Transferencia fermentador para maturador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caeliojunior

Well-Known Member
Joined
Aug 11, 2017
Messages
165
Reaction score
17
Boa tarde, galera!

Costumo fazer a transferência do balde de fermentação para o balde de maturação, logo após fermentado e quando a temperatura está por volta dos 24°.
Surgiu uma duvida, levando em conta a quantidade de lama aparente no balde:

É mais indicado baixar a temperatura para decantar a lama e daí fazer a transferência ou se deve fazer na temperatura (alta) do final de fermentação mesmo?

Obrigado!

Celio :rockin:
 
Boa tarde, galera!

Costumo fazer a transferência do balde de fermentação para o balde de maturação, logo após fermentado e quando a temperatura está por volta dos 24°.
Surgiu uma duvida, levando em conta a quantidade de lama aparente no balde:

É mais indicado baixar a temperatura para decantar a lama e daí fazer a transferência ou se deve fazer na temperatura (alta) do final de fermentação mesmo?

Obrigado!

Celio :rockin:

Na verdade essa transferência é desnecessária, e só traz potenciais prejuízos à cerveja, como possibilidade de oxidação e contaminação.

A única transferência necessária é para o balde de priming / envase.
 
na verdade essa transferência é desnecessária, e só traz potenciais prejuízos à cerveja, como possibilidade de oxidação e contaminação.

A única transferência necessária é para o balde de priming / envase.

disse tuuuuudo!!!!
 
Na verdade essa transferência é desnecessária, e só traz potenciais prejuízos à cerveja, como possibilidade de oxidação e contaminação.

A única transferência necessária é para o balde de priming / envase.

Não necessariamente, se a maturação for muito longa (mais de 30 dias) a transferência é indicada.
 
Não necessariamente, se a maturação for muito longa (mais de 30 dias) a transferência é indicada.

Discordo do colega.

Na escala homebrew, não há problema algum em deixar a cerveja no fermentador primário.

Pode ficar lá por vários meses sem problema.

Não há risco de autólise com os volumes que fazemos.
 
Discordo do colega.

Na escala homebrew, não há problema algum em deixar a cerveja no fermentador primário.

Pode ficar lá por vários meses sem problema.

Não há risco de autólise com os volumes que fazemos.

Bom saber...
 
Discordo do colega.

Na escala homebrew, não há problema algum em deixar a cerveja no fermentador primário.

Pode ficar lá por vários meses sem problema.

Não há risco de autólise com os volumes que fazemos.

Exato, a autólise está mais relacionada a pressão (pelo peso da coluna de líquido dentro dos fermentadores imensos) do que ao tempo de fermentação.
 
Discordo do colega.

Na escala homebrew, não há problema algum em deixar a cerveja no fermentador primário.

Pode ficar lá por vários meses sem problema.

Não há risco de autólise com os volumes que fazemos.

Orra essa não sabia, então vou parar de transferir hahaha.

:mug:
 
Orra essa não sabia, então vou parar de transferir hahaha.

:mug:

@thirossato,

vale a mesma coisa para as garrafas.

A não ser que tu faça pasteurização, dentro da garrafa estão leveduras vivas que consumiram o açúcar do priming e entraram em latência. Se em um ou dois meses elas fariam mal no fermentador, imagine em uma garrafa por igual tempo? ou para casos de cervejas de guarda (tenho uma robust porter com 8 meses de garrafa, meu objetivo é passar de 1 ano)?

Dezenas desdes mitos cervejeiros vem da escala industrial e ninguém os questionou ou mesmo testou na nossa escala caseira. Mash-out ou recirculação são outros temas que também vem da escala industrial e podem ser questionados na escala homebrew.

Um abraço,
 
@thirossato,

vale a mesma coisa para as garrafas.

A não ser que tu faça pasteurização, dentro da garrafa estão leveduras vivas que consumiram o açúcar do priming e entraram em latência. Se em um ou dois meses elas fariam mal no fermentador, imagine em uma garrafa por igual tempo? ou para casos de cervejas de guarda (tenho uma robust porter com 8 meses de garrafa, meu objetivo é passar de 1 ano)?

Dezenas desdes mitos cervejeiros vem da escala industrial e ninguém os questionou ou mesmo testou na nossa escala caseira. Mash-out ou recirculação são outros temas que também vem da escala industrial e podem ser questionados na escala homebrew.

Um abraço,

Em que sentido a recirculação é questionável?
 
Em que sentido a recirculação é questionável?

No sentido de deixar a cerveja mais cristalina, por exemplo; se você não faz um controle eficiente de temperatura, pode ter algum resfriamento; se você não tomar cuidado pode estar facilitando a oxidação a quente (HSA).

A função maior da recirculação é filtrar as maiores partículas (cascas, pedaços de grão) e estas não passarem para a tina de fervura, istro quando se usa fundo falso ou bazuca. Em BIAB por exemplo não faz sentido.

Quanto a eficiência não tenho nenhum embasamento para afirmar nada, mas acredito que não deva melhorar muito. Quando comecei a fazer cerveja eu mexia a cama de grãos a cada 5 min (era BIAB) para "aumentar" o contato dos grãos com a água. Resultado, ficava ligando e desligando o fogo. Hoje jogo na panela os grão e espero com o fogo desligado. 1 h depois sigo o jogo. Simples assim.
 
No sentido de deixar a cerveja mais cristalina, por exemplo; se você não faz um controle eficiente de temperatura, pode ter algum resfriamento; se você não tomar cuidado pode estar facilitando a oxidação a quente (HSA).

A função maior da recirculação é filtrar as maiores partículas (cascas, pedaços de grão) e estas não passarem para a tina de fervura, istro quando se usa fundo falso ou bazuca. Em BIAB por exemplo não faz sentido.

Quanto a eficiência não tenho nenhum embasamento para afirmar nada, mas acredito que não deva melhorar muito. Quando comecei a fazer cerveja eu mexia a cama de grãos a cada 5 min (era BIAB) para "aumentar" o contato dos grãos com a água. Resultado, ficava ligando e desligando o fogo. Hoje jogo na panela os grão e espero com o fogo desligado. 1 h depois sigo o jogo. Simples assim.

Estou na minha segunda brasagem. Excelente explicação a respeito da recirculação. Em minha mente, eu acreditava a cama dos grãos funcionariam como um filtro para partículas pequenas, não apenas para cascas e pedaços de grão. Tanto que estava fazendo 25 minutos de recirculação. Mas diante da sua explicação, imagino que o tempo necessário seja bem menor. Vou avaliar nas próximas.

E a respeito do método de mostura, adotei esta mesma forma, ensinada pelo Guenther no Forum. Levo a água até a temperatura necessária (observando o cálculo do Strike Water do site Brewersfriend), jogo os grãos com calma dentro da panela, dou uma mexida para ver se ficou alguma bolota de grão, fecho a panela, e deixo 90 minutos mosturando. Com estas técnicas atingi as OG's bem próximas das esperadas (1.062 e 1.040).

Não fiz mash-out, tampouco pretendo fazer a troca de maturador. Apenas realizarei a troca do balde para fazer o priming.
 
Back
Top