Reutilização do fermento dentro do próprio balde

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fnandolp

Well-Known Member
Joined
Mar 12, 2015
Messages
50
Reaction score
8
Bom dia (tarde/noite), cervejeiros!
Alguém já fez o reaproveitamento da levedura dentro do próprio balde? Digo, transfega a cerveja para o PostMix e já joga o novo mosto dentro do balde, por cima da lama? Quais são os cuidados necessários (além da óbvia sanitização)? Aquela lama que fica na parede do balde devido ao krausen pode ficar, ou pode estragar minha nova cerveja e devo tirar?
 
Bom dia (tarde/noite), cervejeiros!
Alguém já fez o reaproveitamento da levedura dentro do próprio balde? Digo, transfega a cerveja para o PostMix e já joga o novo mosto dentro do balde, por cima da lama? Quais são os cuidados necessários (além da óbvia sanitização)? Aquela lama que fica na parede do balde devido ao krausen pode ficar, ou pode estragar minha nova cerveja e devo tirar?

alguns chutes...

fazendo desta forma teoricamente tua lama terá vários compostos não legais como celulas mortas, trub, etc. Fora isso também não sei ao certo como estaria a saúde das tuas celulas, esse é um ponto que ainda nao cheguei a estudar no yeast. Ou seja, o ciclo dela após terminar a fermentação como que fica, no meu ver ela nao deve estar 100% afinal trabalhou, teve stress de temperatura como o cold crash e por fim está em um meio tóxico devido ao alcool entao a meu ver faltaria ai uma especie de acondicionamento anterior para melhorar a vitalidade delas.

lembro que o vendedor da loja que faço compras uma vez comentou que poderia ser feito desta forma que você quer fazer, porém antes ele digamos tirava o lote do fermentador no dia um, largava um pouco de agua dentro pra subir um pouco a temperatura e meio que reativar, ai no dia 2 ele tirava a agua e largava o mosto encima.

só um ultimo comentário que esqueci...se teu fermentador é conico, entao naturalmente a maior parte do sedimento indesejado esta na parte de baixo, facilitando assim o teu descarte e ficando sem a maior parte de celulas mortas etc que é o que fazem pelo que sei nas cervejarias
 
Muita gente reutiliza a lama com sucesso, e eu acredito que reutilizar algumas vezes sem lavagem não trazem grandes problemas.

O único problema que vejo em fazer assim é o overpitching brutal. Se você fizer uma Blonde Ale seguida de uma Barleywine talvez seja de boa, mas se a segunda leva tiver um og mais baixo provavelmente vai estar utilizando levedura demais.

Sent from my LG-H818 using Tapatalk
 
Já fiz o reaproveitamento com a lavagem antes, mas desta vez estava sem tempo de fazer o procedimento correto. Acabou que a brassagem foi adiada pra domingo e vai dar tempo de preparar tudo :mug:
Vou deixar pra fazer essa experiência depois, talvez até com uma parte da cerveja sendo inoculada com o fermento novo para fins de comparação.
 
Back
Top