temperatura brassagem inicial errada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatonova

Well-Known Member
Joined
Jul 3, 2016
Messages
61
Reaction score
9
Bem pessoal, ontem durante minha 3 brassagem de 20 litros(pilsen) ouve um pequeno engano com a temperatura da primeira rampa, ao invez de manter nos 68° acidentalmente foi mantida a 74° durante 90 minutos, resultado: não acertava mais o teste de iodo, ficando sempre preto. Como no momento nao foi reparado o equivoco na temperatura, fiquei repetindo o teste a cada 20 minutos, e nada, sempre preto. por fim (já com quase 2:30 horas na primeira rampa desisti e fui para o mash out (80º) e finalizei a brassagem. Agora ela esta no fermentador, porém nao creio que irá se salvar... Devo jogar fora a brassagem?
 
Amigo, o que provavelmente aconteceu foi que você realizou o mesh out desde o início com essa temperatura de 74°C ( eu faço mesh out nessa temperatura), inativando as enzimas que fazem a conversão do amido, assim o mesmo permaneceu no mosto.
 
Concordo plenamente com voce, mas será que vai sair algo de aproveitavel do fermentador? ou devo realmente abandonar essa brassagem errada?
 
Cara, vai até o fim e vê o que dá... depois conta pra nós.. hehehe

Como que ficou a densidade?
 
Concordo plenamente com voce, mas será que vai sair algo de aproveitavel do fermentador? ou devo realmente abandonar essa brassagem errada?

Você colocou o malte na água a que temperatura? Porque se foi menor que a temperatura desejada para a rampa, alguma coisa converteu sim porque você passou pela rampa.

Faz como o amigo aí falou, vai até o fim e conta pra gente no que deu haha
 
a densidade inicial ficou 1058. O malte foi colocado a 70º baixou até 68º que seria a temperatura que eu queria manter, porém por uma estupida distraçao depois acabei levantando a temperatura(burrice mesmo). Agora esta no fermentador (18º), o airlock está mostrando atividade normal (bastante bolhas saindo). vou esperar para ver que alien vai sair dali.... depois conto aqui.
a receita foi a seguinte:
4,3 malte pilsen; 15 gr nugget; 10gr perle, 11,5 fermento us05.
og estimado: 1044 a 1060
fg estimado:1010 1015
 
Aconteceu algo parecido comigo por um erro de quase 5 graus no termômetro, ou seja brassei entre 3 e 5 graus acima , o resultado foi que o airlock parou no segundo dia, tive uma cerveja com ABV abaixo do esperado e mais densa, mas não perdi a cerveja não, pelo contrário, ficou muito boa até, mas fora do esperado para o estilo.

Acho que dificilmente você terá o FG esperado, no meu caso o OG foi de 1068 e FG 1033.

Mas por favor, não descarta nada não!
 
Como falaram espera pra ver.

Mas da onde você tirou mashout a 80? O correto é por volta de 76, e nunca acima de 78.

Sent from my LG-H818 using Tapatalk
 
como foi minha primeira brassagem o mash out da receita estava explicito 80°. como sou marinheiro de primeira viagem segui a receita.. (burro). Hoje , segundo dia de fermentaçao tem bastante atividade no airlock. Sempre entendi que mash out deve ser a 76/78, porem como nessa receita dizia para ser 80° segui o escrito.. Mas como relatou o amigo Raisoshi, deveria ser a 76°. Garanto que nunca mais cometo essa besteira. Vou fazer uma brassagem nova no proximo final de semana (ale gold premium) enquanto a "alienigena" fermenta. seguindo esses passos:
1. infusao do malte 65º/90min.
2. mash out 76°/ 5 min
3. lavagem 76º/20min
4. lupulagem 100°/60min
5.fermentaçao 18°/7dias
6.maturaçao 10º/10 dias.... 0°/5 DIAS.


Alguma dica? essas rampas estao realmente corretas?
 
Cara, se quando vc colocou os grão a temp. baixou para 68ºC foi convertido alguma coisa sim... pelo menos até os 72ºC eu acredito que teve conversão. Inclusive já li em alguns trabalhos (não sei se são confiáveis) que a alfa amilase trabalha até os 75ºC porém com uma taxa de conversão limitada (por isso o mash out é feito acima disso).

Agora o quanto de amido que foi convertido eu não sei te falar...

Vai até o fim cara!
Nem tudo esta perdido!
Tenha fé! auhaiuhaiuahiuahaiuh

depois fala pra gente como ficou!

Abraço
 
Nos conte como ficou! Pelo menos você terá uma cerveja com corpo! rs
 
hoje , terceiro dia no fermentador, atividade escassa no airlock..... (esperança é a ultima que morre... vamos até o fim...)
 
Você fez o teste do iodo como?

No começo eu acabava pipetando uns fragmentos de grão e sempre dava negativo.

Agora eu cuido para retirar somente a parte mais líquida e limpa...

É bem provável que tenha convertido alguma coisa sim...

Se der tudo certo, vai ficar uma cerveja bem encorpada

Tb estou curioso para saber o resultado...
 
no teste do iodo tomei cuidado para nao puxar nenhum tipo de grao, deixava o mosto descansando por uns 5 minutos e retirava a amostra para o teste.

Retirei uma amostra da minha "Alienbeer"hoje (já tem até nome,kkk).
Ela esta´meio turva, uma amarelo opaco, tipo uma weiss só que mais clara, dá para sentir o aroma e o sabor do lupulo, no entanto sinto um leve adocicado no seu sabor.
densidade hoje : 1017.
sábado vai para a maturaçao por 10 dias a 10º.

a receita foi a seguinte:
4,3 malte pilsen; 15 gr nugget; 10gr perle, 11,5 fermento us05.
og estimado: 1044 a 1060
fg estimado:1010 1015
 
Bem pessoal, ontem durante minha 3 brassagem de 20 litros(pilsen) ouve um pequeno engano com a temperatura da primeira rampa, ao invez de manter nos 68° acidentalmente foi mantida a 74° durante 90 minutos, resultado: não acertava mais o teste de iodo, ficando sempre preto. Como no momento nao foi reparado o equivoco na temperatura, fiquei repetindo o teste a cada 20 minutos, e nada, sempre preto. por fim (já com quase 2:30 horas na primeira rampa desisti e fui para o mash out (80º) e finalizei a brassagem. Agora ela esta no fermentador, porém nao creio que irá se salvar... Devo jogar fora a brassagem?

Voce inativou boa parte das enzimas, nesta temperatura voce trabalhou imensamente Alpha Amylase, mas com certeza teve conversão de beta, pouca, mas teve.
Voce vai ter uma conversão muito baixa dos açucares altamente fermentáveis e sua atenuação vai ser mínima, mas não é de se jogar fora.
Voce terá uma cerveja doce, com pouco alcool mas ainda uma cerveja.

Já teve o resultado?
Olha este grafico e veja onde errou, e como não errar mais.
 

Attachments

  • Atividade das Enzimas em 1 hora de Mash.jpg
    Atividade das Enzimas em 1 hora de Mash.jpg
    69.2 KB · Views: 114
deixei maturar a 10° por 10 dias hoje baixei a temperatura a 3° (o maximo que consigo), vou deixar mais 5 dias e começar a engarrafar... Mas pela prova que tirei antes da maturaçao creio que o LucasCSP está correto, ela já estava meio adocicada mesmo. e vamos em frente.... Quando ficar pronta posto aqui o resultado.
 
Retirei uma pequena amostra hoje, nao medi a densidade, apenas provei para ter ideia do que vai sair do maturador. A "alienbier" continua com uma coloraçao amarelo opaco, achei meio "fraca" "aguada", um pouco melhor do que uma skol, esta adocicada e aparentemente com pouco alcool. LucasCSP você acertou em cheio. :tank:
 
Retirei uma pequena amostra hoje, nao medi a densidade, apenas provei para ter ideia do que vai sair do maturador. A "alienbier" continua com uma coloraçao amarelo opaco, achei meio "fraca" "aguada", um pouco melhor do que uma skol, esta adocicada e aparentemente com pouco alcool. LucasCSP você acertou em cheio. :tank:



Química não erra!
Vai ter variações claro, mas 0 e 1 não se discute RS.
Obrigado pelos créditos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Bem pessoal, sábado passado engarrafei a alienbier, ( no calculo de alcool ficou com 4%) agora ela fica de castigo por duas semanas... kkkkkk Assim que abrir, posto aqui uma foto e a conclusao dessa tragica experiencia. Obrigado a todos que colaboraram com dicas e incentivo. No sábado mesmo fiz uma Weiss, mantive a temperatura em 64° por 90 minutos, o teste de iodo deu correto com aproximadamente 75 minutos, fiz o mash out com 76° e nada de errado aparentemente aconteceu. Agora ela esta no fermentador, 5 dias a 18° (pequenas variaçoes pois está fermentando em temperatura ambiente)com boa atividade no airlock. Creio que essa ficara boa..:);)
 
Bem, chegamos ao resultado final da famigerada alien bier... Ela ficou com teor alcoolico de 4% (mais do que imaginei), a cor ficou opaca, e o sabor ficou meio que fraco (uma skol melhorzinha). Dá para sentir um sabor residual como se estivesse lupulada em excesso (levemente adstringente), nada muito forte, porém presente. E mesmo tendo cuidado com a purga do fermento, e tendo feito a maturaçao por 10 dias a 10° e 5 a 3° noto muito residuo dentro das garrafas, e não cria espuma.:smack:
 

Attachments

  • beer.jpg
    beer.jpg
    113.2 KB · Views: 68
  • beer2.jpg
    beer2.jpg
    36.4 KB · Views: 78
Back
Top