bombas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
estou montando um sistema herms para 60 litros de cerveja por leva.

comprei 2 dessas bombas solares, espero que elas consigam aguentar a pegada :)



achei este vídeo interessante

http://www.youtube.com/watch?v=ZPWFlLJtEp0


ou fiz uma bela cagada (ainda posso cancelar o pedido) pq a vazão interfere muito na eficiência da brassagem?

a bomba não aguentou a pegada ... ontem na 5º brassagem do meu herms ela queimou.

ela é otima para transferencia do mosto ou água, mas para ficar fazendo a recirculação do mosto empurrando por uma serpentina ela não faz o trabalho muito bem


Estou pensando em comprar aquela bomba da Komeco, alguem pode me dizer algo sobre ela?
Ou talvez me recomendar outra?
 
Pra comprar a komeco compraria uma chugger ou outra la nos eua mesmo.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
a diferença de preço é muito grande, komeco esta 250 reais ...

importar uma bomba de $ 120 + frete vai dar uma diferença muito grande
 
Pessoal, eu tenho interesse em investir em uma boa bomba. Eu até tenho 3 bombas daquelas pequena que compramos nos sites de venda de materiais de cerveja aqui no Brasil. Mas de fato acho que o adequado seria investir numa verdadeira bomba. A minha pergunta é: vcs conhecem algum tipo de bomba que seja produzida ou distribuída aqui no Brasil para não precisar importar e esperar tanto? O preço é importante.

SDS,

Fabiano da Mata
 
Pessoal a bomba da komeco eh parecida com a da solar project.
Ela trabalha da mesma forma. Nao fica ligada direto. Por isso aconselho a comprar a chugger ou outra...

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
A bomba da Komeco tem 2 regulagens: Automática = a hora que a água bater nela ela liga ou ligada;;; fica até você desligar, fora a potencia... empurra quase 30 litros de água por minuto... estou acabando a minha braumeister clone este fim de semana rodo ela. Abç
 
A bomba da Komeco tem 2 regulagens: Automática = a hora que a água bater nela ela liga ou ligada;;; fica até você desligar, fora a potencia... empurra quase 30 litros de água por minuto... estou acabando a minha braumeister clone este fim de semana rodo ela. Abç

Também vi essa da Komeko e fiquei interessado. Elbonato, quando testas compartilhe suas impressões com a gente. O corpo dela é de plástico? Será que aguenta altas temperaturas?
 
Alguém que comprou essa bomba da Komecu, já abriu pra ver como é a vedação dela?
Se alguém aí quiser abrir e compartilhar fotos.. ehheheh
 
Para quem já usa bomba, Chugger ou March, vocês usam mangueiras de silicone ou PVC? Onde é possível comprar mangueiras atóxicas de 1/2" e resistente a calor?
 
Mandei email para a komeco e me disseram que essas bombas não são indicadas para líquidos alimentícios. Não sei se é verdade ou se foi só uma tentativa de "tirar o deles da reta" caso aconteça alguma coisa. Só achei estranho pois essas bombas normalmente são ligadas no sistema de aquecimento solar, onde depois se bebe essa água.
 
Aquecimento solar é pra ser usado em chuveiro. Na verdade essa bomba é usada pra recircular e puxar a agua pro boiler, e ai o boiler aquece ela. Essa agua não volta pra caixa dagua para posterior uso.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Ahh beleza, Explicado! Achei que era a mesma água quente que vai para as torneiras da cozinha por exemplo. Mas então faz sentido não ser indicada para uso alimentício.
 
Eh a mesma agua da torneira, so que na torneira ning usa pra beber pq sai quente.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Olá pessoal, acabei de trazer uma Chugger dos EUA, mas onde moro é 220V. Na especificação diz que a corrente é 1.4A, ou seja, teríamos uma potência de 115V X 1,4A = 161VA.

Preciso comprar um transformador para usar, mas encontrei um sem uso em casa 220V-120V que trabalha com potência de 750VA. Parece que tenho uma grande sobra aí, mas como não entendo de eletricidade estou um pouco inseguro...

Será que alguém aqui do forum saberia me dizer se meu cálculo está correto?

Obrigado!
 
Olá pessoal, acabei de trazer uma Chugger dos EUA, mas onde moro é 220V. Na especificação diz que a corrente é 1.4A, ou seja, teríamos uma potência de 115V X 1,4A = 161VA.

Preciso comprar um transformador para usar, mas encontrei um sem uso em casa 220V-120V que trabalha com potência de 750VA. Parece que tenho uma grande sobra aí, mas como não entendo de eletricidade estou um pouco inseguro...

Será que alguém aqui do forum saberia me dizer se meu cálculo está correto?

Obrigado!


Na elétrica eu não posso te ajudar em nada, mas se desistir de usar com transformador e quiser vender é só avisar :fro:
 
Uma coisa que reparei na minha brassagem esse final de semana e que antes eu não tinha reparado.

Quando aumento a velocidade de circulação, na saída da panela e antes da entrada da bomba (na mangueira) vejo à formação de bolhas de ar. Isso acontece pq a bomba esta tentando circular uma quantidade maior de líquido que o fundo falso consegue filtrar?

Eu tentava regular a velocidade (diminuindo) para ter zero ou quase zero formação de bolhas de ar. (Para evitar a cavitação na bomba).
 
Uma coisa que reparei na minha brassagem esse final de semana e que antes eu não tinha reparado.

Quando aumento a velocidade de circulação, na saída da panela e antes da entrada da bomba (na mangueira) vejo à formação de bolhas de ar. Isso acontece pq a bomba esta tentando circular uma quantidade maior de líquido que o fundo falso consegue filtrar?

Eu tentava regular a velocidade (diminuindo) para ter zero ou quase zero formação de bolhas de ar. (Para evitar a cavitação na bomba).

Robocop, checa as vedação da sua mangueira e das suas conexões na saída da panela. Parece que em algum lugar não está bem vedado. No seu caso só está entrando ar quando a velocidade do líquido fica bem alta.
Vc usa veda rosca? e na mangueira usa alguma presilha externa pra manter no lugar?

Abraços!!
 
Robocop, checa as vedação da sua mangueira e das suas conexões na saída da panela. Parece que em algum lugar não está bem vedado. No seu caso só está entrando ar quando a velocidade do líquido fica bem alta.
Vc usa veda rosca? e na mangueira usa alguma presilha externa pra manter no lugar?

Abraços!!

Não deve ser problema de vazamento não... isso acontece devido a diferença de pressão... gera pequenas bolhas por vácuo... o que realmente gera cavitação e golpes de ariete em longas tubulações... mas não se preocupe com essa cavitação, ela é pequena demais pra você ter problemas... se conseguir resolver, melhor, principalmente pela vibração q gera.
 
Então pessoal, comprei uma bomba pelo da china, apenas para testar e tal... Quando ela chegou resolvi fazer uns testes apenas com água quente (~75C), e pro meu espanto, estou assombrado :D - Deixei ela ligada por ininterruptos 90 minutos, isso mesmo 1:30h direto... e a bichinha não apagou... fora isso fiz uma medição "meio meia boca" [rsrs] e ela tava com uma vazão de 7lts por minuto :D

Calculo de padaria... 420 Litros / hora... caso seja uma brassagem de 35 litros estamos falando em circular o mosto por pelo menos 11x !!!

É isso mesmo ou estou tomando muito na hora da brassagem!?






http://www.aliexpress.com/item/NEW-...tor-Water-Pump-Brushless-Pump/1297085162.html
 
Então pessoal, comprei uma bomba pelo da china, apenas para testar e tal... Quando ela chegou resolvi fazer uns testes apenas com água quente (~75C), e pro meu espanto, estou assombrado :D - Deixei ela ligada por ininterruptos 90 minutos, isso mesmo 1:30h direto... e a bichinha não apagou... fora isso fiz uma medição "meio meia boca" [rsrs] e ela tava com uma vazão de 7lts por minuto :D

Calculo de padaria... 420 Litros / hora... caso seja uma brassagem de 35 litros estamos falando em circular o mosto por pelo menos 11x !!!

É isso mesmo ou estou tomando muito na hora da brassagem!?






http://www.aliexpress.com/item/NEW-...tor-Water-Pump-Brushless-Pump/1297085162.html

Comprei una bomba parecida... Só me tire uma dúvida, por favor, como você fez para ligá-la na rede elétrica AC?
 
Chegando a conclusão aqui que para um herms tem que ser mesmo uma chugger da vida... ou ter 2 dessas outras, sendo uma de substituição. Mas ai pegando o preço daquela komeco, se for ter duas dela, compensa pegar a chugger mesmo...
Com relação a chugger ou march, elas aguentam bem o tranco né? Ficar ligada por longos períodos e altas temperatura sem problemas né?
 
Eu tenho um probleminha com a bomba... A vazão dela é maior do que eu preciso, daí acabo deixando a válvula u pouco fechada pra controlar a vazão.

Mas será que se eu colocar um dimmer, não é melhor?
 
Não creio, o único que ela tem é a resistência até uns 80c... mas eu vejo tanta coisa sobre isso, que eu mesmo já nem sei mais o que é ou não é, ou se não seria preocupação extrema. :confused:

Veja só, panelas de cobre são ainda muito usadas, alumínio nem se fala, recipientes para cozinha num amplo aspecto também, são todos plásticos atóxicos?! duvido muito. [rsrs]. Veja, quem não tem em casa um recipiente qualquer, e nunca colocou água quente por exemplo, raspou uma colher na panela, etc...?!

Nem é minha intenção aqui gerar controvérsias, mas é um simples parecer do que vejo o tempo todo... :confused:
 
Olá pessoal, acabei de trazer uma Chugger dos EUA, mas onde moro é 220V. Na especificação diz que a corrente é 1.4A, ou seja, teríamos uma potência de 115V X 1,4A = 161VA.

Preciso comprar um transformador para usar, mas encontrei um sem uso em casa 220V-120V que trabalha com potência de 750VA. Parece que tenho uma grande sobra aí, mas como não entendo de eletricidade estou um pouco inseguro...

Será que alguém aqui do forum saberia me dizer se meu cálculo está correto?

Obrigado!

Está certinha sua conta....pode tocar o pau e ligar sem medo.....abs
 
Galera pode parecer sacanagem mas to com uma chugger parada pq to usando direto a do solar project. Quando ela parar vou usar a chuger
 

Latest posts

Back
Top