Ajuda com Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maribier

Member
Joined
Mar 30, 2022
Messages
9
Reaction score
1
Location
Santos
Boa noite, sou novato aqui e comecei a fazer cerveja faz poucos meses. Quero pedir um auxílio. Fiz uma Witbier e ao mesmo tempo estava fazendo outras coisas...resultado: não prestei atenção na receita como deveria e acabei colocando o coentro e a casca de laranja logo no começo da fervura, ao invés de no final. Está fermentando desde domingo e agora experimentei e a laranja sumiu, mas o cheiro e sabor de coentro estão muito fortes. Pensei em talvez adicionar um pouco de Cointreau durante o cold crash para amenizar o coentro e dar um toque de laranja...seria esse o melhor caminho a seguir? Obrigado
 
Eu já usei cointreal na cerveja, realmente dá uma alaranjada nela... Mas você pode adicionar cascas durante a maturação, no próprio fermentador.
 
Eu já usei cointreal na cerveja, realmente dá uma alaranjada nela... Mas você pode adicionar cascas durante a maturação, no próprio fermentador.
Obrigado Edgar
Conversei com um camarada também e ele deu a idéia de colocar suco também junto na fermentação pois o coentro está muito forte. Como vai descaracterizar mesmo a Witbier, pensei em usar tangerina para dar um toque mais interessante. Ferver a casca junto com o suco e colocar no fermentador para tentar salvar essa coentro bier?
 
Eu faria o seguinte, pegaria as cascas de duas laranjas bahia ou se quiser tangerina, colocaria em um pote com vodka cobrindo as cascas até o dia do envase. Adicionaria esse "extrato" na hora de envasar. Já fiz em uma breja e ficou bem legal e evidente a laranja.
ah, eu fiz isso em uma leva de 20 litros.
 
Na minha experiência com wits, a laranja vai desaparecendo durante a fermentação. Quando tá pronta, nada de laranja. Então eu sempre adiciono a laranja no envase. Faço extrato com vodka ou fervo as raspas em um pouco de água por 5 minutos e jogo na cerveja.
 
Obrigado pelas dicas. Resolvi ir com suco e casca de tangerina. O coentro ainda está lá, mas a laranja deixou mais palatável. Descaracterizou, mas parece que salvou.
Lição aprendida: não fazer tanta coisa ao mesmo tempo e adicionar as especiarias no final
 
Foram 11g para fazer 10 litros...a receita era colocar nos 15 minutos finais da fervura e por engano coloquei logo no início

Nossa, muito coentro pra 10 litros. Acho que por isso ressaltou tanto, independente do tempo de fervura.

Wit é uma cerveja que sempre faço, das que mais gosto.

Um cálculo fácil pra wit, bem básico, é em torno 1,5g de casca de laranja e 0,5g de coentro por litro. Pode ser um pouco menos ou um pouco mais de coentro, dependendo do gosto. Eu costumo colocar um pouco menos, pra pegar mais na laranja. Saem ótimas brejas.

E coloco tudo a 10min.
 
Last edited:
Entendi...então além do tempo de fervura errei também na quantidade, por isso ficou tão forte, rsrs. Tentarei novamente no futuro usando metade do coentro e adicionando apenas no final da fervura.
Obrigado
 
Entendi...então além do tempo de fervura errei também na quantidade, por isso ficou tão forte, rsrs. Tentarei novamente no futuro usando metade do coentro e adicionando apenas no final da fervura.
Obrigado
Não jogue na fervura a casca e o coentro ... volatiliza os sabores e aromas ...faça como industria ...use extratos ...então ...
Casca de Laranja , sem a parte branca , 3,5 gr / lt .....macerada em Wodka 7 dias temperatura ambiente na Fermentação Secundária , jogue TUDO
Coentro semente –esmagado 1,5 gr / lt, macerado com Wodka 12 hs em temperatura ambiente , no Envase , jogue TUDO ...os extratos em vidro tampado , com nível de solução de 1 cm sobre Casca e o Coentro

OBS : pode dar uma aquecida a 65º na Wodka
 
Back
Top