Retirar fermento do fermentador?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrunoBCY

New Member
Joined
Jan 28, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Paraty
Boa tarde.

Sou novato no ramo. Este final de semana pretendo realizar minha primeira brassagem.
Comprei uma receita pela internet e no descritivo desta, na parte após a fermentação ele fala em "retirar o fermento do fermentador". Desculpem a minha ignorância, mas como seria feito isso? Ou se é realmente necessário.

Obrigado desde já.
 
Retirar o fermento e demais impurezas ("trub") significa purgar o trub, que é feito abrindo a válvula da parte de baixa do fermentador (se ele for cônico) ou, se for balde, fazer a transferência para outro balde (balde maturador) sem o "trub" que ficou no fundo por decantação. No caso de baldes, por isso a torneira fica alguns centímetros acima do fundo, para que não se leve as impurezas na transferência!
 
Ah Sim. Entendi. Nessa receita então recomendam fazer a transferência de baldes.

Obrigado.
 
Ah Sim. Entendi. Nessa receita então recomendam fazer a transferência de baldes.

Obrigado.
Recomendam. Mas eu não vejo razão pra vc trasfegar a cerveja entre a fermentação e a maturação etc... Acredito que pode te trazer mais malefícios do que benefícios. Já que vc ta começando agora, acho mais interessante simplificar o processo. Claro, tudo isso caso vc não tenha um fermentador cônico que te permita purgar sem ter que transferir a cerveja entre fermentadores.
 
Recomendam. Mas eu não vejo razão pra vc trasfegar a cerveja entre a fermentação e a maturação etc... Acredito que pode te trazer mais malefícios do que benefícios. Já que vc ta começando agora, acho mais interessante simplificar o processo. Claro, tudo isso caso vc não tenha um fermentador cônico que te permita purgar sem ter que transferir a cerveja entre fermentadores.

Concordo, o risco de contaminação principalmente pra quem tá começando é enorme. Após a maturação retira o trub e envasa que é sucesso!
 

Latest posts

Back
Top