Discrepância de Temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cschwartz

Member
Joined
Aug 19, 2017
Messages
18
Reaction score
7
Gurizada cervejeira, muito boa tarde!
Recentemente criei vergonha na cara e adquiri uma geladeira e um controlador de temperatura STC-1000. Já produzi 4 lotes de cerveja, mas percebi que nos últimos dois a fermentação parou com FG em ~1.016. Primeiramente desconfiei que poderia ser o fermento - US-05 - mas depois resolvi testar o sensor de temperatura do controlador: coloquei meu termômetro utilizado nas mosturas e o sensor dentro de um copo com água e o resultado mostrou uma diferença de 6,3ºC; o termômetro marcou 13ºC enquanto o controlador 19,3ºC.
Como ainda estou aprendendo sobre estes equipamentos, gostaria de confirmar com os mais experientes se isso é normal de acontecer e como eu poderia corrigir. Ressalto que a temperatura medida pelo controlador não oscila, portanto desconfio que não seja problema de mau contato ou curto.
Grande abraço!
WhatsApp Image 2022-04-01 at 14.39.59.jpeg
 
Você precisa de um terceiro termômetro para descobrir qual dos 2 está errado.

Se o seu termômetro da mostura estiver errado... marcando 6°C a menos que o correto....
Você achando que está mosturando a 64ºC na verdade está a 70ºC.. seu mosto está realmente ficando menos fermentável. Daí a FG realmente fica mais alta.

Já se o errado é o sensor do controlador. Você acha que está fermentando a 19ºC mas na verdade está a 13ºC... aí a fermentação fica bem mais arrastada ou até não aconteceria.
 
Tem uma função de compensação no controlador, depois de confirmar a diferença você seta o valor nessa função que seu controlador vai mostrar a temperatura certa
 
É bem normal isso, esses STC são bem ruins de medição. Vc tem q calibrar ele, se teu termômetro da mostura é daqueles analógicos é bem provável q ele esteja correto. 6° de diferença na fermentação é muito e certo de problemas na ceva
 
Este sct1000, vem com um sensor ntc bem fraquinho, qualquer coisa ele rompe completamente ou parcial seu fio, daí além do erro dele (corrigido no f4) cria uma oscilação imprevisível. Já congelei uma leva por fio parcialmente rompido, se ele estiver completamente rompido o controlador informa.
 
Back
Top