Uso de gelatina para clarificação X refermentação na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kidh0

Well-Known Member
Joined
Mar 31, 2014
Messages
71
Reaction score
19
Buenas,

Na minha ultima leva, fiz uma Irish Red Ale e fiz uso de gelatina para deixar a cerveja bem limpa.

Fiz o processo que li aqui no forum mesmo, baixar a temperatura gradualmente para 0.5C e depois colocar a gelatina e deixar mais 2 dias. O resultado ficou excelente.

No postmix, fiz carbonatação forçada, até aqui, nenhum problema, mas nas garrafaz fiz primming e aqui vem minha dúvida:

Já faz 1.5 semanas que está refermentando e está a passos de formiga, nem passou dos 2 vols ainda (1.8 medido hoje pela manhã). Isso é normal devido ao uso da gelatina?
 
Buenas,

Na minha ultima leva, fiz uma Irish Red Ale e fiz uso de gelatina para deixar a cerveja bem limpa.

Fiz o processo que li aqui no forum mesmo, baixar a temperatura gradualmente para 0.5C e depois colocar a gelatina e deixar mais 2 dias. O resultado ficou excelente.

No postmix, fiz carbonatação forçada, até aqui, nenhum problema, mas nas garrafaz fiz primming e aqui vem minha dúvida:

Já faz 1.5 semanas que está refermentando e está a passos de formiga, nem passou dos 2 vols ainda (1.8 medido hoje pela manhã). Isso é normal devido ao uso da gelatina?

Em que temperatura estão as garrafas?
 
Buenas,

Na minha ultima leva, fiz uma Irish Red Ale e fiz uso de gelatina para deixar a cerveja bem limpa.

Fiz o processo que li aqui no forum mesmo, baixar a temperatura gradualmente para 0.5C e depois colocar a gelatina e deixar mais 2 dias. O resultado ficou excelente.

No postmix, fiz carbonatação forçada, até aqui, nenhum problema, mas nas garrafaz fiz primming e aqui vem minha dúvida:

Já faz 1.5 semanas que está refermentando e está a passos de formiga, nem passou dos 2 vols ainda (1.8 medido hoje pela manhã). Isso é normal devido ao uso da gelatina?

Sim, pode ser normal... Depende do quanto clarificou, a temperatura, graduação alcoolica, cepa de fermento utilizada na fermentação, etc...

1 semana é meia é bem recente ainda, mas se está gerando pressão, vai chegar até onde deve chegar, é uma questão de tempo.
 
Respondendo:

ABV: 5.8%
Temperatura: 23C com pouca variação
Fermento: US-05 fermentis

@Tiago, por "quanto clarificou" tu quer dizer o que?
 
Respondendo:

ABV: 5.8%
Temperatura: 23C com pouca variação
Fermento: US-05 fermentis

@Tiago, por "quanto clarificou" tu quer dizer o que?

Quis dizer qual a quantidade de levedura que resta em suspensão. Isso não tem como determinar numa avaliação visual apenas, já que (se não me engano) a cerveja passa a ficar transparente quando há menos de 1 milhão de celulas por mL. Ou seja, ainda há "bastante coisa".

Mas isso não é de vital importância. O ponto central do que eu quis dizer é que varia, dependendo de quanto tempo ou como foi feita a clarificação, pode restar mais ou menos levedura pra fazer o trabalho. Quanto menos tiver, mais tempo vai demorar.
 
Respondendo:

ABV: 5.8%
Temperatura: 23C com pouca variação
Fermento: US-05 fermentis

@Tiago, por "quanto clarificou" tu quer dizer o que?
Cara, sim, pode acontecer se ela ficou límpida demais.

Abraço,
 
Back
Top