Vacilei na Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sergiocc

Member
Joined
Sep 14, 2017
Messages
14
Reaction score
5
Salve cervejeiros!

Ontem a noite eu estava finalizando uma leva de APA que saiu no jeito, 1050 de OG, coloração bacana, cheirosa que só, e fui botar na fermentação.

Hidratei as leveduras, inoculei, e meti os 2 baldes na geladeira... Sanitização a 1000, a garagem parece um centro cirúrgico hahaha

Configurei meu termostato pra 18 graus, colei o sensor no balde, e fui dormir.

Eis que hoje de manhã, fui dar aquele confere de lei pela frestinha da porta, e o sensor tinha descolado e caído, ficando pendurado dentro da geladeira regulando a temperatura interna, e não diretamente do balde... fui relapso nessa finalização :smack:

Imaginem, início de fermentação... Geladeira dentro a 18 graus, mas após colar o sensor de volta (e melhor) no balde, o termostato acusou 27 graus!!

Deve ter ficado umas 10 horas assim... Depois voltou a temperatura normal.

Será que vai dar muito prejuízo?
Não só pela temperatura errada no início, mas pelo estresse dessa variação nas leveduras.

Abraço!
 

Attachments

  • HBF.jpg
    HBF.jpg
    89 KB · Views: 35
Provavelmente vai ter mais produção de ésteres, mas acho que não estraga a sua breja.. já fermentei algumas com levedura US-05 e M-44 em temperatura ambiente que ficaram boas.
Sugestão: após a fermentação, deixe uns 4-5 dias em temperatura mais elevada (~25 graus) que a levedura consome boa parte dos subprodutos indesejados que ela gerou durante o "stress".
 
Provavelmente vai ter mais produção de ésteres, mas acho que não estraga a sua breja.. já fermentei algumas com levedura US-05 e M-44 em temperatura ambiente que ficaram boas.
Sugestão: após a fermentação, deixe uns 4-5 dias em temperatura mais elevada (~25 graus) que a levedura consome boa parte dos subprodutos indesejados que ela gerou durante o "stress".

Realmente, pode ser que a cerveja fique boa. Mas é preciso ter em mente que manter em temperatura elevada durante um longo período após o encerramento da fervura, e principalmente após a inoculação da levedura, aumenta consideravelmente o risco de contaminação e produção de subprodutos na cerveja.

Já li que os primeiros dias de fermentação são os que exigem mais atenção no controle da temperatura. Se o problema do termostato tivesse ocorrido nos últimos dias da fermentação, diria para o amigo que ele não precisaria se preocupar que ia ter cerveja. Mas... do jeito que aconteceu, estamos no plano da loteria e vai precisar contar com a sorte.
 
Como já foi falado se fosse comigo faria uma fermentação secundária mais longa, em temperatura próxima a que estava a medição do balde (27°) pra deixar a levedura tentar absorver o máximo de subprodutos, já tive casos em que deixei mais de 15 dias na fermentação secundária em temperatura mais elevada e boa parte dos compostos ruins foram amenizando no fim dessas duas semanas.

Acho que o caminho é fazer sem pressa essa fermentação e verificar se esses compostos diminuem ao longo do tempo.
 
Back
Top