Weiss e witbier sem entupimento - técnica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andreleite

Active Member
Joined
Mar 5, 2015
Messages
37
Reaction score
7
Boa tarde!
Meus amigos, sou um apaixonado por witbiers, tenho feito com frequência e por algumas vezes tive problemas com entupimento devido ao trigo (malte e flocos). Utilizo fundo falso.

Nas minhas duas últimas brassagens fiz um procedimento bem simples com a ideia de resolver esse problema e deu certo, agora compartilho com os amigos.

1) Eu faço a moagem do malte de cevada e o trigo separados, deixo-os em baldes/recipientes separados;
2) Arreio o malte de cevada primeiro misturando com a pá para não formar grumos como de praxe;
3) Só após uns dois/três minutos é que arreio o malte de trigo (ou flocos de trigo), sem mexer mais com a pá, arreio ele apenas espalhando bem pela superfície, evitando mexer no malte de cevada abaixo.

Ficou show de bola das duas vezes, tive inclusive pouquíssimo sedimentos já no começo da recirculação.
Da segunda vez que testei a técnica coloquei na seguinte ordem: 1º malte de cevada, 2ª os flocos de trigo e por último o malte trigo e o resultado foi muito bom mesmo!

Espero que essa técnica simples ajude aos amigos.
Abraço e boas brassagens a todos!
 
Tá mas pra fazer o mash-out vc tem que mexer enquanto está aumentando a temperatura, não?!
 
Vou testar na minha próxima weiss!!!

CLEBER, na hora de aquecer devemos recircular, e não mexer na cama de grãos...
 
Vou testar na minha próxima weiss!!!

CLEBER, na hora de aquecer devemos recircular, e não mexer na cama de grãos...
Entendi, Ricardo. Na verdade eu fiz um misturador com um motor de para-brisas, creio que a forma como foram dispostas as pás acaba misturando tudo não tem jeito. Por coincidência neste feriado brassei uma weiss, demorou pra caramba pra filtrar embora não tenha entupido.
 
Minha wit foi um desastre em termos de entupimento. Eu observei dois erros: um foi o fato de não ter feito o mashout para solubilizar melhor o mosto, e o outro foi que na recirculação eu abri demais a torneira e compactei demais (com vácuo) a cama de grãos.

Gostei da sua técnica, vou tentar na minha próxima leva!
 
É um técnica clássica para trabalhar com grãos sem casca, especialmente quando não são maltados ou com alta quantidade de beta-glucans.

Só tem que cuidar a cama de grãos, coisa que quem costuma mexer nela ou agitar com agitador (sem sentido em grande parte dos casos em que se trabalha com fundo-falso) acaba sempre se prejudicando.

Abraço,
 
Ou entao comprar uns sacos de casca de arroz e colocar no grist, aí pode agitar a vontade que nao vai dar nada, a casca ajuda a filtrar.
 
Minha wit foi um desastre em termos de entupimento. Eu observei dois erros: um foi o fato de não ter feito o mashout para solubilizar melhor o mosto, e o outro foi que na recirculação eu abri demais a torneira e compactei demais (com vácuo) a cama de grãos.

Gostei da sua técnica, vou tentar na minha próxima leva!

aconteceu a mesma coisa comigo esse fds com minha weiss.. esqueci no mash e entupiu a bazooka pq abri demais ... mas eu tb tinha tomado umas ... ficou bem mais dificil uhahuauha
 
Minha wit foi um desastre em termos de entupimento. Eu observei dois erros: um foi o fato de não ter feito o mashout para solubilizar melhor o mosto, e o outro foi que na recirculação eu abri demais a torneira e compactei demais (com vácuo) a cama de grãos.

Gostei da sua técnica, vou tentar na minha próxima leva!

@lpera, esse esquema que usei de tentar fazer a cama de grãos e cascas do malte de cevada antes de arriar o trigo funcionou super bem, inclusive fiz duas rampas de temperatura durante a mosturação, recirculando com bomba, tudo tranquilo e não tive absolutamente nada de entupimento, ou seja, não acredito que o mashout influencie tanto assim contra os entupimentos, acho que esse esquema de formar a cama de cascas da cevada antes é que da essa forcinha pra nós, enfim, comigo funcionou muito bem.
Abraço!
 
Da sim. Ja cansei de fazer os 2. Nunca usei fundo falso. Eh só saber moer e fazer o repouso protéico.
Oi @Rins!
Qual a diferença da moagem do malte de trigo para o malte comum? Isto influência diretamente no não entupimento durante a filtragem\recirculação?

Outra coisa, gostaria de saber a relação entre o repouso protéico com esse lance de entupimento.. se eu não fizer, o risco de entupir a bazooka é maior?
 
A resposta eh sim pras 2 perguntas. O malte de trigo eh mais duro, portanto quanto mais fina for a moagem, mais pó e maior o entupimento. Tambem eh importante prestar atençao a rotaçao da furadeira, quanto mais rápida mais po. E o repouso proteico ajuda a diminir a viscosidade do malte, aumentando portanto a facilidade de filtra-lo.
 
Se eu chacoalhar o malte de trigo moído em uma peneira de furos grandes (eliminando o pó) a chance de entupimento é menor? Alguém já usou esta técnica?
 
Se eu chacoalhar o malte de trigo moído em uma peneira de furos grandes (eliminando o pó) a chance de entupimento é menor? Alguém já usou esta técnica?


Pode ate fazer, mas tua eficiencia vai pro saco, pq esse pó nada mais é do que amido pra ser convertido em maltose.

Sinceramente, faz uma parada proteica, uma mostura bem feita e melhor, um bom mash out, pois ele faz o mosto ficar menos viscoso e portanto mais facil pra recircular/lavar.
 
Back
Top