Reutilizar a lama

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Guenther, como eu faria essa separação de uma parte do starter. Eu faria por ex 2 litros de starter e separaria 500 ml para a proxima leva. Como se faz essa separação? Quanto tempo poderia guardar na geladeira?
Cara... não tem regra! Separa quanto tu quiseres.

Quer separar 10ml? Separa. Quer separar 500ml? Beleza.

Quando? Também não tem muita regra... pode separar durante o high krausen do starter, ou depois de pronto e decantado (e depois de descartar o líquido sobrenadante), e por aí vai.

Quanto tempo pra guardar na geladeira? Também não tem regra. Uns recomendam dias, outros semanas, uns livros dizem isso, outros aquilo.... e tem amigos meus que guardam por meses........ pois sempre sobra alguma célulazinha vida pra começar um novo starter, e aí é só ir fazendo steps pra conseguir a população que tu precisa, e ir estimando o número de células por peso... nem de microscópio precisa.

Abraço,
 
Ou seja, você pega o fermento, faz um starter bem feito (aeração, nutrientes, etc), pega um pouco, guarda, e usa o resto na cerveja.

Tem alguma descrição do starter bem feito, isto é: que nutrientes, aeração, etc. ?

Em um erlenmeyer de 2L, só chacoalhar já adianta ? A bombinha de aquário faz muita espuma em pouco tempo (segundos) e acho que nem chegar a oxigenar nada.
 
Tem alguma descrição do starter bem feito, isto é: que nutrientes, aeração, etc. ?

Starter bem feito:
- utilizando stir plate, tampado por papel alumínio não totalmente vedado
- se der pra usar bomba de aquário com filtro e pedra difusora... ótimo
- mosto a 1035, estourando 1040
- utilizar nutrientes proporcional ao recomendado na embalagem do nutriente que for utilizar - ex.: se for 2g pra 20 litros, utilizar 0.2 gramas pra 2 litros de starter (no entanto, existem relatos na internet de utilizar simples "meia colher de chá" ou "1/4 de colher de chá" e não ter problemas.

Em um erlenmeyer de 2L, só chacoalhar já adianta ? A bombinha de aquário faz muita espuma em pouco tempo (segundos) e acho que nem chegar a oxigenar nada.

A bombinha de aquário com pedra, como dito antes, ajuda..... e ajuda MUITO!

Abraço,
 
Guenther,

O próprio stirplate já não substitui a aeração com bombinha de aquária? Andei lendo que o vórtice que ele gera aera constantemente o starter.
 
O vórtice oxigena? Sim. Mas com a bobinha, mais ainda.

99% da galera e das calculadoras são baseadas só em stir-plate... então... não, não precisa. Eu uso.
 
Pesquisando a respeito de stir plate x bomba de aquário com pedra difusora para aeração de starter, encontre posicionamento no sentido de que a bomba de aquário resultaria em super oxigenação prejudicial. Isto tem fundamento?

Como seria o uso correto da bomba de aquário com pedra difusora em starter? Continuamente ou intercalando períodos?
 
Pessoal vocês que estão conseguindo congelar, qual proporção de glicerina e levedura, o descongelar é rápido ???? resumindo tem alguém disposto a passar um passo a passo. hehehe
Abraço
 
Pessoal vocês que estão conseguindo congelar, qual proporção de glicerina e levedura, o descongelar é rápido ???? resumindo tem alguém disposto a passar um passo a passo. hehehe
Abraço

30% glicerina, 70% levedura com mosto como mídia.

"Congelar" é modo de dizer, pois a solução não congela.

Tem que voltar à temperatura ambiente o mais rápido possível. Eu não uso toda a solução para fazer o starter. Uso uma alça de inoculação para inocular 7ml de mosto estéril (autoclave - panela de pressão), depois vou fazendo starters sucessivos até chegar na quantidade adequada de células.
 
Pesquisando a respeito de stir plate x bomba de aquário com pedra difusora para aeração de starter, encontre posicionamento no sentido de que a bomba de aquário resultaria em super oxigenação prejudicial. Isto tem fundamento?

Como seria o uso correto da bomba de aquário com pedra difusora em starter? Continuamente ou intercalando períodos?
Não existe possibilidade de super oxigenação utilizando ar normal.

Tu falou que pesquisou um pouco (e pelo visto foi recente)..... então.. onde tu leu isso?

Abraço,
 
30% glicerina, 70% levedura com mosto como mídia.

"Congelar" é modo de dizer, pois a solução não congela.

Tem que voltar à temperatura ambiente o mais rápido possível. Eu não uso toda a solução para fazer o starter. Uso uma alça de inoculação para inocular 7ml de mosto estéril (autoclave - panela de pressão), depois vou fazendo starters sucessivos até chegar na quantidade adequada de células.
Alguns caras do HomebrewTalk americano fizeram vários testes com várias abordagens diferentes, utilizando concentrações de glicerina diferente, etc etc etc, e o melhor resultado que eles tiveram foi de 10 a 15%, e é isso que eu sigo.

Um dos caras criou um artigo fixo, descrevendo absolutamente tudo: http://www.homebrewtalk.com/freezing-yeast.html

Lá nesse artigo tem inclusive um link para a thread original.

Abraço,
 
Pessoal vocês que estão conseguindo congelar, qual proporção de glicerina e levedura, o descongelar é rápido ???? resumindo tem alguém disposto a passar um passo a passo. hehehe
Abraço

Dei uma pesquisada em alguns sites americanos e vi que o recomendado para se congelar é de 15% a 20% de glicerina e 80% água (mosto leve).

Da uma olhada nesse passo a passo do HBT americano, é bem completo, inclusive com os itens e etapas e processos.

http://www.homebrewtalk.com/freezing-yeast.html

Abs
 
Pessoal,

Qual a glicerina utilizada para estocar levedura a frio? Só consigo achar a glicerina bi-destilada. Ela pode ser utilizada?

No HBT gringo eles falam na glicerina vegetal, mas esta n encontro de jeito nenhum. Alguém saberia me dar uma luz?
 
Pessoal,

Qual a glicerina utilizada para estocar levedura a frio? Só consigo achar a glicerina bi-destilada. Ela pode ser utilizada?

No HBT gringo eles falam na glicerina vegetal, mas esta n encontro de jeito nenhum. Alguém saberia me dar uma luz?

Em geral glicerina é vendida em forma de grau alimenticio, mas procure observar... Em lojas/empresas de produtos químicos vc consegue uma de grau alimenticio pedindo por Glicerina P.A. (pureza analítica).

Acho que a bi-destilada pode ser usada, estou vendo uma ficha de uma aqui que alega 99% de pureza.

Qual a marca dessa que vc encontrou?
 
Em geral glicerina é vendida em forma de grau alimenticio, mas procure observar... Em lojas/empresas de produtos químicos vc consegue uma de grau alimenticio pedindo por Glicerina P.A. (pureza analítica).

Acho que a bi-destilada pode ser usada, estou vendo uma ficha de uma aqui que alega 99% de pureza.

Qual a marca dessa que vc encontrou?

Fala Tiago,

As que tenho encontrado é a da Farmax 100mL, pesquisando na net achei:

"Glicerina Farmax é pura contendo de 98% a 100% de glicerol".

Então pode será que pode ser utilizada? Valeu!
 
assunto super interessante, contudo as informações em geral apontam uma para cada direção(Guenthe), e concordo com ele, no sentido de que há muitas técnicas e que ainda existe suas adaptações pessoais.

gostaria de uma explicação, talvez uma abordagem mais didática, passo a passo de um caso, seja um método ou outro... e com uma quantidade tipo 50 litros..

meu caso.... fermentar 300 litros de mosto. pela inoculação padrão(direto de vieis), seria muito caro, e é... fiz o start, e seus vários steeps para aumentar, contudo como poderia saber qual a quantidade ideal, não tenho microscópio... não vou comprar.. fiz tudo muito empírico, baseado apenas nas calculadoras(confesso que ainda não as entendi bem), ...
deu certo?.. até deu.. chegou nas especificações planejas, mas para mim foi sorte... e não gosto de acertar por sorte...
 
Fala Tiago,

As que tenho encontrado é a da Farmax 100mL, pesquisando na net achei:

"Glicerina Farmax é pura contendo de 98% a 100% de glicerol".

Então pode será que pode ser utilizada? Valeu!

Bom... no rótulo indica uso externo...

O grau de pureza é alto... pelo que vi no google a farmax testa a pureza contra contaminações de várias coisas, o que é bom. Ainda assim a finalidade indicada é de uso externo, então não sei, talvez não tenha problema, mas na dúvida, procuraria por grau alimenticio ou P.A..

Abç
 
Qual você utiliza Tiago? Poderia me informar o nome e marca.
Obrigado pela atenção.
 
assunto super interessante, contudo as informações em geral apontam uma para cada direção(Guenthe), e concordo com ele, no sentido de que há muitas técnicas e que ainda existe suas adaptações pessoais.

gostaria de uma explicação, talvez uma abordagem mais didática, passo a passo de um caso, seja um método ou outro... e com uma quantidade tipo 50 litros..

meu caso.... fermentar 300 litros de mosto. pela inoculação padrão(direto de vieis), seria muito caro, e é... fiz o start, e seus vários steeps para aumentar, contudo como poderia saber qual a quantidade ideal, não tenho microscópio... não vou comprar.. fiz tudo muito empírico, baseado apenas nas calculadoras(confesso que ainda não as entendi bem), ...
deu certo?.. até deu.. chegou nas especificações planejas, mas para mim foi sorte... e não gosto de acertar por sorte...

Existem outros métodos de estimar contagem de células, menos precisos que o microscópio, mas ainda assim funcionais, como peso da massa de levedura, ou nível de decantação de uma amostra, mas não existem milagres infelizmente, no começo é um pouco confuso mesmo, precisa estudar com calma e experimentar...

As calculadoras são bem confiáveis, porque foram testadas por várias pessoas, pode ficar tranquilo quanto a isso, minha opinião...

Quanto às técnicas, tanto de reutilizar quanto de armazenar a levedura, tem vários passo-a-passo dispostos na internet, inclusive com imagens e vídeos, sugiro que vc de uma procurada pra ter um panorama geral das que existem primeiro, pra então escolher e aprender a que melhor se adapte ao seu volume, equipamento ou gosto.

Abraço!
 
Eu falei congelar porque eu congelo, mas o meu comentário foi mais a respeito pra guardar na geladeira mesmo como muita gente guarda slurry.... tem amigos meus que fazem isso e simplesmente guardam o fermento na geladeira... do mesmo jeito tem gente que guarda slurry...... o cara guarda fermento puro do último starter daquela cepa..... e mesmo que com o tempo as células vão morrendo sobrem poucas, ele sempre tem uma quantidade suficiente de células puras pra fazer um novo starter.

Naquele ponto que tu falaste "poderia fazer um starter pra nutri-las, outra opção seria pegar uma pequena parcela destas e replicar, criando células novas e impecáveis".

Esse é o ponto.... eu acredito seriamente que não são "impecáveis".

Em cervejarias por exemplo, eles reutilizam algumas vezes, no geral no máximo uma dezena, e depois já era... e o motivo disso é justamente porque começam a ter muitas mutações, contaminações, esgotamento, etc, mas especialmente mutações.

Ou seja... comparando duas situações:

A) você faz vai fazer 20 levas da mesma cerveja com o mesmo fermento - nessa situação, para cada leva, você coleta um pouco do slurry (um pouquinho), faz um starter, e inocula na próxima, e depois vai repetindo.

B) as mesmas 20 levas, mas antes de inocular a primeira, você pega um pouco do fermento original e puro, e guarda na geladeira..... aí na segunda leva, vc pega esse fermento, faz o starter necessário, GUARDA um pouco dele na geladeira, e inocula o resto. Na terceira... pega o que tem guardado... e repente.

Eu acredito que a opção B seja bem melhor. Em tese, poderia ser repetida infinitamente (muitos americanos inclusive fazem isso infinitamente). Já a opção A, certamente vai chegar num ponto onde os resultados da geração atual vão ser muito diferentes da geração original devido a mutações ou à chance de coletar fermento mais tendencioso para uma coisa que outra (atenuação ou floculação) dependendo da técnica de coleta (homebrew). No starter, como está tudo muito misturado... provavelmente as gerações serão muito parecidas.

Abraço,

Olá pessoal, preciso de uma ajuda, estou tendo dificuldades no entendimento.

Segue como pretendo realizar o processo (neste caso a opção B sugerida pelo Guenther)
Usando o http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

OG 1.045
22 litros
pitch rate 0.75
22 gramas de fermento
Cell density 5
Cells available 110 bi

Pelo cálculo faltariam 75 bilhões de células. Preciso de 185 bi.
Fazendo o starter com 1 litro, e a 1.036, tenho 254 bi.

01- Pretendo coletar 300 ml (equivalente mais ou menos 70 bi) e guardar para um novo starter futuro.
02 - usar estes 700 ml restantes para inocular (teoricamente tenho o necessário, ou seja 185 bi segundo a calculadora)

Perguntas:
Os passos 1 e 2 estão corretos? o que posso melhorar?

No passo 01, estes 300 ml quando for utilizar para uma outra leva, na calculadora considero como Slurry ? Se sim, qual seria o slurry density que devo usar para este novo starter.
 
Olá pessoal, preciso de uma ajuda, estou tendo dificuldades no entendimento.

Segue como pretendo realizar o processo (neste caso a opção B sugerida pelo Guenther)
Usando o http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

OG 1.045
22 litros
pitch rate 0.75
22 gramas de fermento
Cell density 5
Cells available 110 bi

Pelo cálculo faltariam 75 bilhões de células. Preciso de 185 bi.
Fazendo o starter com 1 litro, e a 1.036, tenho 254 bi.

01- Pretendo coletar 300 ml (equivalente mais ou menos 70 bi) e guardar para um novo starter futuro.
02 - usar estes 700 ml restantes para inocular (teoricamente tenho o necessário, ou seja 185 bi segundo a calculadora)

Perguntas:
Os passos 1 e 2 estão corretos? o que posso melhorar?

No passo 01, estes 300 ml quando for utilizar para uma outra leva, na calculadora considero como Slurry ? Se sim, qual seria o slurry density que devo usar para este novo starter.

Olha, está correto, vc pode jogar com as proporções e tal, mas na minha opinião, não vale tanto esforço... Com fermento, quanto mais simples melhor. Como vc não tem uma contagem real da quantidade, apenas uma estimativa, fazendo dessa forma eu vejo como se vc estivesse removendo uma "margem de segurança". Eu acho que usaria o starter todo e depois coletaria a lama pra reutilizar. A não ser que quisesse fazer uma cerveja antes dessa estar pronta.

Abraço
 
Olha, está correto, vc pode jogar com as proporções e tal, mas na minha opinião, não vale tanto esforço... Com fermento, quanto mais simples melhor. Como vc não tem uma contagem real da quantidade, apenas uma estimativa, fazendo dessa forma eu vejo como se vc estivesse removendo uma "margem de segurança". Eu acho que usaria o starter todo e depois coletaria a lama pra reutilizar. A não ser que quisesse fazer uma cerveja antes dessa estar pronta.

Abraço

É justamente isso Tiago. Vou utilizar umas duas vezes ate ter uma lama p usar. E outra, eu acredito que usar o fermento novo e não a lama seja mais promissor, ainda vou testar pois não tenho embasamento pra isso.
 
É justamente isso Tiago. Vou utilizar umas duas vezes ate ter uma lama p usar. E outra, eu acredito que usar o fermento novo e não a lama seja mais promissor, ainda vou testar pois não tenho embasamento pra isso.

Tudo que eu li e ouvi indica justamente o contrário, fermento de 2ª, 3ª geração, quando bem tratados, sempre tem um vigor e desempenho melhor que a 1ª geração.

Lembre-se também que uma fermentação aumenta de 3 a 4x a quantidade inicial de fermento, então provavelmente a lama de uma leva é suficiente pra fermentar uma nova, até de maior volume se for o caso

Abraço
 
Tudo que eu li e ouvi indica justamente o contrário, fermento de 2ª, 3ª geração, quando bem tratados, sempre tem um vigor e desempenho melhor que a 1ª geração.

Lembre-se também que uma fermentação aumenta de 3 a 4x a quantidade inicial de fermento, então provavelmente a lama de uma leva é suficiente pra fermentar uma nova, até de maior volume se for o caso

Abraço

Putz.. agora fiquei na dúvida. Mas enfim, vou fazer os dois testes.

Mas e quanto ao cálculo da densidade? Usa-se 2.5 para a lama, e quando for novo, sabe me dizer?
 
Putz.. agora fiquei na dúvida. Mas enfim, vou fazer os dois testes.

Mas e quanto ao cálculo da densidade? Usa-se 2.5 para a lama, e quando for novo, sabe me dizer?

2.5? eu uso o padrão do brewer's friend, 1. Só certifique-se de fazer a lavagem do fermento, pra se livrar da sujeira, que conta como volume.

Ou de forma diferente pode fazer por peso, como indica no site do braukaiser. Funciona bem também.

Não se preocupe quanto à duvida, como todos esses métodos tem uma margem de imprecisão e são empíricos, o melhor é escolher 1 método pra utilizar, fazer starter, reutilizar e armazenar fermento, porque daí vc consegue se ajustar dentro do seu método e criar uma consistência, depois ir ajustando a partir dos resultados que vc obtiver. Caso não se adeque ao método escolhido, troque, ou ajuste...
 
2.5? eu uso o padrão do brewer's friend, 1. Só certifique-se de fazer a lavagem do fermento, pra se livrar da sujeira, que conta como volume.

Ou de forma diferente pode fazer por peso, como indica no site do braukaiser. Funciona bem também.

Não se preocupe quanto à duvida, como todos esses métodos tem uma margem de imprecisão e são empíricos, o melhor é escolher 1 método pra utilizar, fazer starter, reutilizar e armazenar fermento, porque daí vc consegue se ajustar dentro do seu método e criar uma consistência, depois ir ajustando a partir dos resultados que vc obtiver. Caso não se adeque ao método escolhido, troque, ou ajuste...

Obrigado.
 
Pessoal, fiz uma american standard lager utilizando o Bio4 Pilsner Urquell, e tinha a intenção de coletar a lama, lavar e guardar para uso futuro....assisti o vídeo abaixo no youtube:

[ame]http://m.youtube.com/watch?v=Ff3s6GiS2fo[/ame]

E neste vídeo, assim como em outros similares, recomenda-se descartar o sobrenadante líquido e pegar a camada intermediária(mais "cremosa") do pote, tomando-se o cuidado de não levar o que está no fundo...
Pois bem, ao misturar a agua na lama em meu fermentador, transferi para um pote de vidro e deixei decantar uns 50 minutos na geladeira; formaram-se apenas duas camadas, uma liquida sobrenadante e uma no fundo mais espessa...imaginei que no meu caso não se teria a terceira camada do fundo muito evidente pois minha leva tinha pouco trub, a cerveja era clara etc...
Fiz o que vi nos vários vídeos do youtube e descartei o liquido sobrenadante, colocando a parte mais espessa num outro pote para uma segunda lavagem...
Ao ler este tópico, vi que era pra ser exatamente o contrário: coletar o sobrenadante e descartar o resto...
O que está certo na verdade??? Os vídeos estão todos errados? Há diferença de lavagem e coleta de lama lager e lama Ale?
 
@Elson,

É o contrário.

Primeiramente não deixe tanto tempo decantando. Depois de transferir para um pote, o trub, proteínas e células mortas vão decantar rapidamente. O tempo ideal é de 15 a 20 minutos.

Então passado esse tempo vc transfere o sobrenadante (estará bem turvo, mas livre de sólidos macroscópicos) para outro recipiente sanitizado. O fermento vivo está ali, no líquido turvo. Esse irá decantar mais devagar, aconselho a deixar pelo menos umas 12 horas na geladeira. Então vc vai notar uma camada branca ou bege no fundo do recipiente. Esse é o bom fermento. Feito essa etapa então será o momento de descartar o sobrenadante e utilizar o que permaneceu no fundo.

Infelizmente se vc pegou a porção decantada na primeira etapa acabou pegando a parte que deveria ter sido descartada.

Abraço
 
Obrigado pela resposta Thiago, mas vc chegou a dar uma olhada no vídeo do youtube? E existem vários outros similares..eles descartam o sobrenadante líquido e pegam a parte mais cremosa..

Abraço
 
Obrigado pela resposta Thiago, mas vc chegou a dar uma olhada no vídeo do youtube? E existem vários outros similares..eles descartam o sobrenadante líquido e pegam a parte mais cremosa..

Abraço

Não tinha visto, mas vi por cima agora. Na minha opinião, a prática do camarada não é das melhores. A vantagem dele é ter um cônico e descartar a pior parte possível de sujeira. Pra quem usa balde ou bombona isso não é possivel.

Ainda assim, vc pode ver que não tem como ele separar o fermento do trub, depois que os dois decantam. Não tem como ir com uma concha ali e pegar só a parte do meio. Ele levou sujeira pro armazenamento sabendo que tinha sujeira ali. Isso não é legal.

Dá pra dizer que a lavagem que ele fez não serviu pra nada, só pra ver que tinham duas camadas diferentes. Botou agua ali e só esperou as duas decantarem.

Se vc quiser fazer uma lavagem eficiente e coletar a parte mais saudável do fermento, tem que fazer como indiquei. Use a água, deixe por 15 minutos, não 1 hora. O que decantar em 15 minutos não serve. O sobrenadante turvo pode ser transferido pra esses potes menores como no video, ou pra um pote grande. Depois de um dia parado vai ter uma quantidade boa de fermento decantado ali, e vai ter uma aparencia bem melhor, mais uniforme, do que a selecionada no vídeo.

Abraço
 
Dei uma breve olhada no youtube pra um tutorial melhor em lavagem de fermento, o mais satisfatório dos que eu vi de momento foi esse:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=XL0NUR5tTNE[/ame]

Observe que ele faz como eu descrevi. Embora não seja necessário esperar decantar no fermentador, como ele fez. A maioria não utiliza fermentadores desse tipo. Basta misturar bem toda a lama, transferir para um recipiente e esperar o processo de decantação ocorrer.

Quanto mais frio for o processo, incluindo água adicionada, melhor e mais rápida vai ser a decantação das partículas.
 
Beleza, dá uma olhada nesse agora:
http://youtu.be/ay7oVbQNiGI

Ele usa um balde fermentador como eu...fiz exatamente igual...
Estou bem intrigado..
Será que estou com dois potes de 99% de trub e 1% de levedura?!?!
Vou fazer um starter e ver se vai ter alguma atividade boa...o problema depois seria pesar o decantado pra estimar a quantidade de células....ou será q vai ter muito trub nesse calculo?!?!?!
 
Esse que vc postou tb tinha visto antes...agora imagina minha confusão no dia da rinsagem da lama com esse tanto de informações contrastantes...e no dia anterior ainda tinha assistido uma aula da Fernanda Fregonesi...
 
@Elson,

Keep calm e faz um starter. Mesmo que seja 1% de fermento e 99% de trub, após o starter você consegirá ferementar sua cerveja. Caso não tenha agitador magnético, recomendo fortemente adquirir ou fazer um. É indispensável para o hobby.

Abraços!
 
Beleza, dá uma olhada nesse agora:
http://youtu.be/ay7oVbQNiGI

Ele usa um balde fermentador como eu...fiz exatamente igual...
Estou bem intrigado..
Será que estou com dois potes de 99% de trub e 1% de levedura?!?!
Vou fazer um starter e ver se vai ter alguma atividade boa...o problema depois seria pesar o decantado pra estimar a quantidade de células....ou será q vai ter muito trub nesse calculo?!?!?!

Então...

A primeira etapa que o cara fez foi de simplesmente substituir a porção de cerveja por água. Isso é bom, melhora a armazenagem e pode/deve ser feito sem problemas. Porém pra tirar o trub, não resolve nada ficar removendo o sobrenadante depois de horas decantando e adicionando água por cima, uma vez atrás da outra... fazendo isso vc só está removendo líquido, a cerveja.

Pra remover a parte sólida, celulas mortas, trub, vc precisa transferir o sobrenadante! Se outro método foi inventado de fazer isso, tenho curiosidade de conhecer. Mas não adianta, quer remover célula morta, lúpulo, proteína coagulada, se elas são pesadas e descem direto pro fundo, qual a forma de fazer? esperar elas descerem e tirar o que tem em cima!

Existem 2 objetivos no enxague do fermento: o primeiro é maximizar o tempo de armazenagem e a manutenção de células saudáveis. Isso é feito substituindo a cerveja, cheia de álcool e outras coisas, por água. O segundo é tirar impurezas sólidas, pra poder estimar com maior precisão a quantidade real de leveduras que tem ali, seja por peso ou volume e pra não ficar adicionando um acumulo de lúpulo, proteína e células mortas em levas novas. Por nossa sorte, esses componentes afundam, sendo possivel deixá-los de lado.

O material da Fernanda é bom. Pode seguir exatamente a instrução dela. Fora isso, cuidado com o youtube e algumas fontes, postar um vídeo no youtube não faz dele verdadeiro. E muitas pessoas fazendo as coisas de várias maneiras, as vezes parecidas, não torna aquilo correto ou verdadeiro também. É preciso entender o que exatamente vc quer fazendo tal coisa a função que cada processo tem, como expliquei acima. Feito isso, basta vc utilizar o método que vc quiser pra cumprir seu objetivo. Tanto faz em qual recipiente vc faz, se vc transfere 2 ou 3 vezes, a metodologia exata não importa, vc vai escolher o que é melhor, mas dentro disso tem algumas coisas que funcionam e outras não.
 
Será que seria viável decantar a levedura+trub em um recipiente como um "mini fermentador cônico"? Assim seria possível extrair a parte do fundo, e depois o fermento, usando uma torneira no fundo... aí imagino que a sanitização seria o maior problema, ou lavando bem e usando sanitizante seria suficiente?

É só uma ideia maluca, nunca vi isso em lugar nenhum e isso deve ter um bom motivo, mas gostaria de saber qual seria.
 

Latest posts

Back
Top