Será que Perdi 40 litros??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ygor Soares

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2020
Messages
78
Reaction score
26
Location
Belo Horizonte
Fala pessoal!

Tenho o costume de fazer uma Cream Ale e já estou lá pra 20° brasagem dela. Uso sempre 100% malte pilsen. Sempre o mesmo processo: Fermentação, coldcrash + gelatina e garrafa.

Elas ficam muito bem clarificadas, quase padrão de fábrica. Porém desta vez, elas ficaram extremamente turvas e apesar do cheiro completamente neutro, estão com um leve sabor meio azedo lá no fundo. O sabor lembra um pouco cerveja de trigo.

Algumas considerações:

Nessa receita usei 100% malte pale ale.

A geladeira de maturação a frio, foi aberta mais do que o comum, pois um amigo estava guardando umas que ele toma nela.

Seguem as fotos de garrafas limpas e as turvas de agora:
 

Attachments

  • Garrafas Limpas.png
    Garrafas Limpas.png
    385.5 KB · Views: 42
  • IMG_20220202_070543.jpg
    IMG_20220202_070543.jpg
    51.3 KB · Views: 42
o Pale Ale por si só já deixa bem mais turva e escura do que o pilsen. e claro, muda o perfil, deixando com corpo mais alto... deixa resfriada por uns 5-6 dias que ela deve limpar... agora, o azedo que vc se refere que lembra uma trigo, será que não é acidez?
 
Nunca reparei do malte pale deixar a cerveja mais turva, só um pouco mais escura mesmo.
Mas e a levedura qual foi ? Fez starter, usou lama ?
Se não for contaminação deixar as garrafas na geladeira deve ajudar mesmo, só tem que servir com cuidado pra não mexer no fundo da garrafa.
Essa acidez pode ser da levedura que não saiu mesmo.
 
Nunca reparei do malte pale deixar a cerveja mais turva, só um pouco mais escura mesmo.
Mas e a levedura qual foi ? Fez starter, usou lama ?
Se não for contaminação deixar as garrafas na geladeira deve ajudar mesmo, só tem que servir com cuidado pra não mexer no fundo da garrafa.
Essa acidez pode ser da levedura que não saiu mesmo.

Eu uso a mesma lama de US-05 há mais de 20 brassagens.
Não lavo a lama. Apenas deixo dentro do fermentador após drenar a cerveja. Faço uma leva atrás da outra e não faço starter. Resfrio o mosto até a temperatura ideal de inoculação e jogo por cima da lama. Nunca deu contaminação, modificação de aroma e sabor ou qualquer outro defeito. Sempre uso gelatina e da pra ler a digital até mesmo no momento de envase. Tenho um feedback excelente dos amigos que bebem comigo.

Pode ser que dessa vez ocorreu alguma contaminação.

O fato da cerveja ser 100% pale ale não é fator determinante para ficar turva.
 
Eu uso a mesma lama de US-05 há mais de 20 brassagens.
Não lavo a lama. Apenas deixo dentro do fermentador após drenar a cerveja. Faço uma leva atrás da outra e não faço starter. Resfrio o mosto até a temperatura ideal de inoculação e jogo por cima da lama. Nunca deu contaminação, modificação de aroma e sabor ou qualquer outro defeito. Sempre uso gelatina e da pra ler a digital até mesmo no momento de envase. Tenho um feedback excelente dos amigos que bebem comigo.

Pode ser que dessa vez ocorreu alguma contaminação.

O fato da cerveja ser 100% pale ale não é fator determinante para ficar turva.
Nossa, se você já reaproveitou essa levedura 20 vezes e só agora teve uma contaminação a sua sanitização é muito boa.

Acho que além de algum tipo de teste pra identificar a contaminação a única coisa que dá pra fazer é esperar e ver se ela está turva por causa da levedura em suspensão.

Pelo jeito o seu processo tá bem ajustado, só tenho uma dúvida, depois de tantas fermentações, não tem muita levedura no fermentador ?
Que volume de lama fica depois que tira a cerveja normalmente ?
 
Nossa, se você já reaproveitou essa levedura 20 vezes e só agora teve uma contaminação a sua sanitização é muito boa.

Acho que além de algum tipo de teste pra identificar a contaminação a única coisa que dá pra fazer é esperar e ver se ela está turva por causa da levedura em suspensão.

Pelo jeito o seu processo tá bem ajustado, só tenho uma dúvida, depois de tantas fermentações, não tem muita levedura no fermentador ?
Que volume de lama fica depois que tira a cerveja normalmente ?

Reaproveito e a levedura sempre fica bem limpa. Não houve uma "mutação" no sabor e aroma característico da Us-05, pelo menos aparente.

Eu elimino conforme vão passando as brassagens( de três em três +-) o excesso de lama. Até mesmo para evitar um over pitching.

Como faço uma brassagem logo após a outra, a lama está sempre vigorosa e saudável. Não há contato com nenhum material contaminado, apenas mosto novo.
 
Perdi os 40. E o problema foi simplesmente o termômetro, que estava marcando uma temperatura bem abaixo do real. O que resultou na não conversão dos amidos durante a mostura.
 
Back
Top