Recirculacao na panela de fundo falso!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrunoMilanezi

Active Member
Joined
Jul 27, 2017
Messages
42
Reaction score
0
Olá mestres!! Gostaria da opinião de vocês!! Faço a mostura em uma panela e depois transfiro o mosto para uma panela de fundo falso para fazer a filtragem/recirculacao.

Atualmente uso uma bomba recirculadora jogando o mosto por uma mangueira de silicone atoxica onde prendo ela no cabo da Escumadeira e vou recirculando todo o mosto por 20 min. Depois transfiro todo esse mosto para panela de fervura e dai faço a lavagem dos grãos utilizando uma caneca grande e uma escumadeira para destrinchar a queda da água!!

Já li em alguns tópicos sobre somente apoiar a mangueira sobre o mosto (dando uma volta em torno da panela) e deixar uma pequena vazão!!

Gostaria de saber a opinião dos senhores sobre essa técnica, será que não prejudica a cama de grãos?

Gostaria de testar, pois 20 min segurando a Escumadeira é meio chato!!
 
Bruno eu faço assim mas não dou uma volta inteira na mangueira, fiz um cotovelo com dois espigões no topo da panela e um desses espigões para dentro da panela com uma pequena mangueira de uns 30cm. Deixo normalmente 2 dedos de líquido acima da cama de grãos e uma vazão pequena para não bagunçar a cama. Tento deixar a mesma vazão na entrada e saída para ter uma lavagem contínua bem lenta.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Pq n fazer tudo na mesma panela?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Olá mestres!! Gostaria da opinião de vocês!! Faço a mostura em uma panela e depois transfiro o mosto para uma panela de fundo falso para fazer a filtragem/recirculacao.

Atualmente uso uma bomba recirculadora jogando o mosto por uma mangueira de silicone atoxica onde prendo ela no cabo da Escumadeira e vou recirculando todo o mosto por 20 min. Depois transfiro todo esse mosto para panela de fervura e dai faço a lavagem dos grãos utilizando uma caneca grande e uma escumadeira para destrinchar a queda da água!!

Já li em alguns tópicos sobre somente apoiar a mangueira sobre o mosto (dando uma volta em torno da panela) e deixar uma pequena vazão!!

Gostaria de saber a opinião dos senhores sobre essa técnica, será que não prejudica a cama de grãos?

Gostaria de testar, pois 20 min segurando a Escumadeira é meio chato!!


Bruno, sou novato no mundo cervejeiro, mas se você transfere o mosto para fazer recirculação, a mesma não perde o sentido? Pelo que já estudei, a filtragem deve ser feita pela cama de grãos, como você transfere, o que filtra a turbidez? Não acho que somente o fundo falso vá resolver.... Faça a mostura nessa panela de fundo falso e seja feliz!!!
 
Sim, mosturação/filtragem/sparge tudo na mesma panela, com recirculação constante e fundo falso, penso que seja isto que ele esteja falando.

A ideia principal é economizar tempo e trabalho em não transferir da panela de mostura para a de filtragem e aguardar o grão se acomodar e fazer a cama, assim pode-se eliminar esta panela.

Como falei, faço desta forma, usando uma panela com fundo falso aonde faço a mostura/filtragem/sparge. Durante a mudança de temperatura, mesmo com a bomba ligada em dou uma misturada nos grãos, mas quando chega no mashout eu já estou fazendo a recirculação e 15min depois já está cristalina e sem nada de grãos, farelo ou casca. Aí é só transferir para sua panela de fervura e começar a fazer o sparge.
 
Então, eu gosto bastante de fazer dessa forma, sendo mostura em uma panela e filtragem/recirculacao em outra e depois transferir o liquido para panela de fervura!! Só queria mudar mesmo esse esquema de utilizar a Escumadeira na hora da recirculacao!!

Meu receio é apoiando a mangueira na horizontal sobre a cama de grãos acabar cagando a mesma...
 
Não caga! A blichmann, inclusive, tem o auto sparge, que funciona assim.
Acho que, já que vc tem bomba e fundo falso, deveria fazer a recirculação continua. Com certeza teria uma eficiência maior, bem como um mosto mais límpido.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Show de bola pessoal, qualquer hora dessas vou fazer tudo na mesma panela!!

E já na próxima brassagem vou fazer o esquema da mangueira!!
 
Bruno eu faço assim mas não dou uma volta inteira na mangueira, fiz um cotovelo com dois espigões no topo da panela e um desses espigões para dentro da panela com uma pequena mangueira de uns 30cm. Deixo normalmente 2 dedos de líquido acima da cama de grãos e uma vazão pequena para não bagunçar a cama. Tento deixar a mesma vazão na entrada e saída para ter uma lavagem contínua bem lenta.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Concordo, use um pedaço pequeno de mangueira. Usei um que dá quase uma volta. Dai o meio afunda no mosto e a ponta fica virada para cima. Daí tenho que tomar cuidado para não jogar para fora. Mais ou menos como na foto.
7d8c419bd3fa8ae83569b9aa63736cd2.jpg


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Eu sempre li que a melhor forma é deixar recirculando durante toda a brassagem (em 1 panela). Tambem li que é importante evitar a aeracao do mosto antes da fervura. Ou seja, só usaria a escumadeira (ou algo parecido) para espalhar a agua da lavagem. Nunca o mosto.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Já usei a mangueira dando a volta na panela em recirculação contínua. Funcionava bem, mas mesmo em baixa vazão, a cama de grãos não ficava bem montada.

Acabei testando o Sparge Arm (ver fotos), pra mim foi a melhor opção. Cama perfeita, sem aeração pois o difusor fica ligeiramente abaixo do nível do líquido.

A única desvantagem, ao meu ver, é quando você deseja fazer uma receita de, digamos, 10litros. Nesse caso o difusor ficaria longe da cama de grão. Como sempre faço de 20 a 30 litros, não é um problema.

Existem sparge arms com regulagem de altura que evitam esse problema, mas é o dobro do preço.

Abs
 

Attachments

  • image.jpeg
    image.jpeg
    48.3 KB · Views: 45

Latest posts

Back
Top