Minha primeira receita. Duvidas!!!!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 25, 2022
Messages
11
Reaction score
3
Location
Limeira
Olá pessoal. Ontem coloquei para fermentar minha primeira receita.... algumas coisas tenho q melhorar mt....principalmente a questão de resfriamento (q demorou muito, mesmo fazendo somente p 6 litros) e a questao de sanitizacao, pq na hora precisei de colher q n tava passada na água fervida e somente lavei c detergente. (Já n taria sanitizado)

Eu fiz o mosto, mantendo na média de 68 graus com 1,2 malte pale ale, 600 Viena da Agrária nacional, eu tinha 300 gramas de flocos de aveia e coloquei tb....

Coei e fervi o caldo com 12gramas lupulo cascade por 30 minutos, nos 15 minutos finais adicionei mais 12 gramas. Eu adicionei nos 5 minutos finais 136 gramas de suco de laranja, tirado da fruta ( contabilizei em gramas msm) e 59 gramas da casca da laranja. ( 2 laranjas q tirei a casca e espremi o suco).

A questão foi agora. Para colocar para fermentar eu utilizei o pacotinho todo ( 11,5 gramas ) do fermento s04. Eu dilui ele em água a 20 graus, mas qnd fui por no mosto ocorreu q a parte q já estava decantada misturou tudo. Ficou super turvo. Foi feito 6 litros, tem problema de ter adicionado todo o pacote de fermento? Eu tb n coei o mosto fervido p por no fermentador, então está c a casca da laranja e tudo lá! Tem problema isso?
 
Oi Ana, nao tem problema nao coar o mosto e nao tem problema usar o pacotinho todo.
O que pode acontecer é que, de repente, vai fermentar mais rápido do que o esperado pq é "muita gente pra pouca comida".
 
Oi Ana, nao tem problema nao coar o mosto e nao tem problema usar o pacotinho todo.
O que pode acontecer é que, de repente, vai fermentar mais rápido do que o esperado pq é "muita gente pra pouca comida".
E neste caso tem q ficar d olho se n estraga? Ae já vai p clarificar na geladeira.....
 
Não, Ana, sem açucar no mosto. No meu ponto de vista isso vale para receitas muito específicas, nunca faria qualquer correção com açucar, principalmente refinado. Nem fermentado e depois destilado ele tem um sensorial legal.

Levar a casca de laranja , tendo ela sido parte da fervura, não é necessariamente um problema. Mas confesso que achei bastante laranja (suco e casca) pra pouco mosto.

Pode sair uma cerveja legal, mas será que nas primeiras receitas não seria melhor pra ti algo mais básico? Talvez te ajude a "pegar o jeito" antes de outras adições fora do tradicional.

Abs
 
20220826_212934.jpg
20220826_212942.jpg
 
Vc deve preocupar em sanitizar o q vai entrar em contato com o mosto frio ou depois da fervura, se vc usou a colher antes ou durante a fervura só a lavar já é suficiente.

A água de hidratação da levedura precisa ser fervida e resfriada antes de adicionar a levedura e não tem problema ir o líquido mais a lama junto pro fermentador, isso não vai alterar sua cerveja, mesmo sendo 6 litros. A quantidade foi maior q o necessário, chamamos isso de overpitching, pode sim gerar problemas, mas acredito que não foi seu caso pois não foi tão excessivo assim.

E só use açúcar pra priming mesmo, para corrigir a densidade tem usar um mosto concentrado (pode ser dme que é extrato de malte seco) ou dextrose. Mas geralmente é melhor assumir o erro e deixar como ficou msm.

Aos poucos vc vai dominar o processo, mas pelo sua descrição e pelas fotos vc vai ter um resultado final legal.
 
Adcionar adjuntos logo na primeira breja, não concordo com isso.

Primeiro pq não é uma cerveja padrão mas uma Fruit Beer e dai começa que sabores adstringentes são mais comuns nessas brejas e tem que saber contorná-los, por isso comece por cervejas simples pra poder ir entendendo o comportamentos dos processos / insumos antes de utilizar adjuntos não convencionais.
 
Adcionar adjuntos logo na primeira breja, não concordo com isso.

Primeiro pq não é uma cerveja padrão mas uma Fruit Beer e dai começa que sabores adstringentes são mais comuns nessas brejas e tem que saber contorná-los, por isso comece por cervejas simples pra poder ir entendendo o comportamentos dos processos / insumos antes de utilizar adjuntos não convencionais.
Nem toda brassagem tem obejtivo de concurso ou premiação, algumas pessoas fazem apenas pela diversão e criatividade, 136g de suco mais 56g de casca por 5 min de fervura não vai impedir um principiante de curtir a breja, inclusive acho q foi pouco pq provavelmente o suco vai ser todo consumido na fermentação

Então tudo depende do objetivo da pessoa, então é bem pessoal.

Eu já acho legal a pessoa trazer coisas que ela gosta do dia a dia pra uma.receita de cerveja, mesmo se for a primeira.
 
Não estou me referindo a concurso nem premiação, foi apenas minha opinião.

Isso me soa igual uma pessoa que nunca andou de bike e já quer pedalar sem as rodinhas de aprendizagem.
 
Last edited:
Entendi seu ponto, mas acho q o risco q ela correu foi baixo, como a adição na fervura então a chance de contaminação é baixa (se fosse na fermentação tbm acharia arriscado) e de gerar algum gosto que tornasse a cerveja intragável tbm acho baixo pq a quantidade foi baixa.

Um dry hopping por exemplo seria bem mais arriscado e mtos fazem até na primeira brassagem.
 
Seu mosto tá bonitão, relaxa.
Pra sua primeira breja, vc até que já entendeu legal o processo.
Parabeéns! depois nos conte o resultado.

Pela sua descrição e fotos, acho que vai ficar legal.
Parabéns pela gambiarra do airlock kkkkkkk
 
Uma coisa q n ficou clara e eu me perguntei hj.
A próxima etapa eu coloco a mistura na geladeira p maturar/clarificar. Eu separo o líquido do conteúdo que esta decantado ou coloco do jeito q tá na geladeira?
 
Uma coisa q n ficou clara e eu me perguntei hj.
A próxima etapa eu coloco a mistura na geladeira p maturar/clarificar. Eu separo o líquido do conteúdo que esta decantado ou coloco do jeito q tá na geladeira?
Você pode fazer das duas formas e as duas tem seus riscos.

Eu recomendo colocar assim mesmo na geladeira, pois assim você não corre o risco de contato com oxigênio ou agentes contaminantes na transfega.
Fazendo assim, essa parte decantada mais solidificar mais e vai se juntar com outras proteínas em suspensão, que estão turvando a cerveja. Só abriria no envase, aí separando essa parte para não ir às garrafas.

se você optar por fazer a troca de recipiente antes da maturação frio, você além correr risco de contaminação, você ainda tende a perder aroma da cerveja nesse contato com oxigênio (dificilmente ai estragar, mas perde bastante do sensorial).
Fazendo assim, você reduz a quantidade final do trub no envase, mas ainda vai ter trub, pela decantação a frio.

Eu não vejo muita vantagem em transferir agora, mas vai de cada um.

Espero ter ajudado.
 
Pessoal eu tô na duvida do priming. Eu posso por de 6 a 9 gramas de açúcar por litro?

Pode... tudo depende do que vc quer, quanto mais açúcar mais CO2.
Eu tive diferença em garrafa de vidro x garrafa pet.
Nas pets eu tive que usar mais priming pra ter a mesma carbonatação da garrafa de vidro.
 

Latest posts

Back
Top