Contaminação, fementador com abertura na tampa, acidez no mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rodrigozanineli

New Member
Joined
Jul 19, 2020
Messages
4
Reaction score
0
Location
Santo Andre
Pessoal boa tarde, será que alguém conseguiria me ajudar? com umas duvidas de principiante, fiz uma Belgian Dubbel pela primeira vez ha 2 semanas, e somente depois de uma semana que percebi que havia uma abertura na tampa do fermentador conico (borracha vedação dobrada fora do sulco... (não estava borbolhando) mas nao havia visualizado antes, com isso a cerveja hoje está com cheiro bem acido (vinagre) mas o gosto não, após uma semana de maturação a (22°),
Dúvida 1: sei que possivelmente contaminou e também que a levedura pode trazer um sensorial neste sentido (Abbaye) acido no começo antes da maturação, mas gostaria de saber se vale a pena injetar um CO2 na torneira para meio que lavar o liquido e retirar um pouco de residual de cheiro ácido (sinceramente nao sei se revolveria),
Dúvida 2: Qual o limite que eu poderia deixar maturando? 1mês? alguém ja deixou neste tempo ?
OG: 1065
FG: atualmente está com 1017, a final estimada seria 1015.

As duvidas são somente para entender se compensa esperar 30 dias para ver ou ja faço outra uma de vez, pois só tenho um fermentador.
 
Last edited:
a abertura ficava em uma posição que a umidade condensada da geladeira possa ter caido no mosto? pq so de ficar aberto por um pequena fissura dificilmente contaminaria, pq a pressao geralmente é positiva e com isso o ar tende a sair e nao entrar.

nunca brassei o estilo nem usei essa levedura, entao nao sei se é normal.
 
Então @Trops , faz sentido o que falou, realmente ficou só um pouco aberto, talvez meio centímetro aberto no flange, destaquei na imagem foi um parafuso atrás, mas a geladeira fechada invadiu o cheiro de vinagre, daí que fui ver que a borracha estava dobrada e passando ar.
Pode ser que não tenha contaminado e seja a levedura mas realmente não sei também pq primeira vez que uso a levedura, tô deixando pra ver se sai o cheiro, pq o sabor melhorou depois de uma semana.
 

Attachments

  • IMG_20220425_191120.jpg
    IMG_20220425_191120.jpg
    25.4 KB · Views: 20
Tinha outra postagem com a uma dúvida parecida. Espera, pois às vezes a levedura produz mais ácido acético e passa por um período meio tenso, pro cervejeiro, claro. Depois ela despacha esse ácido e fica tudo ok.

Quanto a abertura, relaxa. Tem gente e cervejarias que fazem fermentação aberta e nem por isso dá problema de contaminação. Um dos meus fermentadores não veda. O único inconveniente é que não sei quando começou a fermentar, kkk.
 
@Alan Reginato , valeu, putz toppp, então eu nunca tinha feito com o balde aberto, ja abri a geladeira e ja veio o cheirão de vinagre rs, mas bom saber que pode ter dado bom, só vou ter que esperar mais, vou deixar no limite 30 dias, ja passou 7 de maturação vou acompanhando a cada 2 dias pra ver se sai o cheiro forte de acido.
Valeuuuuu
 

Latest posts

Back
Top