Ajuda na elaboração da receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wlsroxto

Member
Joined
Sep 22, 2016
Messages
16
Reaction score
1
Bom dia amigos cervejeiros
Estou querendo fazer na próxima brassagem um chopp artesanal bem refrescante, seco e com pouco amargor.
Tenho os seguintes insumos:
3 kg de malte pilsen
1 kg de malte pale ale
500 gr de malte carapils
Lúpulo galena
Lúpulo saaz
Fermento Ale S-189

Modo de preparo:
- Jogar o malte moído em 12 litros de água a 65 graus e manter essa temperatura por 01:30.
- Elevar a temperatura para 78 graus por 5 minutos para inativar as enzimas.
Adicionar 23 litros de água de lavagem a 78 graus.

Fervura:
- Levar para a fervura 27 litros de mosto,
- 60 minutos adicionar 8 g de lúpulo galena,
- 5 minutos adicionar 20 g de lúpulo saaz.

Fermentar por cerca de 7 dias a 18 graus
Maturar por 20 diasa 0 graus.

O que acharam?!
Aceito opiniões na receita, algum de vcs visualizaram uma receita melhor com esses ingredientes, pois tenho mais lúpulo para usar.
Também pensei na possibilidade de adicionar uma quantidade maior de lúpulo galena mais para o meio da fervura.

Grande abraço a todos!!!!!
 
Olá! Qual seria o estilo pretendido? Eu recomendaria não se prender á prazo de fermentação. A fermentação acaba quando a atenuação para. Em 0 grau a levedura não vai ter atividade pra reabsorver nada. Você usa beersmith ou outro software?
 
Olá! Qual seria o estilo pretendido? Eu recomendaria não se prender á prazo de fermentação. A fermentação acaba quando a atenuação para. Em 0 grau a levedura não vai ter atividade pra reabsorver nada. Você usa beersmith ou outro software?

Obrigado pela resposta meu camarada!!!!
O estilo é uma pilsen ale
Com relação a fermentação 7 dias é a média, mas verifico sempre o encerramento da atenuação. O que você achou da receita.
Pelo aplicativo que usei, Brewr, vai ficar com 13 de IBU, acho que vai dar o resultato que eu quero....
 
Boa Tarde Washington!

Quantos pacotes de fermento pretende utilizar? E qual a densidade inicial pretendida?
 
- Cara esse fermento é lager, e a receita é para 20 litros, certo? Eu acho muito pouco fermento, o recomendado seria uns 04 pacotes! dá uma lida nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

- Eu acho necessário um bom tempo de fermentação secundária, ainda mais se você for utilizar somente 01 pacote de fermento.
 
Boa tarde camarada!
Obrigado por comentar!
Og: 1048
1 pacote de fermento ale S - 189

Boa tarde. Você vai fazer uma ale com fermento lager com temperatura de fermentação de ale?

Se você é iniciante eu sugiro uma coisa mais simples. Uma american blonde ale seria uma boa pedida. Uma receita simples, boa pra por em prática seu aprendizado e impressionar seus amigos com os aromas dos lúpulos americanos.
 
- Cara esse fermento é lager, e a receita é para 20 litros, certo? Eu acho muito pouco fermento, o recomendado seria uns 04 pacotes! dá uma lida nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

- Eu acho necessário um bom tempo de fermentação secundária, ainda mais se você for utilizar somente 01 pacote de fermento.

Obrigado pela dica!!!!
Eu comprei como Ale e nem olhei, trocar com certeza.....
Qual fermento Ale seria bom para essa receita?!
 
Boa tarde. Você vai fazer uma ale com fermento lager com temperatura de fermentação de ale?

Se você é iniciante eu sugiro uma coisa mais simples. Uma american blonde ale seria uma boa pedida. Uma receita simples, boa pra por em prática seu aprendizado e impressionar seus amigos com os aromas dos lúpulos americanos.

Obrigado por comentar!
Esse fermento está errado, tem que ser um ale. Pedi para o vendedor me indicar um fermento que combinasse com a receita ele me indicou esse. Porém deixei claro que deveria ser um Ale....
Sacanagem!
 
Amigo cervejeiro, pesquise sobre fermentação secundária, não vi vc falando sobre isso que é parte importante do processo.
 
Obrigado pela resposta meu camarada!!!!
O estilo é uma pilsen ale
Com relação a fermentação 7 dias é a média, mas verifico sempre o encerramento da atenuação. O que você achou da receita.
Pelo aplicativo que usei, Brewr, vai ficar com 13 de IBU, acho que vai dar o resultato que eu quero....

Opa,

Mudando um pouco o grist e o fermento (sugiro o US-05) dá pra fazer uma Cream Ale bem gostosa, cremosa, cítrica e com pouco amargor. Sugiro pelo menos 16 ou 17 IBU, que é super aceitável. 13 é IBU muito baixo, quase IBU de cerveja comercial kkkkk. É opinião própria, claro, mas já fiz cerveja com pouco IBU e não me agradou. Quem bebe cerveja artesanal já o faz pensando numa coisa diferente, com mais personalidade.

Valeu
 
Back
Top