Segunda Brassagem OG baixa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wlsroxto

Member
Joined
Sep 22, 2016
Messages
16
Reaction score
1
Boa tarde cervejeiros!
Ontem fiz minha segunda brassagem, Segue a receita:
3 kg de malte pale ale
500 gr de malte Viena
250 gr de malte carapils
15 gr de lúpulo Galena (60 min)
23 gr de lúpulo saaz (10 gr - 60 min, 13 gr - 10 min)
2 sachês de fermento ale.
Aqueci 14 litros de água a 54 graus e fiz o repouso protéico por 30 minutos, após elevei a temperatura para 65 graus por 60 minutos, em seguida elevei novamente a temperatura para 76 graus por 5 minutos.
Fiz a recirculação continua e mais 20 minutos após o fim da brassagem.
Após adicionei 22 litros de água de lavagem a 76 graus.
Fervi o mosto por 60 minutos. Após baixei a temperatura para 20 graus e verifiquei a densidade, OG 1032.
Passei o mosto para o fermentador e adicionei 2 sachês de fermento Ale.
Hoje verifiquei que o Airlock está borbulhando.

Achei a OG muito baixa. O que deve ter acontecido? Usei pouco malte? Qual deve ser a FG da minha cerveja?

Desde já agradeço a todos pela força!!!!!
 
Pode ser uma pergunta idiota, mas não custa nada perguntar. Vc mesiu com densímetro ou refratômetro? Se foi com densímetro, corrigiu de acordo com a temperatura?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Pode ser uma pergunta idiota, mas não custa nada perguntar. Vc mesiu com densímetro ou refratômetro? Se foi com densímetro, corrigiu de acordo com a temperatura?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Opa meu amigo!
Boa noite!
Medi com os dois na temperatura de 20 graus.
 
Provavelmente a baixa densidade pode ser devido a quantidade de malte utilizado. Mas para saber se foi esse o motivo mesmo, é preciso saber a quantidade de mosto que foi para o fermentador.
 
R
Provavelmente a baixa densidade pode ser devido a quantidade de malte utilizado. Mas para saber se foi esse o motivo mesmo, é preciso saber a quantidade de mosto que foi para o fermentador.

20 litros
A receita original tinha como malte base o pilsen, no entanto usei o pale ale.
 
Boa tarde cervejeiros!
Ontem fiz minha segunda brassagem, Segue a receita:
3 kg de malte pale ale
500 gr de malte Viena
250 gr de malte carapils
15 gr de lúpulo Galena (60 min)
23 gr de lúpulo saaz (10 gr - 60 min, 13 gr - 10 min)
2 sachês de fermento ale.
Aqueci 14 litros de água a 54 graus e fiz o repouso protéico por 30 minutos, após elevei a temperatura para 65 graus por 60 minutos, em seguida elevei novamente a temperatura para 76 graus por 5 minutos.
Fiz a recirculação continua e mais 20 minutos após o fim da brassagem.
Após adicionei 22 litros de água de lavagem a 76 graus.
Fervi o mosto por 60 minutos. Após baixei a temperatura para 20 graus e verifiquei a densidade, OG 1032.
Passei o mosto para o fermentador e adicionei 2 sachês de fermento Ale.
Hoje verifiquei que o Airlock está borbulhando.

Achei a OG muito baixa. O que deve ter acontecido? Usei pouco malte? Qual deve ser a FG da minha cerveja?

Desde já agradeço a todos pela força!!!!!

Por que fez parada proteica se somente tem malte na receita?

Sua OG baixa deve ser efeito de quantidade insuficiente de grãos, possivelmente também de moagem. Com essa quantidade de malte e OG obtida, pra 20L, deve ficar em torno de ~60 de eficiencia. Aumente seu grist de malte e simule as receitas em algum software, seja BS ou online


abraços
 
Recomendo fortemente ler os tópicos fixos, de todas as sessões, pra tomar uma base em relação a rampas de temperatura, fermentação e hidratação de leveduras
 
Perfeito rodrigoschuch. A maioria das dúvidas, principalmente d tópico iniciantes, ja estaria danada com uma boa leitura dos tópico fixos. Nem precisaria de pesquisas adicionais.
Mas para facilitar a pesquisa do amigo que abriu o tópico, OG baixa vai ocorrer por baixa proporção no grist ou pouca extracao de açúcares na mosturação.
 
Então se tu achou que a OG foi baixa para o estilo que estava pretendendo fazer, a causa foi mesmo a quantidade de malte utilizado. Caso tu tenha copiado a receita de algum lugar, uma coisa que deve ter em mente é que nem todo o equipamento tem a mesma eficiência. Pode ser que alguém tenha um equipamento ou técnica que alcance uma elevada eficiência com a receita em questão e, quando copiado por outro cervejeiro com outro equipamento, não consiga a mesma eficiência. Assim, a OG ou a quantidade de mosto será menor, de fato. Podendo priorizar uma ou outra no momento da brassagem.

Caso tu tenha criado a receita, uma dica é conhecer a eficiência do teu equipamento antes, pois assim tu saberá o quanto de malte e água irá precisar para alcançar a OG e a quantidade de mosto necessário, sem precisar fazer correções no momento da brassagem. O bom é usar algum software para facilitar os cálculos. Mas como estas ainda no início, essa brassagem já pode servir de parâmetros para as próximas, pois com as medidas que fizestes, já é possível ter uma boa noção da eficiência do teu equipamento.

Outra coisa que já pode ir dando uma olhada (enquanto fermenta essa leva) é nas temperaturas que usou na brassagem. Olhando a tua receita, eu não vejo necessidade de uma parada proteica, ainda mais de 30 minutos.
 
O resultado foi surpreendente. Apesar de ter ficado com 2.8 de teor alcoólico, a cerveja ficou bem saborosa.
 

Attachments

  • 2017-02-15 10.35.40.jpg
    2017-02-15 10.35.40.jpg
    109.4 KB · Views: 39
O resultado foi surpreendente. Apesar de ter ficado com 2.8 de teor alcoólico, a cerveja ficou bem saborosa.

com certeza vai agradar o pessoal que nao ta acostumado com ceva artesanal, que normalmente querem algo mais suave! Ta bonita!
 
Back
Top