Dicas de receitas para fazer juntas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ezio2016

Active Member
Joined
Aug 17, 2021
Messages
34
Reaction score
2
Location
Rio Grande do Sul
Boa tarde galera,

Sou novo na produção de cerveja artesanal, fiz apenas 5 cervejas até agora, e gostaria de umas dicas de receitas de cerveja que tivessem meio que o mesmo tempo e temperatura de fermentação e maturação. Qual a minha ideia?

É o seguinte, meu equipamento é para produção de até 20 litros, e medindo vi que na minha geladeira caberia outro balde fermentador de 10 litros, o qual pretendo comprar junto com o kit de insumos para preparo de duas receitas (uma de 20L e outra de 10L), estou olhando para comprar no site do Lamas Brew Shop, porém, la não informa no descritivo das receitas, qual o tempo e temperatura de fermentação e maturação das cervejas, e minha ideia seria fazer duas que tivessem meio que o mesmo tempo e temperatura, assim, faria as duas receitas no mesmo dia, ou uma receita no sábado e outra no domingo, por exemplo, e colocaria pra fermentar e maturar juntas, assim economizaria tempo, porque não precisaria esperar terminar uma cerveja pra depois fazer a outra e colocar na geladeira fermentar e maturar, e economizaria luz também kkk.

Será que é possível? Alguma dica, sugestão? Até mesmo sugestão de sites pra olhar insumos pra compra e produção?
 
Last edited:
Oi Ezio, tudo bem?
ale com ale e lager com lager
ou lager em temperatura de ale

a questão é que tempo de fermentação é relativo.. de repente um fermento trabalha super rapido e o outro ainda ta la pedalando sabe?
no seu caso seria interessante setar uma temperatura padrão pra fermentação (18c por exemplo) e deixar la ate ficarem as duas prontas


tem lojas mais baratas que o lamas ma internet, da uma pesquisada pelo que vc quer comprar e empregue bem seu suado dinheirinho
na shopee tem varias coisas baratas e c frete gratis, eu criei um topico aqui chamado ECONOMIAS MILIONÁRIAS onde eu postei umas paradas baratinhas que talvez possa te interessar


espero que sirva de alguma coisa meu reply
 
Acho que vale a pena estudar um pouco mais antes de tentar. Tempo de fermentação, maturação e temperatura cabe ao cervejeiro saber analisar...
 
Ezio, dá uma pesquisada na técnica Parti-Gyle, no resumo, com uma brassagem vc consegue dois mostos, lógico que tem muito mais coisa pra estudar nessa técnica pra dar certo. Mais pelo que entendi se enquadra no que vc quer, exemplo: no 1º mosto 10 litros de uma densidade maior e o 2º mosto 20 litros numa densidade menor. Talvez teria que aumentar a sua panela, pra conseguir todo volume numa brassagem só.
Um link legal:
http://www.cervejahenrikboden.com.br/divisao-mosto-parti-gyle/
 
Ezio, dá uma pesquisada na técnica Parti-Gyle, no resumo, com uma brassagem vc consegue dois mostos, lógico que tem muito mais coisa pra estudar nessa técnica pra dar certo. Mais pelo que entendi se enquadra no que vc quer, exemplo: no 1º mosto 10 litros de uma densidade maior e o 2º mosto 20 litros numa densidade menor. Talvez teria que aumentar a sua panela, pra conseguir todo volume numa brassagem só.
Um link legal:
http://www.cervejahenrikboden.com.br/divisao-mosto-parti-gyle/
Fiz muito isso
Não conhecia o nome parti-gyle. Vou estudar!! Vlw!!
O primeiro mosto retirado fica forte demais e tem que misturar pra balancear
Uma parte eu fermentava com kveik outra com fermento de ale
Dry Hop diferente para baldes diferentes.
diferentes graus de diluição.
Duas panelas pra fervura com diferentes lúpulos.

Normalmente eu faço duas cervejas diferentes em uma brassagem variando algum dos itens citados
Acho muito bom
 
Olá. Sempre faço de duas em duas.

Porém faço duas brassagens (3h cada). A primeira com 20L e a segunda com 10L (ou as vezes outra com 20L). No meu freezer cabem um balde de 20 e um de 10L, ou 1 balde de 20L e dois galões de agua mineral de 10L.

Sempre fiz estilos similares como a @AnaMariaLadra mencionou: 2 Ales ou 2 Laggers. Então sempre usei a mesma temperatura de fermentação e os mesmos tempos (mais ou menos)

Eu sempre procuro fazer um estilo de alta drinkability (como Blonde Ale, Cream Ale, BR Ale, IPA ou Weiss) no volume maior e um estilo mais parrudo no volume menor (Stout, Red Ale, Belgian Strong Ale, Porter, Black IPA, etc). Também já usei o volume menor de 10L para fazer testes ou receitas que ainda não estou acostumado.

Dá bastante trabalho no dia - afinal no meu caso são duas brassagens - mas economizo na arrumação inicial e na limpeza final. Para mim funciona.
 
Boa tarde, guri.
Vou compartilhar contigo uma coisa que tenho feito a mais de um ano, sempre faço uma lager e uma ale (apa ou ipa) ao mesmo tempo, na lager uso o 34/70 e na ale a cn36. A cn36 trabalha de boa em 10 graus, a diferença é que é envaso antes a ale e deixo mais tempo a lager no cold. Nunca tive problema de arrasto na fermentação, tem dado muito certo nessa situação em específico. Lógico, sempre usando a quantidade certa de levedura e com um bom starter.
 
Back
Top