Yeast Cake

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maycon Oliveira

Active Member
Joined
Nov 12, 2018
Messages
33
Reaction score
4
Oi galera, uma dúvida bem rápida. Recentemente envasei meu primeiro lote de breja, que deve ter ficado uma bela merda (só saberemos daqui a uns dias). Eu usei pra ela um pacote inteiro de Nottingham, e eu sabia que ficaria um certo "cake" (ou lama) no fundo do balde. Eu só não sabia que ERA COISA PRA CARALHO!!!!! Eu fiquei muito mal de jogar aquilo fora e eu tenho noção de que há formas muito eficientes e interessantes de aproveitar essa levedura. Eu só não sei quais e nem como fazer. Estou me preparando para a próxima brassagem nesse sábado, gostaria de saber o que eu posso fazer pra reaproveitar esse "yeast cake" (obs.: vai ter dry hop com 25g de Cascade, isso influencia?).

Muito obrigado desde já!
 
Já usamos aqui essa levedura sobrada para fazer um pão. Sem lavar nem nada (o normal seria "lavar" a levedura para tirar o trub). Era de uma apa com dry-hop de Nelson, Cascade e Amarillo. O pão ficou com um amargor beeeem acentuado, mas com um frescor sensacional. O aroma também ficou bom, mas perdeu muito depois de assar. Gostei muito.
 
Já usamos aqui essa levedura sobrada para fazer um pão. Sem lavar nem nada (o normal seria "lavar" a levedura para tirar o trub). Era de uma apa com dry-hop de Nelson, Cascade e Amarillo. O pão ficou com um amargor beeeem acentuado, mas com um frescor sensacional. O aroma também ficou bom, mas perdeu muito depois de assar. Gostei muito.
passa a receita desse pao ai! kkk
 
Já usamos aqui essa levedura sobrada para fazer um pão. Sem lavar nem nada (o normal seria "lavar" a levedura para tirar o trub). Era de uma apa com dry-hop de Nelson, Cascade e Amarillo. O pão ficou com um amargor beeeem acentuado, mas com um frescor sensacional. O aroma também ficou bom, mas perdeu muito depois de assar. Gostei muito.
Cara que legal! Fiquei interessado, nunca tentei fazer pão.

Sobre reutilização na cerveja, tem como? Já vi que da pra usar o cake pra fermentar outras cervejas e que da pra fazer um starter (que eu não faço ideia do que seja ou como fazer).
 
passa a receita desse pao ai! kkk

Era uma receita bem básica de pão com fermento natural. Só que usando levedura de cerveja no lugar. E temperado com trub de apa rico em lúpulo . O pão cresce um pouco mais lento (certamente vai depender da temperatura e da quantidade de levedura) que o normal só.
Não foi nada muito elaborado não. Foi tipo "vamo faze um pão com isso aí?" "Vamo! Porque não?" E foi...
 
Sobre reutilização na cerveja, tem como?

pesquise sobre reutilização de leveduras... é uma prática comum... e já tem bastante coisa aqui no fórum.

recomendo também o canal do Beer School no youtube, do Jamal... ajuda bastante.
 
Back
Top