Agrokeg!! Vale a pena ou não?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Quem diz que consegue sentir gosto de plástico no sabor da cerveja, que usou o agrokeg, vai me desculpar, mas deve ser pessoas com poderes super sensíveis.
Primeiro que o plástico usado não libera sabor.
É um plástico melhor que o plástico do fermentador de balde que muitas pessoas usam. Poucas pessoas usam fermentador de inox.
Mesmo colocando o mosto sem esfriar após a fervura, o plástico fica mais mole, mas não solta gosto. Eu já fiz o teste com água.
Na Austrália, por exemplo, muitos cervejeiros fazem NO CHILL onde o mosto sai direto da Fervura a 99ºC para o Fermentador de plástico. Esfriam ali, pra depois ser inoculado a levedura. As Lojas cervejeiras lá fazem o mesmo.

Tomem cuidado porque tem muita gente que trabalha com esses produtos e eles vem pra esses fóruns passando pras pessoas que precisamos comprar isso ou aquilo, pra poder fazer cerveja boa.

O meu, eu coloquei uma válvula de alívio (Spund Valve, acho que é isso), e está setado pra 1.3 Bar. Ou seja, ainda é pressurizável.
Depois vou colocar umas imagens como fiz. Já testei e ficou perfeito. Deixei 4 dias e a pressão se manteve. Quando jogo mais gás ou bombeio o Ar, a própria válvula expulsa o excedente e mantém os 1.3 Bar.
 
Quem diz que consegue sentir gosto de plástico no sabor da cerveja, que usou o agrokeg, vai me desculpar, mas deve ser pessoas com poderes super sensíveis.
Primeiro que o plástico usado não libera sabor.
É um plástico melhor que o plástico do fermentador de balde que muitas pessoas usam. Poucas pessoas usam fermentador de inox.
Mesmo colocando o mosto sem esfriar após a fervura, o plástico fica mais mole, mas não solta gosto. Eu já fiz o teste com água.
Na Austrália, por exemplo, muitos cervejeiros fazem NO CHILL onde o mosto sai direto da Fervura a 99ºC para o Fermentador de plástico. Esfriam ali, pra depois ser inoculado a levedura. As Lojas cervejeiras lá fazem o mesmo.

Tomem cuidado porque tem muita gente que trabalha com esses produtos e eles vem pra esses fóruns passando pras pessoas que precisamos comprar isso ou aquilo, pra poder fazer cerveja boa.

O meu, eu coloquei uma válvula de alívio (Spund Valve, acho que é isso), e está setado pra 1.3 Bar. Ou seja, ainda é pressurizável.
Depois vou colocar umas imagens como fiz. Já testei e ficou perfeito. Deixei 4 dias e a pressão se manteve. Quando jogo mais gás ou bombeio o Ar, a própria válvula expulsa o excedente e mantém os 1.3 Bar.
Bom dia cervejeiros. Leandro, poderia me informar qual o modelo de sua válvula de alívio e onde você a comprou?
 
IMG_20210421_112958.jpg


Eu fiz assim.
 
Ola pessoal,
Nao sei se só comigo aconteceu isso mas fiquei 4 meses com ele parado depois que comprei, tentei todo tipo de limpeza, troquei mangueira, cortei a tampa e retirei aquela vedação de borracha fedida, e mesmo assim veio cheiro do plastico amarelo na cerveja.
Alguem tentou algum tipo de limpeza especial que tirou o cheiro?
Obrigado
 
Esse aqui tá famoso, já faz um ano q foi compartilhado e guardei essa foto. Quer fazer pela gambiarra e diz q foi vc mesmo que fez, blz vai lá e faz.
Mas ciente q não é uma coisa adequada, deixa gosto sim, no final sai caro pois sai uns 200 pelo menos. Com essa grana e um pouco mais vc compra um postmix ou um keg usado, em último caso compra um polykeg e usa com cuidado.
Mas não vêm querer defender isso como uma grande solução pq sabemos q não é bem assim.
 

Attachments

  • 92936433-EFE3-4E92-9A2C-C5AE375D7210.jpeg
    92936433-EFE3-4E92-9A2C-C5AE375D7210.jpeg
    46 KB · Views: 108
Esse aqui tá famoso, já faz um ano q foi compartilhado e guardei essa foto. Quer fazer pela gambiarra e diz q foi vc mesmo que fez, blz vai lá e faz.
Mas ciente q não é uma coisa adequada, deixa gosto sim, no final sai caro pois sai uns 200 pelo menos. Com essa grana e um pouco mais vc compra um postmix ou um keg usado, em último caso compra um polykeg e usa com cuidado.
Mas não vêm querer defender isso como uma grande solução pq sabemos q não é bem assim.
Concordo plenamente. Entendo o que os colegas afirmam e respeito isso porém não há argumentos para convencimento de que é uma solução prática e barata. Como o colega disse eu mesmo já comprei post mix baratos. Depende da sorte, as vezes existem pessoas que querem se desfazer e temos sorte.
A gambiarra pra mim serve para poupar trabalho, tempo, segurança não.
 
Pegar o exemplo de uma pessoa que não soube usar adequadamente e usar como exemplo não está certo.
Para o pulverizador estourar, é porque não usaram uma válvula de alívio de pressão, ou a válvula estava com defeito.
Para que isso não aconteça basta apenas colocar uma válvula de alívio (Spund Valve a pessoa pode comprar ou pode Montar, eu montei a minha).
Logo depois fiz testes com a própria bomba de ar do Pulverizador.

Já vi gente estufar barril de 50L de Chopp. Não quer dizer que o barril é perigoso. Ele pode se tornar perigoso pra que não sabe utiliza-lo.

Como expliquei aí em cima, o meu por exemplo tem uma válvula de alívio e está setado para 1.3 Bar.
Funcionando perfeitamente.

Ao invés de usar fermentador de balde que também é de plástico do mesmo material, eu prefiro usar AGROKEG.
Só precisa colocar uma Spunding valve. e não passar a pressão de 1.8 Bar.
 
Obrigado.
Eu quem agradeço amigo.

Eu coloquei a válvula de Spund Valve, o Manômetro, e uma entrada de Gás.

A minha observação é pra colocar a spund valve. Assim não terá risco.
A spund Valve é necessária também para TODOS os fermentadores pressurizáveis.
 
Elimino o cheiro dos meus baldes plástico quando faço a primeira fermentação neles. Fermentação é um processo super intenso. Acredito que fazendo uma fermentação nesses agrokegs o cheiro vai embora, afinal o material é semelhante. Tenho um Linnus 10 l e vou fazer a adaptação para agrokeg e somente utilizá-lo dentro da geladeira para consumo próprio ou envase (wintap). É bom e seguro se resguardar das possíveis fragilidades do equipamento. Vai saber......
 
Pegar o exemplo de uma pessoa que não soube usar adequadamente e usar como exemplo não está certo.
Para o pulverizador estourar, é porque não usaram uma válvula de alívio de pressão, ou a válvula estava com defeito.
Para que isso não aconteça basta apenas colocar uma válvula de alívio (Spund Valve a pessoa pode comprar ou pode Montar, eu montei a minha).
Logo depois fiz testes com a própria bomba de ar do Pulverizador.

Já vi gente estufar barril de 50L de Chopp. Não quer dizer que o barril é perigoso. Ele pode se tornar perigoso pra que não sabe utiliza-lo.

Como expliquei aí em cima, o meu por exemplo tem uma válvula de alívio e está setado para 1.3 Bar.
Funcionando perfeitamente.

Ao invés de usar fermentador de balde que também é de plástico do mesmo material, eu prefiro usar AGROKEG.
Só precisa colocar uma Spunding valve. e não passar a pressão de 1.8 Bar.
Não. Não é. O baldes são produzidos com material plástico alimentício.
 
Já tentei de tudo e não consigo tirar o gosto de plástico do agrokeg, limpei com vinagre, passei limão, vanish branco, e sempre dá um gosto de plástico na cerveja, uso balde fermentador e já fiz no-chill nele e não deu o gosto, mas o agrokeg sim, se perguntarem para mim eu digo que não compensa.
 
Quem diz que consegue sentir gosto de plástico no sabor da cerveja, que usou o agrokeg, vai me desculpar, mas deve ser pessoas com poderes super sensíveis.
Primeiro que o plástico usado não libera sabor.
É um plástico melhor que o plástico do fermentador de balde que muitas pessoas usam. Poucas pessoas usam fermentador de inox.
Mesmo colocando o mosto sem esfriar após a fervura, o plástico fica mais mole, mas não solta gosto. Eu já fiz o teste com água.
Na Austrália, por exemplo, muitos cervejeiros fazem NO CHILL onde o mosto sai direto da Fervura a 99ºC para o Fermentador de plástico. Esfriam ali, pra depois ser inoculado a levedura. As Lojas cervejeiras lá fazem o mesmo.

Tomem cuidado porque tem muita gente que trabalha com esses produtos e eles vem pra esses fóruns passando pras pessoas que precisamos comprar isso ou aquilo, pra poder fazer cerveja boa.

O meu, eu coloquei uma válvula de alívio (Spund Valve, acho que é isso), e está setado pra 1.3 Bar. Ou seja, ainda é pressurizável.
Depois vou colocar umas imagens como fiz. Já testei e ficou perfeito. Deixei 4 dias e a pressão se manteve. Quando jogo mais gás ou bombeio o Ar, a própria válvula expulsa o excedente e mantém os 1.3 Bar.

Então, eu sou uma das pessoas com "super poder" de sentir gosto de plástico. hahahahaha..

Falando sério, acho que a razão dessa variabilidade toda podem ser 2 duas.

1 - Pode mesmo ser questão de sensibilidade.

2 - Pode também ser que o processo de fabricação não seja uniformizado e cuidadoso o suficiente pra previnir isso, e não precisa ser, afinal, ninguém vai querer beber agroquímico. Ai deve acontecer de algumas pessoas darem azar ou sorte de pegar pulverizadores que são mais ou menos propensos a soltar gosto. O meu, mesmo depois de usar limão, pac, vinagre, água sanitária, de tudo... o cheiro não sai. Se encher ele de água e deixar uma semana, a água fica intragável. E não é a bomba ou os aneis de vedação etc.. É o próprio corpo do pulverizador.

Uma coisa que eu acho estranho é que todos os plásticos tem indicação no próprio plástico do tipo de plástico que o objeto é feito (ex. potes de cozinha, balde fermentador, galão de água etc..). E eu não achei isso em lugar nenhum no corpo do pulverizador. Em todo caso, o fabricante informa ser PP. Me levanta a suspeita de que entre os Lynus pode haver variabilidade no tipo de material.

Enfim, eu acabei desistindo e me frustrando. Hj uso garrafas PET de 3L com carbonators e aquelas peças T da kegland.

Pra quem tem agrokeg e não tem problemas com gosto, fico feliz e com uma invejinha.. ahhahaha
 
Bom, já tive dois. Ambos com válvulas e tudo que se é necessário. Um deles soltava um gosto meio marrento, igual fruta verde, o outro normal, ambos fiz fermentação neles antes de fazer carbonatações e todos os processos iguais.
Acho bem valido, funciona igual barril/Keg/PostMix, porém exige mais cuidados com pressão e tudo mais, além do desgaste natural por ser plástico né.
Obvio que não se iguala a algo de metal, mas tudo depende do cuidado do dono, porém nunca terá a mesma segurança, afinal, usa quem quer, você não precisa seguir dicas de canais e afins, claro, eles indagam as pessoas as fazerem, mas se você fazer com cautela e juízo, não vai ter muitos problemas.
Eu me desfiz porque fui para PM 19l, mas para inicio, acho válido.
 
Bom, minha opinião prévia está positiva, estou montando ainda, porém fiz testes e não tive problema com sabor nem aroma de plástico,
fiz uma tampa com uma impressora 3D e usei a própria borracha da tampa original pra vedar, usei um bico de bicicleta porque meu conector ball lock ainda não chegou, não carbonatei cerveja nem nada, apenas testei com água, deixei coisa de 3 dias a água dentro com pressão e depois provei, estava normal!
fiz dessa forma com a tampa pra poder manter a válvula de alivio, testei a pressão com uma bomba manual com manômetro e quando chega perto de 2Bar já alivia, no manual diz que suporta 5Bar, então sem contras até agora.

Valeu!!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-04-22 at 12.30.36 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2021-04-22 at 12.30.36 (2).jpeg
    31 KB · Views: 64
  • WhatsApp Image 2021-04-22 at 12.30.36 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-04-22 at 12.30.36 (1).jpeg
    28.7 KB · Views: 66
  • WhatsApp Image 2021-04-22 at 12.30.36.jpeg
    WhatsApp Image 2021-04-22 at 12.30.36.jpeg
    30.2 KB · Views: 66
Não amigo, existem N tipos de plástico. Dos poucos pulverizadores que achei informação, todos eram em ABS ou PP. Fermentador é PEAD.
 
Muito bom estes comentarios neste post. Encomendei os balllocks de ar e liquino no aliexpress, o pulverizador vou pegar em minha cidade mesmo e vou deixar a valvula de segurança original.
Vi um video de um confrade (meus parabéns a ele) adaptando flange de caixa dágua na tampa o que me pareceu uma excelente idéia. Segue o link do video.



Se não der certo o link procurem no Youtube como "Luis Guedes" ou "Adaptação simples e barata para tampa do Agrokeg Lynus".

Prost!
 
Muito bom estes comentarios neste post. Encomendei os balllocks de ar e liquino no aliexpress, o pulverizador vou pegar em minha cidade mesmo e vou deixar a valvula de segurança original.
Vi um video de um confrade (meus parabéns a ele) adaptando flange de caixa dágua na tampa o que me pareceu uma excelente idéia. Segue o link do video.



Se não der certo o link procurem no Youtube como "Luis Guedes" ou "Adaptação simples e barata para tampa do Agrokeg Lynus".

Prost!

Edson. Foi justamente o vídeo deste Senhor que me motivou a montar meu agrokeg.
Pessoal relata gosto e cheiro.... nem todos, então resolvi arriscar.
Pelo preço, caso não dê certo para cerveja, já tenho reservatório para usar como limpador de linha de cerveja!!!
Penso usar a flange superior como entrada de gás e manter a válvula e a extração original, apenas trocando as mangueiras e tubos.
Abraços
 
Salve galera!

Em relação ao cheiro/gosto no plástico há duas possibilidades: 1) substância desmoldante que o fabricante borrifa no molde pro plástico não grudar ou 2) uso plástico moído vindo de peças injetadas que deram defeito. Plástico moído reaproveitado é menos resistente em termos de elasticidade que o não injetado e como se trata de um objeto pressurizável, não acredito nessa hipótese.

Numa empresa que eu prestei consultoria que injeta cadeiras, parachoques, mesas, etc., ou seja, objetos não alimentícios, o operador quando percebia que alguma parte da peça ficava difícil de soltar do molde, poderia causar defeito na próxima peça e paralisar a produção pra limpar o molde, ele ia lá e borrifava wd40 naquela parte do molde, pelo preço não sei se ainda hoje usam wd40 como desmoldante, mas usam sim produto desmoldante. Como agrokeg não foi projetado para ser usado com alimentos é capaz que aquelas peças que apresentam cheiro/gosto sejam resquícios do desmoldante que penetrou no plástico.
 
Quem for comprar, é só fazer o teste.
Compre, lave bastante, principalmente as peças internas que vem com óleo para fazer deslizar a bomba.
Depois de lavado, coloque água do filtro.
Deixe por uns 3 ou 5 dias.
Se deixar cheiro ou gosto na água, é só devolver.
 
Pessoal,
Porque viver perigosamente assim?
Não inventem, não se arrisquem. Vale a pena esta economia?
Só de ver estes tanques amarelo (cor que significa ATENÇÃO, tem pigmentos) já não quero nem provar a ceva que sai dai.
Se não podem adquirir um fermentador de inox, então vão devagar, utilizem o velho e bom Balde Branco de plástico alimentício.
Depois alguém passa mal por aí, vira notícia e abre um precedente pra demonizarem nossas bebidinhas "artesanais".
Desculpem-me mas preciso dar este recado, é o que penso, pronto falei!
Boas e saudáveis fermentações!
 
A minha experiência pessoal com agrokeg foi péssima. Lavei, fervi, limpei mais de mil vezes mas o maldito gosto de plastico estragava minhas brejas até que desisti e joguei essa tranqueira fora e comprei um PM, caro mas funciona.

Eu entendo quem diz que sente o gosto de plástico e entendo quem diz que não sente, afinal as pessoas têm capacidade sensorial diferente msm (é por isso que uns fazem sucesso como sommelier e outros não).

O resumo é o seguinte, se vc acha que vale a pena e pra vc funciona, ótimo, seja feliz.

Agora se vc tentou e sentiu que não valeu a pena, cai fora e compra um PM.
 
Pessoal,
Porque viver perigosamente assim?
Não inventem, não se arrisquem. Vale a pena esta economia?
Só de ver estes tanques amarelo (cor que significa ATENÇÃO, tem pigmentos) já não quero nem provar a ceva que sai dai.
Se não podem adquirir um fermentador de inox, então vão devagar, utilizem o velho e bom Balde Branco de plástico alimentício.
Depois alguém passa mal por aí, vira notícia e abre um precedente pra demonizarem nossas bebidinhas "artesanais".
Desculpem-me mas preciso dar este recado, é o que penso, pronto falei!
Boas e saudáveis fermentações!
Bom dia!
Na verdade, pigmento pouco tem a ver com toxicidade, até porque o amarelo é a cor da marca né, bombonas brancas de fermentação também possui pigmento branco, existe também bombonas azuis, esses pulverizadores são produzidos em PPAD (polipropileno de alta densidade) ou PEAD (polietileno de alta densidade), que são justamente materiais com densidade aumentada para não "absorver" nada, contaminante ou não.
E pela cor da pra saber também que não é um produto de matéria reciclada, pois reciclados geralmente colocam pigmentos mais escuros ou preto mesmo. Não só pela cor, mas produtos destinados a uso químico não são recicláveis também.
Aliás, PP, PE, PET são alguns plásticos de grau alimentício, aposto que todos tempos potes desses materiais e de outros, como PC e Acrílico em casa e ninguém liga kkkk O próprio cano da parede das casas são de PVC e todos fazem comida com agua da torneira.

PS: tudo isso em teoria né, claro que usar pulverizador não é o ideal, mas também, em teoria, usar panela de alumínio também não kkkk Também não to falando pra causar tretas kkk só pra esclarecer alguma coisa e também porque ponto de vista diferentes são importantes!

Cheers
 
Além disso, não existe perigo. Alguns falam de gosto. Mas como todos sabem esse material não é tóxico. Logo não existe perigo de fazer pessoas passarem mal.
Outra coisa, ele vem com uma válvula de alívio de fabricação. Quando passa de 2.0 Bar ela abre e deixa toda a pressão sair. Não existe perigo.
Mas como já foi informado, em toda fermentação pressurizada, o indicado é usar uma Spund Valve. Quem não tiver, assume o risco. Não só nos Agrokeg como também em qualquer barril pressurizável.
Eu mesmo já vi barril de INOX estufado. Imagina o risco...

Creio que o mais legal seria as pessoas que tem ou tiveram comentar.
 
Eu tenho um aqui encostado que usava pra jogar K-Othrine e Creolina no quinta. Já que o PEAD não absorve nada vou usar e depois posto o resultado. Abraço a todos. E adeus.
kkkkk também não é bem assim confrade kkkk
Não absorver é diferente de não sujar/contaminar (micro camadas de sujeira vai acumular sobre a superfície sim), PEAD é um o material usado pra fazer produtos inertes pra vários fins, tanto como em mantas colocadas em aterros sanitários pra impedir que chorume contamine o solo e que possa ser escoado pra dar os devidos fins, assim como produtos alimentícios, nem vc vai pegar uma manta dessa USADA e colocar na sua mesa de janta só porque ela teoricamente não absorve.
O material é inerte, o que vc coloca nele não. É isso!

Cheers 🍻
 
A questão é bem simples...

Essas bombonas para borrifar são feitas de material com grau alimentício? Tem a marquinha lá indicando isso? O fabricante indica o uso para alimentos? Caso positivo dá para usar sem problema.

Caso negativo, esquece... O plástico não é inerte, ele libera compostos químicos, e leva em sua composição vários componentes pesados, disruptores endrócinos inclusive (BPA por exemplo). Se não é categorizado com grau alimentício, não é para por alimentos / bebidas neles...

Vai beber a cerveja e morrer em seguida? Claro que não, mas na verdade ninguém sabe quais prejuízos o consumo constante e a longo prazo pode causar.

Vai arriscar um câncer, um problema de má formação fetal, uma doença crônica no futuro só para economizar 300 pilas?

Será que compensa?
 
Eu tenho um aqui encostado que usava pra jogar K-Othrine e Creolina no quinta. Já que o PEAD não absorve nada vou usar e depois posto o resultado. Abraço a todos. E adeus.

kkkkkkkkkkkkk fantástico.
 
Bom, minha opinião prévia está positiva, estou montando ainda, porém fiz testes e não tive problema com sabor nem aroma de plástico,
fiz uma tampa com uma impressora 3D e usei a própria borracha da tampa original pra vedar, usei um bico de bicicleta porque meu conector ball lock ainda não chegou, não carbonatei cerveja nem nada, apenas testei com água, deixei coisa de 3 dias a água dentro com pressão e depois provei, estava normal!
fiz dessa forma com a tampa pra poder manter a válvula de alivio, testei a pressão com uma bomba manual com manômetro e quando chega perto de 2Bar já alivia, no manual diz que suporta 5Bar, então sem contras até agora.

Valeu!!
Ficou top a tampa, vc tem o desenho para a impressão? Tenho a impressora mas sou um zero a esquerda para desenhar.
 
A questão é bem simples...

Essas bombonas para borrifar são feitas de material com grau alimentício? Tem a marquinha lá indicando isso? O fabricante indica o uso para alimentos? Caso positivo dá para usar sem problema.

Caso negativo, esquece... O plástico não é inerte, ele libera compostos químicos, e leva em sua composição vários componentes pesados, disruptores endrócinos inclusive (BPA por exemplo). Se não é categorizado com grau alimentício, não é para por alimentos / bebidas neles...

Vai beber a cerveja e morrer em seguida? Claro que não, mas na verdade ninguém sabe quais prejuízos o consumo constante e a longo prazo pode causar.

Vai arriscar um câncer, um problema de má formação fetal, uma doença crônica no futuro só para economizar 300 pilas?

Será que compensa?
Concordo em parte contigo!
Se tem como comprar um produto em inox, ótimo!
Mas se não tem na hora e é afobado pra começar algo assim, ou não tem certeza se quer investir muito, vale a pena sim!

Não acho que isso seja uma solução permanente, o produto não é feito pra isso, nem projetado pra isso, mas PEAD é PEAD, não existe diferença de um pra outro, apenas os fins pra que o produto com esse material foi feito.
Obviamente não existe "controle de qualidade" em grau alimentício na produção, mas por experiência própria com produção de coisas em plásticos, o controle é basicamente uma luva e toca pra não cair pelos em potes. O mesmo material que era usado pra produzir uma peça de carro em PP era usado pra fabricar um pote de sorvete... o símbolo de " grau alimentício " era apenas uma marca no molde.

O BPA é um composto que tem apenas no PC(policarbonato), garanto que tem muita gente usando tuppoware em casa e não sabe disso (PC é o principal marketing deles)

PS: eu me refiro ao uso como barril, não como fermentador.
 
Ficou top a tampa, vc tem o desenho para a impressão? Tenho a impressora mas sou um zero a esquerda para desenhar.
Obrigado!
tenho sim kkkk eu que projetei na verdade, ainda estou em testes com essa tampa, assim que estiver testado pretendo disponibilizar num thingverse da vida ou aqui mesmo.
 
Bom dia, pessoal!

Uma consideração importante a ser feita, é que um produto não ganha grau alimentício só pelo material que é feito. Para algo ter grau alimentício é necessário que, além de materiais atóxicos, sejam adotadas uma série de práticas.

Porque o plástico pode ser atóxico, mas o corante, ou o óleo usado na forma, ou qualquer outro produto utilizado, tanto na fabricação como montagem etc. Podem ser extremamente tóxicos. Não há a preocupação do fabricante, de que não sejam no caso do agrokeg.
Basta lembrar da Backer pra ter em mente que muitas vezes existem produtos tóxicos e atóxicos que servem para os mesmos fins na indústria.

As bombonas e baldes que usamos como fermentador são fabricados para fins alimentícios, e nunca vi ou soube de uma ficar toda cagada igual o agrokeg amarelo estourado da foto que o amigo mandou.... Só eu notei que além de estourado o bicho parece estar soltando tinta? Todo borrado de preto!

Segurança alimentar é papo sério galera! Estamos falando de danos neurológicos, câncer, e problemas sérios que só serão descobertos a longo prazo. Não vale dizer que bebeu e tá vivo não... Ninguém, na base do achismo, pode atestar a segurança disso.

Vou voltar ao caso da Backer pra ressaltar que naquele caso a toxidade não estava nos insumos, mas em substância que nem deveria ter contato com a cerveja.

Assim, não basta o produto ser de PP ou qualquer outro plástico usado para fins alimentícios, para ser próprio para este fim. Não é correto assumir isso.
Se é claro para todos que não se deve utilizar o borrifador que já foi utilizado com substâncias químicas, eu não assumiria que ele já não levou alguma na própria fábrica... Até porque o fabricante não disse isso em momento algum, e nem se propõe a isso.
Usar produtos destinados para fins alimentícios é a única "garantia" que temos de que não será tóxico, pois há controle sobre isso. Há responsabilidade técnica sobre a produção.

Fazer cerveja em casa não é o hobby mais barato do mundo, mas tem caminhos mais em conta , como o primming....
Fazer cerveja em casa é seguro. Mesmo a cerveja contaminada não oferece risco a saúde. Então basta a gente não se envenenar...
Além do inox, existem opções em PET que são mais em conta.

Meu conselho como alguém que trabalha na indústria de bebidas, é que nunca, mas nunca mesmo, utilizem equipamentos que não são atestados para este fim, pelo fabricante.
O único que pode liberar esse uso é o responsável técnico da fábrica, e qualquer leigo que o faça pela própria "experiência", ou "conhecimento", está sendo, no mínimo, irresponsável. Não confiem tanto em opiniões...
 
Last edited:
Bom dia, pessoal!

Uma consideração importante a ser feita, é que um produto não ganha grau alimentício só pelo material que é feito. Para algo ter grau alimentício é necessário que, além de materiais atóxicos, sejam adotadas uma série de práticas.

Porque o plástico pode ser atóxico, mas o corante, ou o óleo usado na forma, ou qualquer outro produto utilizado, tanto na fabricação como montagem etc. Podem ser extremamente tóxicos. Não há a preocupação do fabricante, de que não sejam no caso do agrokeg.
Basta lembrar da Backer pra ter em mente que muitas vezes existem produtos tóxicos e atóxicos que servem para os mesmos fins na indústria.

As bombonas e baldes que usamos como fermentador são fabricados para fins alimentícios, e nunca vi ou soube de uma ficar toda cagada igual o agrokeg amarelo estourado da foto que o amigo mandou.... Só eu notei que além de estourado o bicho parece estar soltando tinta? Todo borrado de preto!

Segurança alimentar é papo sério galera! Estamos falando de danos neurológicos, câncer, e problemas sérios que só serão descobertos a longo prazo. Não vale dizer que bebeu e tá vivo não... Ninguém, na base do achismo, pode atestar a segurança disso.

Vou voltar ao caso da Backer pra ressaltar que naquele caso a toxidade não estava nos insumos, mas em substância que nem deveria ter contato com a cerveja.

Assim, não basta o produto ser de PP ou qualquer outro plástico usado para fins alimentícios, para ser próprio para este fim. Não é correto assumir isso.
Se é claro para todos que não se deve utilizar o borrifador que já foi utilizado com substâncias químicas, eu não assumiria que ele já não levou alguma na própria fábrica... Até porque o fabricante não disse isso em momento algum, e nem se propõe a isso.
Usar produtos destinados para fins alimentícios é a única "garantia" que temos de que não será tóxico, pois há controle sobre isso. Há responsabilidade técnica sobre a produção.

Fazer cerveja em casa não é o hobby mais barato do mundo, mas tem caminhos mais em conta , como o primming....
Fazer cerveja em casa é seguro. Mesmo a cerveja contaminada não oferece risco a saúde. Então basta a gente não se envenenar...
Além do inox, existem opções em PET que são mais em conta.

Meu conselho como alguém que trabalha na indústria de bebidas, é que nunca, mas nunca mesmo, utilizem equipamentos que não são atestados para este fim, pelo fabricante.
O único que pode liberar esse uso é o responsável técnico da fábrica, e qualquer leigo que o faça pela própria "experiência", ou "conhecimento", está sendo, no mínimo, irresponsável. Não confiem tanto em opiniões...
Tá soltando tinta, pq provavelmente foi pintado todo de preto por fora.
 
Não há a menor chance de uma embalagem pintada dessa forma ser adequada para uso alimentício. Não é só colocar um símbolo e tá pronto, não....
A questão é exatamente essa... PP é atóxico (assim como outros) mas não estamos falando de uma barra de PP e sim de um produto que é moldado, pintado, e montado.

Galera, plástico alimentício não deixa cheiro em comida!!! Vocês acham que a helmans fermenta uma maionese no balde antes de encher??? Se você tá sentindo cheiro na bebida, ou sentiu, é pq essa embalagem não serve pra uso alimentício!!! Depois vai parar no hospital dizendo que bebeu cerveja no pulverizador, o médico vai rir de vc.... Kkkk
 
O produto não poderia ser comercializado como PP, se tiver alguma coisa tóxica.
A discussão não é sobre o material ser tóxico ou não.
Estão discutindo sobre passar gosto ruim. Todos já sabem que o produto não é tóxico.
Para afirmar que é tóxico, teria que ter um laudo. Para afirmar que não é tóxico já temos a informação do fabricante que informa ser PP.
Se houvesse alguma coisa tóxica, o fabricante teria que informar no produto.
Sem achismos...

A pintura estava toda manchada porque o dono o pintou como quis, descaracterizando o produto.
Além disso, ele não informa qual a pressão ele colocou ali dentro para aquilo acontecer. Ele pode ter feito um teste pra saber a pressão máxima por exemplo.
Ou pode ter inoculado a levedura no mosto e removeu a válvula de alívio. Quem tem, sabe qua a válvula com a pressão de mais ou menos 1.8 Bar, já começa a vazar. Pra isso acontecer, ele removeu a válvula. Logo, não serve como exemplo de nada. Só do que não fazer. Não só com o agrokeg, mas com Barril de inox, ou mesmo o Izibier.

Estão pegando um caso em que a pessoa não tinha noção do que estava fazendo.

Se essa mesma pessoa, fizesse a mesma coisa que fez com o Agrokeg em um barril de inox, O PERIGO SERIA MUITAS VEZES PIOR.
 
Back
Top