Secar a Cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JoyDivision1

New Member
Joined
Mar 20, 2017
Messages
2
Reaction score
0
Bom dia Senhores

Alguém saberia informar se eu acrescentar a levedura de Champagne Red Star após o terceiro dia de fermentação consigo secar minha um pouco mais minha cerveja.
Pretendo fazer uma brassagem de 90 mim a uma temperatura de 64ºC, busco uma OG de 1.048 e queria chegar a uma FG de 1.005.
Não queria usar enzimas pq preciso desta breja pronta em 15 dias.
Um abraço a todos

Joy
 
leveduras de champanhe são lentas para maltose.

Se quer bem seca, use uma temperatura de 62ºC. Use leveduras de alta atenuação como as de saison (com a magrove Jacks já consegui chegar a 1.001.

Com a BE-134 consegui sair de 1.050 para 1.004 tranquilo. O único detalhe com estas leveduras é o perfil delas, pois a BE-134 se ficar em 17ºC vai trazer um picante/cravo e se for mais quente, alguns esteres.
 
Bom dia Senhores

Alguém saberia informar se eu acrescentar a levedura de Champagne Red Star após o terceiro dia de fermentação consigo secar minha um pouco mais minha cerveja.
Pretendo fazer uma brassagem de 90 mim a uma temperatura de 64ºC, busco uma OG de 1.048 e queria chegar a uma FG de 1.005.
Não queria usar enzimas pq preciso desta breja pronta em 15 dias.
Um abraço a todos

Joy

O Jean deu uma boa dica. Faça a brassagem a 62° - 63° e você estará aumentando a ação da ß-amylase que quebra o amido em açúcares menores e fermentáveis. Já consegui com o fermento seco Safale US-05 chegar a FG de 1.006.

Outra opção é de fato utilizar os fermentos para saison, como Mangrove M29 e Lallemand Belle Saison. As principais cepas são S. cerevisiae var. diastaticus, que produzem glucoamylase e conseguem quebrar a maioria dos açúcares não fermentáveis (dextrinas) que a brassagem deixou. É importante tomar cuidado para não ocorrer contaminação cruzada depois nos seus equipamentos (nada que uma boa sanitização não resolva).

Com o M29 por exemplo, já fiz saisons com FG 1.000 e até 0.999 (presença de álcool altera a densidade).
 
JoyDivision, tem um cervejeiro num grupo que participo que fez uma Brut IPA e adicionou fermento da Red Star para secar a cerveja, e ele falou muito bem dessa cerveja que ele fez.
Porém, além do fermento, ele adicionou Nutrientes e tenho certeza que ajudou muito a fermentação dele.
Muita gente faz Brut IPA utilizando apenas fermentos cervejeiros (por ex. US-05) e nutrientes, e chegam a FG bem baixa, acho que vale a pena você pesquisar um pouco sobre nutrientes.
 
Back
Top