Ta fermentando? aonde eu errei.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Julian2

Well-Known Member
Joined
Dec 19, 2015
Messages
63
Reaction score
4
Pessoal, fiz minha primeira brassagem. Durante o processo nenhum problema grave, a princípio tudo certo. Mas não vejo reação no meu airlock, acredito que não está fermentando. Segue foto anexo.

Fiz uma receita para 10 litros, mas após a fervura ficou apenas uns 5 litros e utilizei metade do sache para fermentar, de 4 a 5 gramas. Tenho um fermentador de 30l, mas estou preocupado pois não vejo reação no meu airlock. Já está a 1 dia em fermentação a 19 graus.

Fiz uma Original Bitter e usei o fermento S-04.
 

Attachments

  • IMG-20160821-WA0028.jpg
    IMG-20160821-WA0028.jpg
    76 KB · Views: 68
Esqueci de mencionar que quando coloquei o fermento o mosto estava a 26 graus.
 
Será que o balde está totalmente fechado ??

Como o volume é pouco, se tiver um refratômetro mede a densidade, pois o airlock não borbulhar não quer dizer nada..
 
Bom dia,

Julian, muita calma nesta hora! rss Atividade no airlock é apenas um sinal visível que a fermentação está ocorrendo. Eu particularmente tenho uma balde com vedação ruim que nunca apresentou atividade no airlock, e este, sempre me proporcionou uma cerveja de alta qualidade.

Sobre as informações fornecidas por você. O tamanho do balde não interfere; um dia de fermentação, muitas vezes é cedo demais para apresentar qualquer atividade no airlock; nunca utilizei o fermento S-04, mas creio que sua dosagem foi o suficiente; assim que for conhecendo seu equipamento de brassagem, tente corrigir a eficiência dele, para assim, fechar certinho os litros programados com os litros reais.

Sugestão: se possuir um densímetro, procurei verificar se a densidade está baixando, caso não tenha, espere e torça para dar tudo certo heheh Mas conforme mencionou, creio que está tudo dentro dos conformes, agora é só ter paciência!! rsss

Espero ter lhe ajudado, caso não tenha conseguido, aqui no grupo existem pessoas com excelente conhecimento para compartilhar com você.

P.S.: primeira brassagem, também aconteceu isso comigo hehe


Saudações e boas brassagens!
 
Muito obrigado por me tranquilizarem. Eu vou medir com um densímetro pra verificar.
 
Só um adendo, se da sua receita de 10l apenas sobraram 5, a OG deve estar bem acima da receita original. Se estiver alta, tipo 60 ou mais, recomendo usar o restante do fermento para garantir uma boa fermentação e atenuação pois apenas meio pacote não vai dar conta.

Abraço

Victor
 
Só um adendo, se da sua receita de 10l apenas sobraram 5, a OG deve estar bem acima da receita original. Se estiver alta, tipo 60 ou mais, recomendo usar o restante do fermento para garantir uma boa fermentação e atenuação pois apenas meio pacote não vai dar conta.

Abraço

Victor

No beersmith era pra ter OG 1,033, mas medi 1,053. Eu poderia ter emendado água na fervura, mas tinha exatos 10l e achei que não fosse necessário. Mas vi que evaporou muito mas já era tarde, não quis emendar na fermentação e deixei assim. Meu equipamento está configurado errado.
 
Pessoal, sobre o densímetro. Tem duas opções para comprar, o densímetro e o mini densímetro. Estava pensando em comprar o míni, pois desperdiço menos mosto. Mas me falaram que esse mini com proveta de 50ml não mede bem, que bom mesmo é o de 250ml. O que vocês me dizem?
 
Pessoal, sobre o densímetro. Tem duas opções para comprar, o densímetro e o mini densímetro. Estava pensando em comprar o míni, pois desperdiço menos mosto. Mas me falaram que esse mini com proveta de 50ml não mede bem, que bom mesmo é o de 250ml. O que vocês me dizem?

Colega, os mini-densímetros geralmente são utilizados para medir a FG pois sua escala não atinge os valores necessários que obtemos durante a brassagem (p ex OG).
Dê uma olhada nas especificações do instrumento e uma busca de como utilizá-los.
Abs
 
Tenho um mini com escala até 1.100 e ele precisa de 80 ml para a medição. O único problema é que a proveta de 100ml é estreita e o densímetro insira insiste em "grudar" na parede dela.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top