Desatenção na hora de inocular a levedura - deu ruim?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

filipemclima

Active Member
Joined
Feb 11, 2020
Messages
29
Reaction score
6
Location
Campinas/SP
Bom dia pesoal, blz ai?

No sábado fiz uma brassagem de uma IRA e o processo todo correu sem problema algum, tudo lindo.

Porém, na hora de inocular a levedura, tive uma desatenção e to me corroendo de dúvida por isso. Explico:

Aqueci a água para ativar a levedura a um ponto bem acima do indicado (quase fervi a água), e uns dois minutos depois coloquei a levedura ná água (isso ja no erlenmeyer). Agitei bastante o recipiente e na hora que vi que estava bem quente tentei dar uma esfriada por fora, passando água gelada.

Ao invés de esperar os 30 minutos que a receita dizia para fazer a ativação, já coloquei direto no mosto, que ja estava no fermentador.

Fechei o balde direitinho, coloquei o airlock e aguardei. Já estava comendo as unhas aqui pra saber se tinha feito cagada ou nao, se teria que re-fermentar ou se iria perder tudo. Porém, ontem a noite vi o airlock 'trabalhando', soltando bolhas e então vi que estava rolando fermentação. Porém, agora de manhã fui dar uma olhada, e não vi sinal nenhum de bolhas no airlock.

Sera que realmente eu fiz cagada ou foi só uma coincidencia de que na hora q eu fui checar nao havia bolhas e está tudo bem?

Abs!
 
Compre outro pacote de levedura e adicione novamente...


Se vc hidratou a levedura com agua mto quente (acima dos 50°C) é bem provavel que tenha matado a maior parte da levedura, mesmo que alguma parte tenha sobrevivido e consiga fermentar a breja vc tera todos os problemas de underpitching.
 
Compre outro pacote de levedura e adicione novamente...


Se vc hidratou a levedura com agua mto quente (acima dos 50°C) é bem provavel que tenha matado a maior parte da levedura, mesmo que alguma parte tenha sobrevivido e consiga fermentar a breja vc tera todos os problemas de underpitching.

Obrigado pelo input! Neste caso não tem problema nenhum eu abrir o balde novamente p inocular?
 
Obrigado pela ajuda galera. Acabei de comprar o mesmo fermento e a dúvida agora é se jogo o fermento 'a seco' ou se faço o processo de ativação da levedura. Poderiam dar uma luz?

Abs
 
Back
Top