Validade da cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ezio2016

Active Member
Joined
Aug 17, 2021
Messages
34
Reaction score
2
Location
Rio Grande do Sul
Boa noite galera, me surgiu uma dúvida, por quanto tempo posso deixar a cerveja envasada/guardada? Tem algum prazo de validade?

Por exemplo, neste momento, estou maturando uma Irish Red Ale (20L) e uma APA (10L), vou envasar em garrafas no decorrer dessa semana, após envasadas, não somente essas cervejas, mas as outras que já fiz (hoje sem estoque kkkk), guardo as garrafas em um balcão fechado, ao abrigo da luz, em temperatura ambiente, e deixo lá mesmo, umas 2 ou 3 garrafa na geladeira, conforme vou consumindo, vou repondo na geladeira, por quanto tempo posso deixar essas cervejas guardadas no balcão, sem que percam as características originais, ou até mesmo estraguem? Alguém sabe algo sobre?

OBS: produzo mais para consumo próprio, mas não bebo todo dia, e as vezes bebo cervejas normais também (Amstel, Brahma, Bud...), as vezes dou alguma garrafa ou outra para algum familiar, então essas duas que estou maturando, me darão um estoque para quase uns 3 meses, a depender 4 meses.
 
cerveja com bastante lupulo perde o aroma com o passar do tempo, fica sofrida.. mas nao tem problema nenhum deixar em garrafa.
se você sanitizou tudo direitinho e nao colocou priming demais, talvez elas fiquem ate melhor depois de um tempo.
 
Não existe um tempo certo porque varia com o estilo (como a Ana falou, lupuladas envelhecem mal) e do seu processo (quanto menor o contato com oxigênio, melhor, em qualquer situação).

Eu mesmo já fiz uma Double IPA que estava TOTALMENTE sem graça com 2 meses de garrafa, enquanto um Tripel só melhorou com 6 meses.

Mais importante é entender que a cerveja caseira é viva, e o calor e tempo são fatores que aumentam a "evolução" (para melhor ou para pior) da cerveja. Então sempre quanto mais gelada, essas reações bioquímicas serão mais lentas.
 
Ezio, quanto a validade, e pra te dizer de forma geral, vc pode ficar tranquilo se cuidou da sanitização e da quantidade certa de primming, como a Ana falou. Guardo cervejas pra tomar um tempo depois. Já tomei cervejas minhas com dois anos de armário...
 
cerveja com bastante lupulo perde o aroma com o passar do tempo, fica sofrida.. mas nao tem problema nenhum deixar em garrafa.
se você sanitizou tudo direitinho e nao colocou priming demais, talvez elas fiquem ate melhor depois de um tempo.

A quantidade de priming influencia nesse quesito?
Você utiliza quanto de priming por litro?

Obrigado
 
Last edited:
Não existe um tempo certo porque varia com o estilo (como a Ana falou, lupuladas envelhecem mal) e do seu processo (quanto menor o contato com oxigênio, melhor, em qualquer situação).

Eu mesmo já fiz uma Double IPA que estava TOTALMENTE sem graça com 2 meses de garrafa, enquanto um Tripel só melhorou com 6 meses.

Mais importante é entender que a cerveja caseira é viva, e o calor e tempo são fatores que aumentam a "evolução" (para melhor ou para pior) da cerveja. Então sempre quanto mais gelada, essas reações bioquímicas serão mais lentas.

Entendi, bom que moro no Rio Grande do Sul, logo começa a esfriar, e me ajuda nisso hahahahah até lá, vou medir qual a temperatura dentro do balcão onde guardo as garrafas, daqui a pouco achar algum lugar mais gelado pela casa.

Obrigado.
 
Ezio, quanto a validade, e pra te dizer de forma geral, vc pode ficar tranquilo se cuidou da sanitização e da quantidade certa de primming, como a Ana falou. Guardo cervejas pra tomar um tempo depois. Já tomei cervejas minhas com dois anos de armário...

Utiliza quanto de priming?

Obrigado
 
A quantidade de priming influencia nesse quesito?
Você utiliza quanto de priming por litro?

Obrigado
mais ou menos.. é pq quanto mais tempo ela ficar la, mais ela vai mudar e durante esse tempo pode ser que a levedura encontre algum residual, coma e a garrafa exploda.
hoje eu uso barril mas na epoca das garrafas eu fazia o seguinte:
100ml de agua e 100g de açúcar no fogo até derreter todo o açúcar
com uma seringa, colocava 5ml pra garrafa de 600ml e 3ml pra garrafa de 350ml

nunca explodiu nenhuma e eu ja esqueci garrafa por 4 meses kkkk
e quando eu fui tomar, ela estava surpreendentemente deliciosa
 
mais ou menos.. é pq quanto mais tempo ela ficar la, mais ela vai mudar e durante esse tempo pode ser que a levedura encontre algum residual, coma e a garrafa exploda.
hoje eu uso barril mas na epoca das garrafas eu fazia o seguinte:
100ml de agua e 100g de açúcar no fogo até derreter todo o açúcar
com uma seringa, colocava 5ml pra garrafa de 600ml e 3ml pra garrafa de 350ml

nunca explodiu nenhuma e eu ja esqueci garrafa por 4 meses kkkk
e quando eu fui tomar, ela estava surpreendentemente deliciosa

Não explodindo as garrafas de madrugada ta tudo certo kkkkk

Obrigado.
 
Pegando o tema... Tenho uma dúvida também...
Eu percebo que aroma (frescor) do lúpulo muda muito com o tempo..
O que fazer para manter eles por mais tempo???
em questão de 3 semanas eu senti bastante diferença.
 
O grande vilão é a oxidação.
Então quanto mais você (i) evitar exposição da cerveja pronta ao ar; e (ii) manter a temperatura baixa para diminuir o ritmo das reações químicas, melhor.

Veja que as cervejarias mais "premium" tem pouca expansão do seu mercado justamente por não conseguir controlar esses fatores nos pontos de venda.
 
Pegando o tema... Tenho uma dúvida também...
Eu percebo que aroma (frescor) do lúpulo muda muito com o tempo..
O que fazer para manter eles por mais tempo???
em questão de 3 semanas eu senti bastante diferença.

Amigo com lúpulo não existe muito milagre, o melhor a se fazer é consumir rápido, mas o que ajuda é realizar carbonatação forçada e manter em local refrigerado.
Se estiver fazendo primer já vai perder aroma e sabor por si só, mas se você manter as garrafas em local refrigerado depois que já estiverem carbonatadas, isso vai ajudar a prolongar um pouco mais a qualidade da cerveja.
 
Essas garrafas explosivas que todo mundo fala é a tampa que estoura ou a garrafa mesmo?
Todas as minhas foi a garrafa, a grande maioria foi somente o fundo que "descolou" do restante da garrafa. Mas teve uma que o maior pedaço que sobrou foi o gargalo da garrafa, é bem perigoso, eu sempre deixo elas em caixas de papelão e em local isolado. Nunca se sabe quando isso vai acontecer.
 
Back
Top