Tecnica adicao de mel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caionicoletti

Active Member
Joined
May 29, 2014
Messages
37
Reaction score
3
Pessoal, gostaria de adicional mel em algumas das minha receitas, mas nao sei em que fase adicionar e queria saber qual a melhor tecnica e uma nocao da quantidade de mel adicionar. Alguem pode me ajudar?
Obrigado
 
Se quer adicionar sabor de mel na sua cerveja use o honeymalt. A adição de mel é pouco eficiente. As leveduras consomem o açúcar do mel tornando a cerveja mais seca, sobrando apenas um leve aroma de mel, mas sem nenhum sabor. Existem tópicos no fórum abordando esse tema, procure para mais informações.
 
Não acho que não se obtenha bons resultados com a adição de mel ou que a características residual seja in satisfatória... Pra ficar caracteristico e interessante depende muito da receita toda e da quantidade usada. Como o sabor e aroma do mel sao sutis não adianta usar uma quantidade muito pequena, que não será percebido. O ideal seria adicionar bem no fim da fervura, ou melhor ainda na fermentação, na minha opinião.

Abraço
 
eu e meu pai fazemos uma receita de honey blond ale, para 40 litros utilizamos cerca de 1 kg de mel, além dos maltes, na fervura faltando 15 minutos. a cerveja seca muito, e o gosto de mel fica bem marcante, mas de aroma quase não se percebe. irei tentar colocar a proxima vez um tanto na fermentação, para ver se o aroma melhora. acho que era isso que eu poderia contribuir. Abraço
 
Pessoal, gostaria de adicional mel em algumas das minha receitas, mas nao sei em que fase adicionar e queria saber qual a melhor tecnica e uma nocao da quantidade de mel adicionar. Alguem pode me ajudar?
Obrigado

Olá Caio,

Uso o mel para fazer o priming (e refermentação na garrafa) em algumas receitas, mas nunca tentei adicionar o sabor e/ou aroma em alguma. Para todos os efeitos, utilizo o site de um fabricante em específico para me guiar quanto as propriedades do mel, principalmente no que diz respeito ao açúcar nele presente. Fica a dica:
http://www.meldosol.com.br/mel_energia.htm

Espero ter ajudado.

Abraço.
 
Back
Top