Oxidação após transferência do mosto para o fermentador?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

baracuhy

New Member
Joined
Nov 3, 2021
Messages
2
Reaction score
1
Location
Brasil
Olá, pessoal. Comecei a produzir minhas levas no final do ano passado e tenho aprendido muito com este fórum. Porém, há uma pequena dúvida de iniciante para a qual não achei resposta. Se alguém puder me ajudar...
É o seguinte: eu uso chiller de imersão para resfriar e, mesmo passando gelada por ele com o auxílio da bomba, quando a temperatura chega aos 30º não consigo baixar mais, então mando para o fermentador usando uma queda pra oxigenar e coloco no refrigerador. Depois de cerca de 6 a 10 horas, a depender do volume, bate a temperatura correta e eu inoculo. Minha dúvida é se esse tempo todo com o mosto oxigenado pela queda (sem levedura pra consumir esse oxigênio) implicaria em oxidação no produto final, ou se isso é irrelevante.
Obrigado!
 
Olá, pessoal. Comecei a produzir minhas levas no final do ano passado e tenho aprendido muito com este fórum. Porém, há uma pequena dúvida de iniciante para a qual não achei resposta. Se alguém puder me ajudar...
É o seguinte: eu uso chiller de imersão para resfriar e, mesmo passando gelada por ele com o auxílio da bomba, quando a temperatura chega aos 30º não consigo baixar mais, então mando para o fermentador usando uma queda pra oxigenar e coloco no refrigerador. Depois de cerca de 6 a 10 horas, a depender do volume, bate a temperatura correta e eu inoculo. Minha dúvida é se esse tempo todo com o mosto oxigenado pela queda (sem levedura pra consumir esse oxigênio) implicaria em oxidação no produto final, ou se isso é irrelevante.
Obrigado!
Tenho feito minhas levas exatamente desse jeito aí e nunca tinha pensado nisso, mas tbm não tenho tido problemas com oxigenação.
 
Neste curto período não há problema, desde que tudo esteja bem limpo, sanitizado, desinfetado, etc rs
Mesmo com oxigenio por algumas horas dentro do fermentador, ainda assim é um ambiente higienizado e não é o tempo suficiente de estragar uma leva.
 
Olá, pessoal. Comecei a produzir minhas levas no final do ano passado e tenho aprendido muito com este fórum. Porém, há uma pequena dúvida de iniciante para a qual não achei resposta. Se alguém puder me ajudar...
É o seguinte: eu uso chiller de imersão para resfriar e, mesmo passando gelada por ele com o auxílio da bomba, quando a temperatura chega aos 30º não consigo baixar mais, então mando para o fermentador usando uma queda pra oxigenar e coloco no refrigerador. Depois de cerca de 6 a 10 horas, a depender do volume, bate a temperatura correta e eu inoculo. Minha dúvida é se esse tempo todo com o mosto oxigenado pela queda (sem levedura pra consumir esse oxigênio) implicaria em oxidação no produto final, ou se isso é irrelevante.
Obrigado!
Quem faz No-Chill , que é praticamente deixar resfriar o mosto naturalmente ou em geladeira, para inocular fermento depois (em outros dias até), deixa até mais tempo. Mas, que nem falaram, limpeza, sanitização e desinfecção, é tudo, senão pode virar um meio de cultura. Baixar temperatura dos 30º com chiller de imersão é osso mesmo, tbem uso a geladeira pra resfriar até temp. de inoculação, por enquanto aqui sem problemas.
 
não tem muita utilidade fazer um splash com a intenção de oxigenar se não vai inocular tão logo... mas independente, a levedura consome esse oxigênio (ou o que sobrar dele) durante a fermentação... o ideal seria oxigenar novamente, mas já fiz dezenas de levas inoculação um, dois e até três dias depois, sem oxigenar e tudo correu bem... Você dificilmente terá uma breja perfeita, mas mesmo seguindo todo o script é difícil, então no máximo você terá uma breja "não tão boa quanto deveria".
 
Não há uma única resposta pra isso, já que depende da cerveja que você está fazendo, dos ingredientes que usa e do seu processo. Por exemplo, pra uma neipa cheia de lúpulo de whirlpool essas 10 horas podem fazer diferença. Pra uma stout, talvez não.

Além disso, se você vai usar levedura seca em um mosto com OG não muito alta, não precisa se preocupar tanto em oxigenar o mosto, já que as leveduras secas vem com reservas de compostos importantes pra reprodução, como esteróis.
 
Obrigado a todos pelas respostas. Na verdade, no momento da inoculação, ainda coloco uma pedra difusora de inox ligado a um nebulizador e deixo até a espuma começar a transbordar, o que dá uns 2 a 3 minutos. Acredito que esse processo somado ao da queda proporciona uma oxigenação razoável, mas é só crença. Nem sei se a solubilidade do oxigênio funciona dessa forma. Fazer cerveja é muita ciência! Mas na prática tem funcionado bem e tenho tido fermentações bem rápidas. Porém, surgiu essa dúvida, se essa oxigenação da queda não iria gerar uma oxidação enquanto não faço a inoculação. Neste caso, bastaria eu transferir com uma mangueira até o fundo do fermentador e oxigenar só na hora mesmo, mas se aparentemente não faz diferença, vou continuar com o meu processo, com o qual ainda tenho a possibilidade de acoplar uma peneira de inox na boca do fermentador e capturar algum eventual resíduo, benefício este que eu perderia se usasse a mangueira até o fundo.
 
Dá uma olhada pela internet: Tem muita gente que inocula a levedura acima de 30°C e manda pra geladeira para acabar descer a temperatura. EU costumo inocular lá pelos 25° a levedura seca direto no mosto. Já fiz starter, hidratação... e EU não vejo diferença. (OBS: Não faço lager).
 
Esse tempo sem ter inoculado o fermento não vai fazer a cerveja oxidar, aliás, como já comentado, o ideal é adicionar mais oxigênio no fermentador para inocular a levedura, pois ela consome oxigênio, e consequentemente você terá uma fermentação mais vigorosa. No geral, o ideal é que a fermentação ocorra no menor tempo possível, e uma boa oxigenação vai garantir isto.
É claro, após a fermentação a cerveja estará com um volume maior de CO2 inserido dentro do fermentador, e o contato com o oxigênio pode sim causar oxidação, nesta etapa o ideal é evitar o máximo de contato com o oxigênio. Vejo muitas pessoas falando que fazem trasfega, envasam e fazem o baralho a quatro e não oxida a cerveja, mas a percepção sensorial dessas pessoas podem não ser a mesma sua ou de alguém mais exigente. Ter a percepção da oxidação em uma cerveja é algo que leva tempo, você precisa brassar e tomar muita cerveja pra conquistar essa "façanha" 😂.
 
Back
Top