudado tanto?
Eu não manjo nada disso, então não sei a diferença, mas acho que mudou bastante, né?
Tomara que dê tudo certo!
 
Final de semana remodelei a PCI, agora está em sua versão definitiva.
Essa semana ainda vou corroer uma para fazer os testes, acredito estar tudo OK, mas não vou liberar os arquivos para impressão antes de ter certeza.



Excelente placa @abelCarmo. Te mandei uma mensagem privada. Quando der veja lá. Valeu


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Excelente placa @abelCarmo. Te mandei uma mensagem privada. Quando der veja lá. Valeu


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A única diferença ficou na disposição dos componentes na placa e agora ela é quadrada e não mais retangular, assim fica mais resistente, no restante é tudo igual a anterior.
 
Posso ajudar com as PCIs.
Saca só. mazzag-tec.com.br

Posso fornecer o SSR tbm, desenvolvi um aqui na placa do Ardbier, mas posso fazer um especial para a ocasião aqui.

Qualquer coisa me contatem e espero poder contribuir aqui.
Me forte é eletrônica, não programação. srsrrsrsrs

Abrass
 
Posso ajudar com as PCIs.
Saca só. mazzag-tec.com.br

Posso fornecer o SSR tbm, desenvolvi um aqui na placa do Ardbier, mas posso fazer um especial para a ocasião aqui.

Qualquer coisa me contatem e espero poder contribuir aqui.
Me forte é eletrônica, não programação. srsrrsrsrs

Abrass
Olhando o layout do Abel, você conseguiria fazer uma estimativa aproximada de quanto fica a confecção de um pequeno lote dessa placa?
Não precisa ser muito preciso... Só para a gente ter uma ideia enquanto o Abel termina os testes...
 
Preciso ter uma ideia do tamanho da placa.
Supondo o tamanho e se for face simples em Composite (muito melhor que fenolite, mas inferior a fibra), numa média de R$25 cada placa.
Em fibra uns R$30.
 
WOW
Que baratinho!!
Tomara que dê tudo certo com a placa do Abel e logo logo a gente possa encomendar :)
 
Posso ajudar com as PCIs.
Saca só. mazzag-tec.com.br

Posso fornecer o SSR tbm, desenvolvi um aqui na placa do Ardbier, mas posso fazer um especial para a ocasião aqui.

Qualquer coisa me contatem e espero poder contribuir aqui.
Me forte é eletrônica, não programação. srsrrsrsrs

Abrass



Fala Mazza! Como é esse seu Ssr?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Posso ajudar com as PCIs.
Saca só. mazzag-tec.com.br

Posso fornecer o SSR tbm, desenvolvi um aqui na placa do Ardbier, mas posso fazer um especial para a ocasião aqui.

Qualquer coisa me contatem e espero poder contribuir aqui.
Me forte é eletrônica, não programação. srsrrsrsrs

Abrass

Outra coisa que eu fiquei em dúvida:
A PCI já saí daí prontinha com os componentes ou é só a placa que ainda deve ser soldada?
 
Fala Mazza! Como é esse seu Ssr?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Felipe, não entendi sua pergunta.

Outra coisa que eu fiquei em dúvida:
A PCI já saí daí prontinha com os componentes ou é só a placa que ainda deve ser soldada?

O valor que passei é só da PCI, mas podemos negociar de enviar ela montada, só teríamos que fazer um grupo de compras para ser viável comprar os componentes.
Com certeza se comprar tudo num mesmo lugar, conseguimos melhores preços, mas as vezes a pessoa gosta de montar ela mesma. srsrrsrs:)
 
Minha maior dificuldade é que não tenho experiência em eletrônica e aqui na minha cidade é meio complicado encontrar os componentes.
Pra mim seria interessante comprar a placa já prontinha.
A depender do preço, devo até querer duas dela.
Mas se não for possível, só a PCI já adianta MUITO. É só arrumar alguém que manje pra ajudar na montagem, então tá valendo :)
 
Eu to no interior, tenho a mesma dificuldade, se comprar a placa consigo os componentes mas vai demorar, entoa seria uma mao na roda também

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Como procedemos para montar esse grupo?
Já tendo uma ideia de quantidade de pessoas, já dá para orçar os componentes e ter a média de preço.
Pelo que vi na foto essa placa não sairá caro.
 
Como procedemos para montar esse grupo?
Já tendo uma ideia de quantidade de pessoas, já dá para orçar os componentes e ter a média de preço.
Pelo que vi na foto essa placa não sairá caro.
Primeira coisa vai ser esperar o Abel terminar.
Eu não faço ideia de como vamos fazer isso.
Talvez o mais prático seja, já que você trabalha neste meio, nós vermos quantos membros somos, quantas placas vamos querer e você orçar.
Tipo, num total de 10 placas ai a 60 reais cada.
Aí a gente decide se vai querer mesmo, tu produz e vende para a gente xD
Parece meio "preguiçoso" mas eu não vejo outra alternativa já que não dá pra reunir nem nada....
 
Primeira coisa vai ser esperar o Abel terminar.
Eu não faço ideia de como vamos fazer isso.
Talvez o mais prático seja, já que você trabalha neste meio, nós vermos quantos membros somos, quantas placas vamos querer e você orçar.
Tipo, num total de 10 placas ai a 60 reais cada.
Aí a gente decide se vai querer mesmo, tu produz e vende para a gente xD
Parece meio "preguiçoso" mas eu não vejo outra alternativa já que não dá pra reunir nem nada....

Por mim está ótimo.
:mug:
 
Isso ajuda Felipe?



Show Mazza! Tem uma galera usando uma placa de potência nos ardbir que eles dizem controlar não por pwm e sim por ângulo de disparo (igual a um dimmer). Mas acho que para isso teria que mudar o firmware. Correto?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Isso mesmo Felipe.
O SSR é um dimmer, só que oq o pessoal está fazendo é ler o ponto de partida da senoide e disso trabalhando com ela (como o dimmer faz) para controlar a potencia.
No caso desse circuito que eu mostrei, o controle ali antes do optoacoplador é por PWM, mas após é um dimmer.
Oq difere um e outro?
PWM é em tensão contínua, ele transforma a CC em uma onda quadrada e ai varia o seu duty-cicle (não sei como exemplificar esse termo agora).
O dimmer ele "come" a senoide, assim vc tem só uma parte dela conduzindo, que é mais ou menos oq o PWM faz, então supondo que nossa rede varia um pouco os 60Hz (ou no caso o angulo da fase), então achando o ponto "zero" dela, vc tem uma precisão e controle mais aprimorado.

Mais ou menos isso. srsrrsrsrs
Pré feriado, já tomei uma artesanais aqui.
 
Alguma novidade aí, Abel?
Conseguiu testar a placa?
Não é pra te apressar nem nada, só estou curioso mesmo uhaushuahsauhsua
 
Boa Tarde, Galera,

Quanto a lista de pessoas, uma sugestão seria (caso ele aceite, obviamente) seria os interessados enviarem uma MP para o @Gu_MAZZA informando o interesse na na "compra coletiva" e deixar seu e-mail para contato futuro.

Ai, quando ele estiver com o valor final para montagem da placa, ele manda um e-mail para nós informando o valor final e conta para depósito.

E, caso o Gu_MAZZA não queira, eu me prontifico em receber as MPs da galera e organizar a lista e mandar e-mail para a galera.

Aguardo manifestações.

Valeu.
 
Estou de volta, hoje a noite subo aqui no forum o layout para corroer a PCI.
 
Isso mesmo Felipe.
O SSR é um dimmer, só que oq o pessoal está fazendo é ler o ponto de partida da senoide e disso trabalhando com ela (como o dimmer faz) para controlar a potencia.
No caso desse circuito que eu mostrei, o controle ali antes do optoacoplador é por PWM, mas após é um dimmer.
Oq difere um e outro?
PWM é em tensão contínua, ele transforma a CC em uma onda quadrada e ai varia o seu duty-cicle (não sei como exemplificar esse termo agora).
O dimmer ele "come" a senoide, assim vc tem só uma parte dela conduzindo, que é mais ou menos oq o PWM faz, então supondo que nossa rede varia um pouco os 60Hz (ou no caso o angulo da fase), então achando o ponto "zero" dela, vc tem uma precisão e controle mais aprimorado.

Mais ou menos isso. srsrrsrsrs
Pré feriado, já tomei uma artesanais aqui.

Acredito que o uso do PWM para este controle é por que nossos relés de estado sólido tem entrada CC, se tiver a entrada CA pode fazer pela onda.
Me corrija se eu estiver errado!
 
Se alguém quiser ela montada ou o circuito já impresso posso fazer um orçamento para imprimir a placa, só que para isso tem um lote mínimo, vou ligar na empresa aqui que faz os PCIs e informo direitinho como funciona!
 
Chegou a minha placa que o Vito despachou. Quando tiver um tempinho bato foto e upo.
 
Se alguém quiser ela montada ou o circuito já impresso posso fazer um orçamento para imprimir a placa, só que para isso tem um lote mínimo, vou ligar na empresa aqui que faz os PCIs e informo direitinho como funciona!

Por favor, faça isso.
Tanto da placa completinha quanto "só" o circuito impresso.
E você já testou? Deu tudo certo?
E obrigado pelo seu esforço.
 
Back
Top