Fermentação saudável?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ygor Soares

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2020
Messages
78
Reaction score
26
Location
Belo Horizonte
Pessoa, e ai!

A receita são 40 litros de uma Cream Ale que sempre faço.

Retirei a lama de US-05 do balde fermentador. Joguei o mosto há uns 55 graus no barril para esperar esfriar e só ai então inocular a levedura na temperatura correta( +- 16°c)

Acontece que sobrou uma quantidade mínima de lama no balde e, devido a quantidade de lama e temperatura no mosto, achei que não fermentaria.

Quando fui inocular a lama na temperatura correta, percebi que o mosto já estava fermentando fora da temperatura correta há +- 24 horas. Baixei pra 16 e inoculei o restante da Lama.

E aí... Será que vai dar defeito, ficar frutada??

Obrigado!
 
antes de você colocar a lama?? Você colocou o mosto no balde "sujo" depois que tirou a lama?
Pq se o balde tava "limpo" pode estar fermentando com contaminação

cheira ela
Então... Eu acho que você não entendeu bem a minha pergunta.

1° - Reservei a lama para inocular na temperatura correta.
2° - Sobrou um resíduo (muito pouco) de lama no fundo do balde.
3° - joguei o mosto à 55° no fermentador afim de esperar baixar a temperatura para a ideal de inoculação.
4° -24 horas depois, quando o mosto resfriou e fui inocular, percebi que DEVIDO AO RESÍDUO DE LAMA, o mosto estava fermentando fora da temperatura ideal.
5° - após jogar a carga correta de levedura, na temperatura correta, será que vai dar defeitos de sabor/aroma/fermentação?

Vlw muito obrigado!!
 
Last edited:
Então... Eu acho que você não entendeu bem a minha pergunta.

1° - Reservei a lama para inocular na temperatura correta.
2° - Sobrou um resíduo (muito pouco) de lama no fundo do balde.
3° - joguei o mosto à 55° no fermentador afim de esperar baixar a temperatura para a ideal de inoculação.
4° -24 horas depois, quando o mosto resfriou e fui inocular, percebi que DEVIDO AO RESÍDUO DE LAMA, o mosto estava fermentando fora da temperatura ideal.
5° - após jogar a carga correta de levedura, na temperatura correta, será que vai dar defeitos de sabor/aroma/fermentação?

Vlw muito obrigado!!

Ygor, teoricamente vai dar defeitos, já que a fermentação efetivamente iniciou de um jeito descontrolado. O fermento que estava lá se multiplicou de forma descontrolada e certamente se estressou a doidado. Então, na teoria, a lama saudável que vc jogou depois talvez nem tenha agido muito, dado que já tinha fermento multiplicado e ativo lá no mosto.

Agora, como dizia o poeta, a teoria na prática é outra. As interações no mundo microscópico são infinitamente mais complexas dos que sonha nossa vã filosofia. Do mesmo modo que às vezes fazemos tudo certo e dá ruim, muitas vezes fazemos tudo errado e dá bom.

Además, tudo é relativo, principalmente gosto. O que eu acho mais provável é que fique agradável de um jeito diferente.

De uma coisa tenho ctz. Vai sair cerveja, e isso por si só já é bom. Não tem como dar errado.

Vá nos contando. Será uma experiência interessante.


Boas brejas!! Eric
 
Qual o "procedimento padrão" para reutilizar as leveduras?
Pode só retirar a breja pronta e já jogar um novo mosto por cima? Ou tem que fazer alguma lavagem ou separação da lama.
 
Qual o "procedimento padrão" para reutilizar as leveduras?
Pode só retirar a breja pronta e já jogar um novo mosto por cima? Ou tem que fazer alguma lavagem ou separação da lama.

Abre um novo tópico com a sua dúvida, assim quando alguém tiver com a mesma questão encontrará facilmente a resposta, neste post a dúvida é sobre outro tema, mas a sua dúvida é pertinente e merece um tópico exclusivo.
 
Qual o "procedimento padrão" para reutilizar as leveduras?
Pode só retirar a breja pronta e já jogar um novo mosto por cima? Ou tem que fazer alguma lavagem ou separação da lama.
Olá amigo!

No início eu retirada a lama, separava, lavava, mas depois que fiquei sabendo que grandes cervejarias simplesmente resfriam o mosto e jogam por cima, resolvi fazer assim. Até mesmo para reduzir o risco de contaminação.
Já fazem várias brassagem que jogo o mosto resfriado por cima e nunca tive problemas. Sempre fermentações vigorosas e saudáveis.
 
Back
Top