Airlock não para de borbulhar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ygor Soares

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2020
Messages
78
Reaction score
26
Location
Belo Horizonte
Olá pessoal!

Já fazem 8 dias que minha cervreja está fermentando e o blowoff não para de borbulhar.

A OG é de 1042, estou usando lama de US05, fermentando a 17°.

Eu sei que airlock não é densímetro, mas o que pode estar ocorrendo? Faço essa receita regularmente e, nessa altura do campeonato, já teria parado a atividade.

Obrigado!
 
Pode ter sido um erro de Pitch Rate, vitalidade das leveduras, falta de oxigenação, falta de proteínas pra ajudar a levedura, temperatura (seu controlador está marcando correto?) e etc......

Tira uma amostra e experimenta, se ficou muito cagado daí vc vai sentir um Acetaldeído forte, se estiver normal deixa finalizar essa fermentação, vai medindo a OG.

Eu elevaria essa temperatura pra ajudar a finalizar esse fermentação.
 
Pode ter sido um erro de Pitch Rate, vitalidade das leveduras, falta de oxigenação, falta de proteínas pra ajudar a levedura, temperatura (seu controlador está marcando correto?) e etc......

Tira uma amostra e experimenta, se ficou muito cagado daí vc vai sentir um Acetaldeído forte, se estiver normal deixa finalizar essa fermentação, vai medindo a OG.

Eu elevaria essa temperatura pra ajudar a finalizar esse fermentação.

Acabei de tirar uma amostra e a cerveja está deliciosa. Aroma e sabor totalmente dentro da expectativa.

Fiz starter de vitalidade pra garantir uma fermentação saudável. Também me atentei a quantidade correta de levedura usada.

A OG está em 1008.

E agora, quem poderá me defender?
 
Em fermentações muito "vigorosas", acaba gerando uma certa "pressão" dentro do fermentador, que resulta em uma atividade do air lock mais prolongada.

Independentemente, segue o baile mano!
 
Olá pessoal!

Já fazem 8 dias que minha cervreja está fermentando e o blowoff não para de borbulhar.

A OG é de 1042, estou usando lama de US05, fermentando a 17°.

Eu sei que airlock não é densímetro, mas o que pode estar ocorrendo? Faço essa receita regularmente e, nessa altura do campeonato, já teria parado a atividade.

Obrigado!

Uma coisa importante que deve ser levada em consideração é a diferença de pressão do meio. Quando vc tem um recipente na camara de fermentação (podendo ser uma geladeira). E a porta da mesma está fechada, temos um certa igualdade na pressão interna com a externa (dentro da camara) quando a porta é aberta, existe um alívio imediato na pressão externa o que tende a fazer o seu airlock trabalhar, pois o fermentador irá expulsar o ar para equalizar a pressão. Outra coisa é a diferença térmica. Quando abre a porta da camara, existe um diferença brusca de temperatura que também irá altera a pressão interna e externa da camara. Fazendo o air lock simular atividade, quando na verdade é apenas diferença de pressão.
 
Back
Top