Resfriamento No Chill

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ronaldo_Sete

Member
Joined
May 14, 2021
Messages
9
Reaction score
2
Location
Ilha da Madeira
Pessoal,

fiz minha brassagem no sábado. Resolvi fazer No Chill por não gastar muita água e ainda ser mais rápido. Pois bem, não me atentei à adição de lúpulo. Na minha receita de uma Cream Ale pedia a adição de lúpulo faltando 15 minutos para a fervura acabar e outra quando acabar a fervura.

Depois de feito a brassagem vi que isso pode aumentar o IBU da minha cerveja deixando ela mais amarga. Alguém sabe me dizer como controlar a lupulagem nas próximas?
 
cara, eu nunca dei muita atenção pra isso... fiz nochill por muitos anos e minhas brejas sempre ficaram com uma assinatura própria, e depois que comecei resfriar e inocular logo apos a brassagem percebi que elas perderam aquela pegada do inicio. No início, ajustei a lupulagem com uma carga maior 20 a 25% e voltaram a ter aquela pegada de sempre.
nos últimos tres meses voltei com o nochill. No primeiro, as brejas ficaram completamente diferentes do que eram, mais amargas e as mais lupuladas extremamente amargas! quando dei conta que deveria ser o nochill o caso, ajustei as receitas mantendo lupulagem, porém adiando as adições em 15 minutos (baseando que a breja resfria após a fervura para menos de 80° nesse tempo), ou seja adições aos 30' foram feitas a 15', adições a 60' foram feitas a 75' (sim, aumentei o tempo de fervura o que também impactou da densidade final deixando todas as brejas com um ABV maior cerca de 0,3 a 0,7%)
Tudo isso fiz com intuito de entender na prática, o que é muito importante pra mim. Voltaram ao que eu gosto como resultado.

No mes passado, refiz as brassagens reduzindo as cargas de lúpulo em 20% e empurrando as lupulagens pra frente (tipo o que entrava a 30' entrou a 45') e resfriando após a fervura. As brejas tiveram o mesmo resultado do início.

Resumindo então minhas experiências, aqui no meu equipamento que faço levas de 85 a 100L, 6 brassagens por mês considerando o tempo de resfriamento por nochill de 15' entre desligar a fervura e ter o mosto em 80° diria que:
- 20% a menos de lúpulo nas adições ou um atraso de 15' nas adições tem o efeito idêntico fazendo nochill ao invés de resfriar logo apos a fervura.
 
Opa, bem legal ler sobre isso, já que vou fazer minha primeira em nochill 4a feira.

acho que no beersmith tem isso certo?
 
Pessoal,

fiz minha brassagem no sábado. Resolvi fazer No Chill por não gastar muita água e ainda ser mais rápido. Pois bem, não me atentei à adição de lúpulo. Na minha receita de uma Cream Ale pedia a adição de lúpulo faltando 15 minutos para a fervura acabar e outra quando acabar a fervura.

Depois de feito a brassagem vi que isso pode aumentar o IBU da minha cerveja deixando ela mais amarga. Alguém sabe me dizer como controlar a lupulagem nas próximas?

Vai aumentar o amargor, e diminuir o aroma e sabor do lúpulo. Se o mosto estiver acima de 60 graus já começa a haver isomerização dos alfa ácidos. E isso gera amargor. A verdade é que no chill não é uma boa técnica para cervejas lupuladas.
Vc tem que ter em mente que o tempo que ela demorar até chegar em 60 graus vai contar como "fervura" do lúpulo. Se ela demora 3hs pra chegar em 60graus, sua última adição de lúpulo vai contar como 3hs (na vdd um pouco menos pq a isomerização é menor abaixo de 100 graus). É o calor que conta, e não o fato do fogo estar ligado ou não.


Creio ser uma boa usar um hopspider ou um saquinho de voil mesmo se vai fazer nochill, que dai tu tira o lúpulo e não se preocupa com ibu não calculado.

Não, não muda nada fazer isso. O que gera o amargor na cerveja é a isomerização dos alfa ácidos, que já vão estar dissolvidos no líquido. E não o contato com o sólido.
 
Back
Top