Sanitização de Ambientes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lennon1

Well-Known Member
Joined
May 25, 2017
Messages
45
Reaction score
7
Olá galera!

Antes do assunto, gostaria de informar que a minha 1ª brassagem está ocorrendo, nesse momento tenho algumas garrafas de uma APA feita na cara e na coragem carbonatando, mas isso será mostrado logo logo :mug:

Falando sobre o assunto:
Entrei na parte de Sanitização aqui do fórum e fui folheando e lendo procurando algo mais específico, porém só vi alguns ganchos...
Como disse em outro tópico tenho um projeto de uma Sala Cervejeira. Essa mesma sala já existe e era um "porão", em resumo o mofo fez dela uma bela residência.
Então lá fui eu com borrifador, água sanitária e água. Todo dia umas 3x por dia borrifando nos pontos críticos de mofo e após esses não estarem mais visíveis a olho nú, refiz o procedimento na extensão toda da sala evitando apenas o teto, que não tem nenhum ponto mofado e não apresenta umidade.

Tenho os dois pés atrás quando falamos de bactérias, por isso venho requisitar a experiência do pessoal, pretendo usar a sala para brassar a próxima leva e "sanitizei" ela ontem, visivelmente(sei que isso não é exatamente um requisito) falando não existe mais pontos de mofo, mas ainda quero saber se existe um grande risco de contaminação por causa do meio ambiente? Sei que o risco sempre existe, mas nesse caso em específico onde eu vim limpando essa sala com a solução.
É melhor dedicar mais esforços antes de fazer o processo dentro da sala?

Falando das próximas, toda vez que for brassar vou usar essa mesma solução 1 dia antes do processo afim de espantar o mofo.

Obrigado pessoal :)
 
Lennon,

Acho que o ambiente que você descreve, do modo que está, é quase inviável pra fazer cerveja. Mesmo que não tenha pontos visíveis, e já que a sala tava infestada, acho tem muito risco de ter pontos invisíveis de mofo liberando esporos que vão estar voando e que podem cair no seu mosto e desandar tudo. Eu não arriscaria.

Eu recomendaria, caso você queira mesmo utilizar esse espaço, que você invista numa pequena reforma, retirando o acabamento atual e depois passando um isolante próprio pra umidade nas paredes, pra depois voltar a pensar em brassar aí.

Abraço.
 
Olá galera!

Antes do assunto, gostaria de informar que a minha 1ª brassagem está ocorrendo, nesse momento tenho algumas garrafas de uma APA feita na cara e na coragem carbonatando, mas isso será mostrado logo logo :mug:

Falando sobre o assunto:
Entrei na parte de Sanitização aqui do fórum e fui folheando e lendo procurando algo mais específico, porém só vi alguns ganchos...
Como disse em outro tópico tenho um projeto de uma Sala Cervejeira. Essa mesma sala já existe e era um "porão", em resumo o mofo fez dela uma bela residência.
Então lá fui eu com borrifador, água sanitária e água. Todo dia umas 3x por dia borrifando nos pontos críticos de mofo e após esses não estarem mais visíveis a olho nú, refiz o procedimento na extensão toda da sala evitando apenas o teto, que não tem nenhum ponto mofado e não apresenta umidade.

Tenho os dois pés atrás quando falamos de bactérias, por isso venho requisitar a experiência do pessoal, pretendo usar a sala para brassar a próxima leva e "sanitizei" ela ontem, visivelmente(sei que isso não é exatamente um requisito) falando não existe mais pontos de mofo, mas ainda quero saber se existe um grande risco de contaminação por causa do meio ambiente? Sei que o risco sempre existe, mas nesse caso em específico onde eu vim limpando essa sala com a solução.
É melhor dedicar mais esforços antes de fazer o processo dentro da sala?

Falando das próximas, toda vez que for brassar vou usar essa mesma solução 1 dia antes do processo afim de espantar o mofo.

Obrigado pessoal :)

Não vejo grandes riscos.

Se o local tem pouca ou nenhuma corrente de ar, que possa levar poeira com bactérias e o mofo, sem mt crise.

As maiores causas de contaminações na cerveja são por limpeza e sanitização das conexões, mangueiras e fermentadores.

Exposição a leveduras selvagens e bactérias no ar, normalmente não vão ter quantidade suficiente a ponto de contaminar as suas levas.

Limpe e sanitize tudo que entra em contato pós fervura direitinho e principalmente inocule a quantidade correta de leveduras, que dificilmente terá problemas.

Para minimizar, durante o resfriamento do mosto, caso já não tenha mais evaporação, coloca uma tampa sobre a panela para minimizar que possa cair algo do ar na sua cerveja...
 
Obrigado Tomazela 👍

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
Lennon,

Vale considerar também que a brassagem gera muita humidade no ambiente, principalmente na fervura, gera-se muito vapor... Se não houver corrente de ar ou troca forçada, talvez a sala em questão piore com o tempo...

Abs

Persevalli
 
Sim Persevalli. Após a brassagem deixo a sala aberta para secar, e também limpo as paredes, chão além de borrifar água sanitária para evitar bactérias mais grosseiras.
Obrigado!

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
Boa tarde.
Já ouviu falar em ozonizador?
São equipamentos sanitizantes de ambientes. São meio caros, mas ficando ligados nesse seu ambiente, vai matar a maioria dos micro organismos contaminantes.
Eu pesquisei no ML e achei um:
http://produto.mercadolivre.com.br/...itizaco-ozonizador-desodorizaco-com-oznio-_JM
Não é anúncio, é apenas uma ideia.

Oi Alexandre, é a primeira vez que ouço falar sobre o dispositivo, ja havia tido contato com o Ozônio em alguns serviços.
Um pouco caro mesmo e o Laboratório tem apenas 10m², mas é um achado...
Muito obrigado e será considerado quando sobrarem umas verdinhas...
 
Tenho outra ideia, mas estou esperando uma fermentação que deve acabar semana que vem, aí eu terei provas de que funciona o que usei e postarei um vídeo para mostrar para vocês.

abraço.
 
Tenho outra ideia, mas estou esperando uma fermentação que deve acabar semana que vem, aí eu terei provas de que funciona o que usei e postarei um vídeo para mostrar para vocês.

abraço.

Muito bom Alexandre!
Estamos aguardando os resultados ;D

A respeito da sanitização, o "Laboratório" se encontrava com muito mofo esverdeado, preto, e de várias cores, os fungos estavam fazendo um carnaval lá. Segui a dica de passar água sanitária diluída em água com um borrifador, as proporções eram de aproximadamente 1/10, resumindo bem o mofo desapareceu visualmente, o cheiro dentro do laboratório passou a ser neutro e as paredes esbranquiçaram, lógico que ainda existem pontos perigosos lá, mas a melhora só com esse procedimento foi enorme. Eu recomendo para quem der de frente com um caso parecido, é barato, rápido e simples. A mão dói um pouco de ficar "gatilhando" o borrifador mas existem umas bombas aspersoras encontradas em materiais agrícolas, você faz a diluição do líquido e gera pressão com uma alavanca, depois é só alegria.

Apenas lembrando, usem máscaras ou alguma proteção... Mesmo ja diluída a água sanitária vai fazer mal.

Logo logo eu vou postar fotos aqui no HBT de como está ficando a sala, já conta com uma pia, uma estante bem improvisada e uma melhoria na porta rsrs

Abraços! :tank:
 
Já ouviram falar num produto chamado Lysoform? É bactericida, fungicida, etc, e barato hehehe

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
 
Já ouviram falar num produto chamado Lysoform? É bactericida, fungicida, etc, e barato hehehe

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Só vi no The Big Bang Theory kkkkk

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
amigo,
o teu post me trouxe uma preocupação maior que a duvida que levantaste… parece que não há uma boa ventilação no local ao qual te referes, qual vai ser a tua fonte de calor? Gás? se for tome muito cuidado, o MONÓXIDO DE CARBONO pode te MATAR.

quanto à duvida propriamente dita eu não me preocuparia com a contaminação do ambiente… se fizeste o controle e não há grandes colônias visíveis a chance de um esporo cair no mosto e contaminar é a mesma que em qualquer lugar, fungos são cosmopolitas...
 
Olá!

Você encontra ozonizador no AliExpress baratinho. Funciona muito bem para controlar contaminações ambientes e acabar com odores. Recomendo para seu caso.

Abraço!
 
amigo,
o teu post me trouxe uma preocupação maior que a duvida que levantaste… parece que não há uma boa ventilação no local ao qual te referes, qual vai ser a tua fonte de calor? Gás? se for tome muito cuidado, o MONÓXIDO DE CARBONO pode te MATAR.

quanto à duvida propriamente dita eu não me preocuparia com a contaminação do ambiente… se fizeste o controle e não há grandes colônias visíveis a chance de um esporo cair no mosto e contaminar é a mesma que em qualquer lugar, fungos são cosmopolitas...
Opa Lisboa, agradeço a preocupação mas levei isso em consideração, nesses primeiros usos estou forçando a ventilação com um ventilador comum. Mas estou procurando um exaustor pra instalar no laboratório.
Muito obrigado por levantar esse tópico aqui, assim pode ser útil para outras pessoas também !

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
Back
Top