Será que deu contaminação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sandrogoldar

Active Member
Joined
Sep 6, 2016
Messages
34
Reaction score
1
Boa noite.

Estou fazendo uma weiss e agora ela está fermentando, já faz uma semana. Acontece que abri o fermentador pra medir a densidade e não estou gostando muito da aparência. Será que alguém pode me dizer se é indício de contaminação? Cheiro e gosto estão ok.
 

Attachments

  • IMG-20161103-WA0029.jpg
    IMG-20161103-WA0029.jpg
    65.3 KB · Views: 87
  • IMG-20161103-WA0027.jpg
    IMG-20161103-WA0027.jpg
    86.2 KB · Views: 95
  • IMG-20161103-WA0028.jpg
    IMG-20161103-WA0028.jpg
    63.5 KB · Views: 75
Perfeitamente normal. Isso é só uma parte do krausen que ainda não floculou. É o que os gringos chamam de yeast rafts.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
vai contaminar se vc ficar abrindo o balde toda hora pra ver esses primeiros 7 dias são perigosissimos
 
Boa noite.

Estou fazendo uma weiss e agora ela está fermentando, já faz uma semana. Acontece que abri o fermentador pra medir a densidade e não estou gostando muito da aparência. Será que alguém pode me dizer se é indício de contaminação? Cheiro e gosto estão ok.

Porque precisa abrir o fermentador para medir a densidade???
 
Se não tem torneira no fermentador (como no meu caso) tem que abrir pra pipetar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Na realidade não precisa... mas aproveito pra ver a fermentação. O airlock não borbulhar.

Abrir o fermentador pode causar oxidação, pode ocorrer contaminação, pode sem querer derrubar alguma coisa dentro, uma sujeira, cabelo e etc...

Nunca abra o fermentador, a não ser que seja necessário...

Ok é sua primeira ou segunda leva, está ansioso para saber como está...mas não tome como prática...

A fermentação é um processo feio mesmo.

Se limpou direitinho, sanitizou, não terá problemas com contaminação...

Relaxa e aguarde o processo todo terminar. Sim demora, pelo menos um mês para se abrir e tomar a primeira garrafa...

Airlock borbulhar ou não, não quer dizer muita coisa...O que importa mesmo é a medição de densidade...Tem gente que nem airlock usa...
 
Quanta gente com ~medinho~ de abrir o fermentador pra dar uma espiada de vez em quando.

Aqui em casa eu crio um registro diário que contém o aspecto visual (foto) e também coleto dados (Densidade e atenuação) para cada fermentação com cada cepa que eu já usei para manter dados históricos e melhorar meu regime de fermentação (tenho motivos além da vaidade para coletar esses dados. :)

Basta ter ~bom senso~, fazer as coisas com calma e manter o sanitizante do lado que o risco de dar problemas apenas por abrir o fermentador é bem baixo.
 
Quanta gente com ~medinho~ de abrir o fermentador pra dar uma espiada de vez em quando.

Aqui em casa eu crio um registro diário que contém o aspecto visual (foto) e também coleto dados (Densidade e atenuação) para cada fermentação com cada cepa que eu já usei para manter dados históricos e melhorar meu regime de fermentação (tenho motivos além da vaidade para coletar esses dados. :)

Basta ter ~bom senso~, fazer as coisas com calma e manter o sanitizante do lado que o risco de dar problemas apenas por abrir o fermentador é bem baixo.

Para estudos, ok...Agora por ansiedade é complicado...

Daqui a pouco neguinho vai entrar dentro do mosto pra ajudar o fermento a comer o açúcar kkkk
 
Abrir o fermentador pode causar oxidação, pode ocorrer contaminação, pode sem querer derrubar alguma coisa dentro, uma sujeira, cabelo e etc...

Nunca abra o fermentador, a não ser que seja necessário...

Ok é sua primeira ou segunda leva, está ansioso para saber como está...mas não tome como prática...

A fermentação é um processo feio mesmo.

Se limpou direitinho, sanitizou, não terá problemas com contaminação...

Relaxa e aguarde o processo todo terminar. Sim demora, pelo menos um mês para se abrir e tomar a primeira garrafa...

Airlock borbulhar ou não, não quer dizer muita coisa...O que importa mesmo é a medição de densidade...Tem gente que nem airlock usa...

Na realidade não foi ansiedade, foi por não ver o airlock trabalhando, aí como ia abrir aproveitei pra ver como ela estava. Até sei que o airlock muitas vezes não borbulha por falta de vedação, mas como tive diversos contratempos nessa brassagem não sei se vai vingar. Só não estou ansioso pq tenho uma leva de cream ale aqui... e já preparando uma IPA. Estudando como fazê-la.
 
Na realidade não foi ansiedade, foi por não ver o airlock trabalhando, aí como ia abrir aproveitei pra ver como ela estava. Até sei que o airlock muitas vezes não borbulha por falta de vedação, mas como tive diversos contratempos nessa brassagem não sei se vai vingar. Só não estou ansioso pq tenho uma leva de cream ale aqui... e já preparando uma IPA. Estudando como fazê-la.

Relaxa que se sanitizou tudo direitinho, sempre vinga...

Pode não sair a breja dos seus sonhos, mas na pior das hipóteses, sirva num churrascão :mug:
 
:mug:
Relaxa que se sanitizou tudo direitinho, sempre vinga...

Pode não sair a breja dos seus sonhos, mas na pior das hipóteses, sirva num churrascão :mug:

:mug:
Ontem foi pro freezer... 0 graus quase... pior que está boa!
Espero que não dê o problema da Cream Ale que fiz, deu baixa carbonatação. Havia feito perto de 6g/l, acho que vou subir pra 7.5
 
Na realidade não foi ansiedade, foi por não ver o airlock trabalhando, aí como ia abrir aproveitei pra ver como ela estava. Até sei que o airlock muitas vezes não borbulha por falta de vedação, mas como tive diversos contratempos nessa brassagem não sei se vai vingar. Só não estou ansioso pq tenho uma leva de cream ale aqui... e já preparando uma IPA. Estudando como fazê-la.



Sandro, quando tiver resultados da sua cream ale poste aqui pra gente acompanhar!

Um abraço e boas brassagens!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sandro, quando tiver resultados da sua cream ale poste aqui pra gente acompanhar!

Um abraço e boas brassagens!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Opa.... cream ale já na geladeira....
Realmente muito refrescante, baixo teor alcoólico, como fiz o mash a 67 a 69 graus tive mais corpo... foi uma ótima experiência...
 
Opa.... cream ale já na geladeira....

Realmente muito refrescante, baixo teor alcoólico, como fiz o mash a 67 a 69 graus tive mais corpo... foi uma ótima experiência...



Legal, pretendo brassar a minha esse final de semana, vamos ver, será minha segunda brassagem, tomara que dê tudo certo! [emoji481]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top