Termostato STC-1000 quase pegou fogo (com fotos) - O que fazer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andrecosta

Member
Joined
May 4, 2017
Messages
17
Reaction score
0
Fala meus queridos do home brew talk br!
em um baita dia de calor, justamente em um dia que fiquei fora o dia todo, o meu termostato STC-1000 pifou, e minha breja que deveria ter ficado em 17C, foi até 26C. Por sorte a breja ainda ficou boa.

Porém não quero mais brincar com a sorte e de repente ter minha casa pegando fogo. Fotos também no imgur: e

A solda que prende o relé de 10A que liga a geladeira fritou junto com a perna do relé.

Alguns detalhes que podem ajudar:
-Aqui a rede é 220V
-A geladeira que uso é dessas bem simples que consome 32kW/h mês super econômica, então é um motor fraco
-A rede elétrica aqui varia um pouco
-O STC-1000 tinha só uns 10 lotes de breja
-A geladeira + termostato ficam em um porão que pode ficar meio úmido de vez em quando


Por favor me deem uma idéia. Qual a melhor saída pro meu caso?
1-Comprar outro STC-1000 e fazer a ligação com aqueles relés de potência (O termostato liga o relé, que daí vai ligar a geladeira)
2-Comprar um tesmostato de 20A ou +? Qual recomendam nesse caso?

Muito obrigado antecipadamente! :)
 

Attachments

  • stc-1000-2.jpg
    stc-1000-2.jpg
    25.8 KB · Views: 11
  • stc-1000-1.jpg
    stc-1000-1.jpg
    49.2 KB · Views: 11
Cara... Acho que foi azar mesmo, não vejo motivos citados que possam causar tal derretimento. Se fosse na entrada, poderia ser oscilação da rede. A não ser que sua geladeira esteja puxando mais corrente do que deveria. Recomendo testar isso, caso de negativo foi azar mesmo...
 
Cara... Acho que foi azar mesmo, não vejo motivos citados que possam causar tal derretimento. Se fosse na entrada, poderia ser oscilação da rede. A não ser que sua geladeira esteja puxando mais corrente do que deveria. Recomendo testar isso, caso de negativo foi azar mesmo...

Obrigado pelo retorno! :)

Olha, não deve ser a geladeira puxando de mais, já que a rede elétrica dessa geladeira está ligado em um disjuntor de 10A, então se realmente passou de 10A em algum momento era para o disjuntor ter caido né?

Acham que só troco o relé e está tudo certo?
 
Obrigado pelo retorno! :)

Olha, não deve ser a geladeira puxando de mais, já que a rede elétrica dessa geladeira está ligado em um disjuntor de 10A, então se realmente passou de 10A em algum momento era para o disjuntor ter caido né?

Acham que só troco o relé e está tudo certo?
Isso aí... Mas, mesmo a troca do relé sendo uma tarefa simples, eu optaria em comprar um novo, vai que essa falha ocorreu por defeito em algum outro componente do stc1000... Mas se vc sabe o que fazer, remova o relé e teste as trilhas com um multímetro pra ver se estão ok... se estiverem substituir o relé pode ser uma opção, mas providencie um controlador sobressalente...
 
Bom dia!

Em seu lugar, eu compraria um novo STC-1000. Acho que foi azar seu mesmo. Tenho 4 deles há anos e nunca deram problema. No AliExpress acha baratinho.
 
Pode ter sido problema nas soldas mal feitas mesmo, quando comprar qualquer outro dê uma verificada, se quiser refaça as soldas para garantir.
Opte por utilizar disjuntor residual e aterramento, se possível, é mais seguro.
Tbm uso o stc1000 há uns 3 anos sem problemas...
Abs!
 
Bom dia,

Como está sua histerese? A geladeira tá vedando bem?
Como você disse que foi dia de calor, aparentemente isso foi provocado por partidas sucessivas do motor o que causa aumento instantâneo na corrente por um breve momento, mas prejudicial para o relé. Particularmente não vejo problemas em trocar o relé, desde que as trilhas estejam intactas como disse o amigo acima, pode trocar até por um que suporte mais corrente por garantia (mas não tanto, por exemplo se encontra um de 15A ), desde que na mesma tensão de alimentação e dar uma reforçada na trilha dos contatos (pode usar um fio de 1mm soldando no ponto de solda do relé e no ponto do conector de saída.
Só faça uma limpeza da placa para remover essa carbonização que é condutora.
Se optar por fazer o reparo, teste antes. Se o sensor estiver ruim, ele pode fazer o motor ficar partindo pois fica oscilando a temperatura, ou o próprio controlador está realmente ruim e causando sucessivas partidas do motor por interpretar que é o momento para isso.
 
Cara, vou dar o meu relato.
Algo parecido aconteceu comigo.
As conexões na parte de trás dele são muito pequenas. Por mais que você tente fazer um bom trabalho e aperte bem os parafusos, os cabos não ficam bem presos.
No meu caso ele entrou em curto! Não tive grandes problemas, mas algo sério poderia ter acontecido.

comprei outro, que já vem com as conexões prontas. Estou muito mais contente com este novo modelo:

Controlador De Temperatura Para Freezer E Cerveja Artesanal
Controlador De Temperatura Para Freezer E Cerveja Artesanal - R$ 148,00

Recomendo. É mais caro, mas mais seguro.
O STC1000 funciona bem. Usei por um tempão. Mas essa questão das conexões atrás serem muito pequenas é um problema na minha opinião.
Abraço
Alessandro
 
Amigo, tenho um stc 1000 há uns 3 anos, mas não confio muito nele não. Ele da 2 temperaturas diferentes, apesar disso fermenta bem. Mas estou dando preferência para comprar o fullgauge. É mais caro mas 100% confiável.
 
O disjuntor tem efeito lento, e nao cai nos picos de partida. O ideal seria ligar o termostato em uma contatora bem super dimensionada mesmo, ou de marca top (Weg, Siemens, Schneider). Se for mais exigente ainda, um rele termico ou até um disjuntor motor. Se quiser segunda eu mando uma foto disso.
 
eu cloquei o meu termostato em um caixa plastica IP65 isso pode ajudar
 

Latest posts

Back
Top