Teor alcoólico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FabianoK

Member
Joined
Feb 19, 2014
Messages
12
Reaction score
1
Boa tarde!

Alguém já teve algum problema com um teor alcoólico elevado em alguma bera? Esperava um teor e deu bem acima? Tem alguma maneira de "disfarçar" esse teor alto?
A cerveja em questão é uma Weizenbock, fiz uma leva de 40L e dividi em dois baldes para a fermentação. Agora está na fase se maturação.
 
Quais foram a OG e a FG?
Quantos dias de fermentação?
 
qual o fermento?
a leitura da FG tu fez com densímetro ou com refratômetro? se fez com refratômetro, já fez a correção? abc
 
Boa tarde!

Alguém já teve algum problema com um teor alcoólico elevado em alguma bera? Esperava um teor e deu bem acima? Tem alguma maneira de "disfarçar" esse teor alto?
A cerveja em questão é uma Weizenbock, fiz uma leva de 40L e dividi em dois baldes para a fermentação. Agora está na fase se maturação.
É preciso entender melhor o teu problema.

Tu falou que o problema é "teor alcoólico muito acima/elevado". No entanto, tu não falou QUANTO de teor alcoólico ela tem.

Isso me faz concluir que na verdade o problema que tu tens é ter álcool muito aparente tanto no gosto quanto no aroma, e por conseqüência, isso me faz concluir também que o teu problema na real não é teor alcoólico, mas sim "álcool superior", que é um tipo de álcool gerado durante a fermentação que fica muito pungente no aroma e no gosto, lembrando por vezes solvente ou até acetona.

Isso acontece quando há estresse/sofrimento na fermentação. Em muitos casos isso pode ser em decorrência de temperatura descontrolada ou, sobretudo, início de fermentação com temperatura muito alta. Também pode ser gerado por taxa de inoculação muito fora do recomendado.

Concluindo, como tu fermentou a tua ceva? Tens temperatura controlada de verdade? Quanto de fermento usou? Hidratou o fermento?

Abraço,
 
Puxa... Com 1,091 vai ficar uma cerveja forte (alcoólica) mesmo.
Uma FG de 1,020 deveria dar um certo equilíbrio o que, pelo jeito, não aconteceu. Por isto, Concordo com o Guenther quanto a esta forte presença do sabor e aroma de álcool. Deve ser o álcool superior.
Acredito que uma maturação mais longa, em temperaturas mais elevadas (em torno dos 20ºC) pode amenizar (talvez até eliminar) este problema.
 
Cristiano

Usei o WB-06 e medi com densímetro.

Guenther

Ela vai ficar acima dos 9%, o problema é que o álcool está muito aparente, se sente muito, já tomei cervejas que se sente isso e que não se sente e a minha acabou ficando dessa forma.
Eu controlei a temperatura em todo o processo, a fermentação foi de 7 dias a 18ºC e nos últimos 3 dias aumentei a até chegar aos 22ºC.
Usei 2 saches de fermento, hidratei com água e temperatura de 20ºC.
O gosto não chega a ser de acetona ou solvente, mas ele é aparente...

Zerosa

Sim vai ficar mesmo, pelas explicações acredito que seja isso mesmo... estou maturando a 0ºC, pretendo fazer um dry hooping, a 20ºC consigo diminuir esse álcool superior?
 
Acredito que com alguns dias à 20ºC já vai dar uma boa melhorada, principalmente se tu não fez trasfega. Aliás, já faz bastante tempo que não faço isto. Acredito que a presença do fermento ajuda consideravelmente na eliminação de sabores indesejados e, mesmo deixando a cerveja maturando por longos períodos (às vezes até em temperatura ambiente) nunca tive problemas relacionados diretamente ao fermento (autólise).
 
Zé Rosa

Eu transferi para outro balde depois da fermentação, vou seguir sua dica.

Obrigado.
 
Depois de um longo tempo de maturação fazendo a frio mesmo, e essa semana carbonatei forçadamente no post mix e engarrafei... para a surpresa o problema do álcool estar aparente demais sumiu. Agora não sei se foi maturar por um longo tempo ou ter carbonatado forçadamente, em anexo foto.
Abraços.
10378003_10204102712792684_4926746378363140261_n.jpg
 
Back
Top