Será que dá pra sair uma boa Dubbel daqui?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chrystian

Well-Known Member
Joined
Jan 17, 2017
Messages
47
Reaction score
13
Senhores, boa noite.

Pretendo, ainda nesse mês, fazer minha primeira receita do estilo Belgian Dubbel. Fiz uma pesquisa por ingredientes e processo, e montei a receita abaixo. Deixo para os mais experientes na escola belga avaliarem a receita.

76% Pilsen(3,5EBC)
9,2% Munich(25EBC)
7% Candy Sugar Amber(177EBC)
4,7% Carapils(3,9EBC)
3,1% Special B(300EBC)

Lúpulo Herkules para 19IBU aos 60min

Levedura Lallemand Abbaye(starter conforme BS)

Primming: 7g/l

OG prevista: 1068 - FG prevista: 1014 - EBC previsto: 34

Pretendo mosturar em 67º, rampa única. Fermentação iniciada em 18º nos primeiros três dias, depois aumentar uns dois graus por dia até atenuação completa. Pensei em usar rapadura no lugar do Candy Sugar, mas decidi investir e usar o candy mesmo. A intenção é fazer o básico bem feito, sem inventar moda.
 
Last edited:
Chrystian, fiz uma esse ano semelhante à que você postou quanto ao grist, com pequenas diferenças.
A receita está em casa, não me lembro o grist mas é basicamente a base que você montou, eu não colocaria o Special B e colocaria o Candy Suggar que é vendido no Lamas, autentico Candy Suggar de beterraba.
Meu "erro" foi ter colocado 900ml enquanto deveria ter colocado a metade, 450ml que é a quantidade de 1 vial, fiz 30 litros, esse Candy Suggar faz toda diferença em uma dubbel, com os 900ml ela deve ficar em sua melhor forma dentro de alguns meses, ela tem melhorado com o tempo.
Nada contra fermentos em pó, mas acho que uma autentica Dubbel merece um fermento liquido que, em tese, apresenta melhores resultados, fiz com o Yeastlab 3003, achei muito bom e barato pela qualidade, menos de R$ 20,00.
Cheers!
 
Chrystian, bom dia!

Adoro as cervejas belgas, fiz uma Dubbel no ano passado com uma receita parecida com a sua e ficou excelente!

Sua receita está boa sim. Eu usei um vial de Candi Syrup (D-90) para 25 litros e dá um toque muito especial!

Claro que você se tiver alguma levedura líquida como WLP500 ou Sy065 à disposição ficaria melhor, mas usei a lama do Abbaye da Lallemand nesta Dubbel e ficou top!
 
Já está na garrafa!

OG 1069/FG1015. Está completando hoje 07 dias de primming. Devo degustar a primeira garrafa na próxima semana. Ficou com uma cor muito bonita!
 

Attachments

  • IMG-20190913-WA0005.jpg
    IMG-20190913-WA0005.jpg
    30.6 KB · Views: 28
Bom dia Pessoal!!

Uma dúvida: qual temperatura vocês utilizaram na secundária e por quantos dias?
O grist da minha Dubbel ficou assim:
78.1% Pale Ale
15.6% Malte Abbey
3.1% Special B
1.6% Caramunich II
1.6% Candi Syrup D-180 (160 grs.)

Lúpulo Tradition para 20 IBU's em duas adições: aos 50' e aos 15'

Levedura WLP500 (com starter)

Iniciei a fermentação em 18ºC e no terceiro dia subi para 21ºC e finalizei em 23ºC.
Impressionante o frutado que essa levedura produziu.
Agora está na secundária, pretendo deixar a 1ºC por 7 dias, o que acham?
Abraço!!
 
Já está na garrafa!

OG 1069/FG1015. Está completando hoje 07 dias de primming. Devo degustar a primeira garrafa na próxima semana. Ficou com uma cor muito bonita!


Bom, a cerveja já está no primming a mais de 20 dias. A carbonatação demorou, e fiquei sem entender o porque, já que a temperatura aqui estava alta.
Como é a primeira vez que uso esse fermento, pode ser característica dele, apesar de que a fermentação ocorreu dentro do esperado.

Mas não tá legal. Tive problema de retenção de espuma nessa cerveja. Uma pena, pq queria aquela espuma densa e duradoura, típica das cervejas belgas. Tive esse problema pouquíssimas vezes, ainda não descobri o porquê. A cerveja está saborosa, mas também achei que a esterificação poderia ter sido mais forte.
 

Attachments

  • IMG_20191003_115428.jpg
    IMG_20191003_115428.jpg
    47.6 KB · Views: 31
  • IMG_20191003_115440.jpg
    IMG_20191003_115440.jpg
    23.4 KB · Views: 30

Latest posts

Back
Top