Reutilização de Lúpulo congelado pós hop back. Será que funciona no Dry hop?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

erikdsba

Member
Joined
Dec 19, 2015
Messages
22
Reaction score
3
Eu utilizo um filtro inox antes do chiller de placas como hop back.

Como o ideal é fazer em flor e não em pellet, pois entope, fiz uma adequação simples envolvendo os lúpulos em voil, garantindo assim o não entupimento.

Vamos a parte que interessa!

Passo da single vessel para o fermentador de 50 graus prá baixo. Após a trasfega, abrindo o "hop back", sempre noto que a passagem de um pouco mais de 100 litros não exaure o aroma do lúpulo no bag, me deixando sempre inquieto: será que poderia usá-lo haja vista que a temperatura atravessada nele é "baixa" e notar principalmente e sensível, um grande potencial para contribuir no aroma dentro do fermentador como DH?

Fiz brassagem ontem e desta vez coloquei a bolsa dentro de um pote plástico fechado, ambos borrifados com álcool 70 e levei direto para o congelador para tomar esta decisão em uma Session IPA.

A dúvida, reutilizar o lúpulo por uns dias como dry hop ou não?

- Sei que pode haver uma tendência de aumentar o amargor da cerveja, apesar de não necessariamente o lúpulo não ter sido isomerizado, além do risco de contaminar a cerveja no fermentador apesar dos cuidados no manuseio e condicionamento.

Tá aí uma coisa bem interessante para provocar a todos. Alguém se habilita a dar opinião?
 
Opa, blz?

Cara, eu já fiz muito reaproveitamento de lúpulo, desde reaproveitar para fazer cerveja até para fazer tampo de mesa. No caso que você está falando eu te indicaria algumas coisas diferentes: meus melhores resultados com reaproveitamento são usando lúpulos de adição tardia na brassagem seguinte como lúpulo de aroma/amargor (funciona muito bem), o lúpulo de DH eu posso usar tanto na fervura quanto fazendo um hop tea, mas vai realmente aumentar o IBU e a extração de óleos essenciais é muito menor. Em lab eu já fiz a extração dos óleos essenciais do lúpulo e depois fiz DH com esses óleos, aí consegui resultados ótimos no reaproveitamento.
 
Opa, blz?

Cara, eu já fiz muito reaproveitamento de lúpulo, desde reaproveitar para fazer cerveja até para fazer tampo de mesa. No caso que você está falando eu te indicaria algumas coisas diferentes: meus melhores resultados com reaproveitamento são usando lúpulos de adição tardia na brassagem seguinte como lúpulo de aroma/amargor (funciona muito bem), o lúpulo de DH eu posso usar tanto na fervura quanto fazendo um hop tea, mas vai realmente aumentar o IBU e a extração de óleos essenciais é muito menor. Em lab eu já fiz a extração dos óleos essenciais do lúpulo e depois fiz DH com esses óleos, aí consegui resultados ótimos no reaproveitamento.

Blz Meu Velho!

Ótima lembrança do hop tea para o fermentador. Assim dará mais segurança em não contaminar e extrair o máximo de óleo nos lúpulos que estão deficientes.

Farei neste passo, uma vez que irei demorar para fazer novamente esta cerveja com os mesmos lúpulos em momento tardio da brassagem.

Não irei esquecer desta sua dica fazendo o mesmo reaproveitamento em todas as brassagens.

Valeu Meu Brother!
 
Blz Meu Velho!

Ótima lembrança do hop tea para o fermentador. Assim dará mais segurança em não contaminar e extrair o máximo de óleo nos lúpulos que estão deficientes.

Farei neste passo, uma vez que irei demorar para fazer novamente esta cerveja com os mesmos lúpulos em momento tardio da brassagem.

Não irei esquecer desta sua dica fazendo o mesmo reaproveitamento em todas as brassagens.

Valeu Meu Brother!

Só para esclarecer algumas coisas para você:

1 - Você pode usar trub quente quando fizer grande quantidade de adição tardia de lúpulo, como em algumas IPAs. Congele o trub que você vai notar que o lúpulo sedimenta mais rápido, e fica fácil de separar. Então simplesmente descongele e jogue na fervura no momento em que quiser. Se usar um hopbag é só congelar o que sobrou nele.

2 - Você terá um pouco de dificuldade em estimar o amargor. Por esse motivo eu prefiro fazer tipo um "parti-gyle" de lúpulo. Faço uma IPA que consome muito lúpulo tardio, depois faço uma black IPA em que adiciono os lúpulos reaproveitados na metade da fervura para frente. Demorei umas 3 brassagens para acertar a quantidade de lúpulos reaproveitado para a receita. Então uma dica é você focar em lúpulos específicos em uma receita e ir acertando ela.

3 - O DH no geral (varia bastante de lúpulo para lúpulo), mesmo como hop tea rende pouco, você vai precisar de bastante lúpulo
para dar um DH ok. Por esse motivo nem aconselho tanto fazer DH com lúpulo reaproveitado.

4 - Uma das coisas que sempre tomei cuidado foi para não dar aquele amargor chato, rasgado. Portanto evito ao máximo reutilizar lúpulos com alto cohumulona e alpha ácidos. É uma boa tomar cuidado com a oxidação do lúpulo se for demorar para utilizar, conservar com ácido ascórbico pode ser uma boa.

Boa sorte aí, qualquer dúvida estou a disposição.
 
Só para esclarecer algumas coisas para você:

1 - Você pode usar trub quente quando fizer grande quantidade de adição tardia de lúpulo, como em algumas IPAs. Congele o trub que você vai notar que o lúpulo sedimenta mais rápido, e fica fácil de separar. Então simplesmente descongele e jogue na fervura no momento em que quiser. Se usar um hopbag é só congelar o que sobrou nele.

2 - Você terá um pouco de dificuldade em estimar o amargor. Por esse motivo eu prefiro fazer tipo um "parti-gyle" de lúpulo. Faço uma IPA que consome muito lúpulo tardio, depois faço uma black IPA em que adiciono os lúpulos reaproveitados na metade da fervura para frente. Demorei umas 3 brassagens para acertar a quantidade de lúpulos reaproveitado para a receita. Então uma dica é você focar em lúpulos específicos em uma receita e ir acertando ela.

3 - O DH no geral (varia bastante de lúpulo para lúpulo), mesmo como hop tea rende pouco, você vai precisar de bastante lúpulo
para dar um DH ok. Por esse motivo nem aconselho tanto fazer DH com lúpulo reaproveitado.

4 - Uma das coisas que sempre tomei cuidado foi para não dar aquele amargor chato, rasgado. Portanto evito ao máximo reutilizar lúpulos com alto cohumulona e alpha ácidos. É uma boa tomar cuidado com a oxidação do lúpulo se for demorar para utilizar, conservar com ácido ascórbico pode ser uma boa.

Boa sorte aí, qualquer dúvida estou a disposição.

Para as minhas necessidades de uso:
1 - O trub quente não será necessário para a reutilização, uma vez que ela é baixa.

2- Pretensão usar apenas no fermentador como DH.

3- Sem dúvida o lúpulo reaproveitado para o DH apenas seria para compor com a quantidade prevista.

4- Como no enunciado para uso que é a preservação do bag em pote plástico fechado borrifado por álcool 70 mantido em congelamento, prevejo usar para o hop tea em menos de 14 dias. Assim, imagino ser o tempo suficiente para este aproveitamento sem a necessidade do ácido ascórbico.

Mais uma vez obrigado pelas dicas Inglorious!!!!
 
Back
Top