Tempo de utilização de Iodo diluído

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

slashbone

Member
Joined
May 7, 2020
Messages
9
Reaction score
3
Location
SP
Fala pessoal, tudo bom?
Gostaria da opinião dos mais graduados num quesito de Sanitização.
Para sanitizar os meus utensilios eu uso o Iodofor diluído na água e coloco no borrifador. Fiz uma brassagem e sobrou essa água diluída com iodo no borrifador. A minha dúvida é : Posso guardar essa água com iodo no borrifador e utilizar pra sanitizar até quanto tempo?? Exemplo fiz uma brassagem e pretendo fazer outra daqui umas 2 semanas. Até lá posso usar essa mistura diluida, deixando guardado o borrifador com essa mistura que sobrou?
Saudações e boas brassagens!
 
Com o iodo é bem volátil. Perceba que se você deixar algumas semanas, a solução vai ficando transparente, pois o iodo vai embora. É difícil falar em tempo porque depende se você deixa o recipiente aberto, agita muito, etc.

A facilidade: perdeu aquela cor marrom/cobre, não serve mais, está fraco. Ele também pode ser reutilizado, se ainda estiver cristalino.

Eu guardo o que sobra em uma PET cheia e fechada, para pequenos serviços. Sempre para sanitização pesada faço uma solução nova, o risco não compensa a economia.
 
Olá pessoal, tudo bem ?
Na minha opinião, não vale a pena guardar a solução por mais de dois dias, pensando no custo x benefício. Se você utilizar algo em torno de 10 litros de solução sanitizante, em uma diluição na casa de 6 a 8 ml de Iodophor para 10 l de água, com 1litro de Iodophor você pode preparar mais de 100 "lotes" de sanitizante. Pode ser que o prazo de validade do Iodophor vai vencer e você não vai usar tudo. Então economicamente não vale a pena guardar o sanitizante diluido devido ao risco de perda da eficiência, visto que o Iodo é muito volátil.
Como informação adicional recomendo um vídeo no canal Beer School, que fala sobre sanitizante a base de iodo. Este vídeo é focado na utilização de solução de iodo para prevenção contra o corona virus, mas tem uma boa base científica que ajuda a entender este "prazo de validade" da solução sanitizante à base de iodo.

A propósito, para quem ainda não conhece o canal Beer School vale a pena dar uma olhada. É sem dúvida um dos melhores....
Abraço.
 
Mas só o IODOFOR funciona pra sanitizar? Acabei de comprar tintura de iodo 2% na farmácia pra limpar meus equipamentos. Joguei dinheiro fora ou da pra usar? Qts gotas ou ml por litro?
 
Back
Top