Recirculação Caixa D'agua - Chiller - Projeto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Inspirion

Well-Known Member
Joined
Jan 3, 2014
Messages
78
Reaction score
2
Caros,

Estou pensando em fazer algo semelhante ao desenho abaixo (não me levem a mal, foi o melhor que pude fazer :) ).

A ideia basicamente é usar a temperatura da agua da caixa de minha residencia, pra trocar calor com a temperatura do mosto... sem que haja perda de agua, como também uma melhor eficiência no resfriamento.

Considerando que temos, 1000 litros de agua a aprox. 25oC na caixa e 40 litros de mosto a aprox. 90oC. Tranquilamente poderiamos refriar o mosto em poucos minutos, não estou considerando a area de contato, capacidade de resfriar, etc do chiller.

O ponto principal é a eficiência e se o projeto pode dar certo. Minha caixa esta a cerca de 10 metros de altura, consideraria uma bomba simples "periférica", destas de ~ r$ 150,00 e mangueiras/tubulações 3/4 simples. O registro de esfera (ou outro qualquer) seria basicamente pra regular a pressão de entrada no chiller, e a bomba pra levar a agua de volta a caixa (sao 10mca).

O que acham, já fizeram algo similar? Veem algum problemas, ajuste? :mug:
 

Attachments

  • Screen Shot 05-31-17 at 01.08 PM.PNG
    Screen Shot 05-31-17 at 01.08 PM.PNG
    110.2 KB · Views: 79
Cara, essa engenhoca toda seria apenas para não desperdiçar água? Eu utilizo um balde com água, bastante gelo e uma bomba de imersão de aquário. A água sai do balde gelada e volta para ele quente. Como a água fica bem gelada e tem bastante gelo no balde, a temperatura média é mantida bem baixa.
 
Não só pra isso, mas também por uma questão de praticidade, nesse caso acima, embora pareça mais complexo, é bem simples, só preciso da bomba que ficará acomodada em algum lugar pre estabelecido.

É só conectar as mangueiras e já estará pronto pra uso.
 
Opa,

Eu lavo tudo com a água que sai do chiller. Pra não desperdiçar, quando não estou usando a mangueira, eu coloco a saída da água numa outra vasilha e vou estocando a água para lavar a panela de fervura.

Gasto mínimo de água.

Valeu
 
Opa,

Eu lavo tudo com a água que sai do chiller. Pra não desperdiçar, quando não estou usando a mangueira, eu coloco a saída da água numa outra vasilha e vou estocando a água para lavar a panela de fervura.

Gasto mínimo de água.

Valeu

Então isso é o que basicamente já faço hoje, o que estou pretendendo vai um pouco além...
 
Caros,

Estou pensando em fazer algo semelhante ao desenho abaixo (não me levem a mal, foi o melhor que pude fazer :) ).

A ideia basicamente é usar a temperatura da agua da caixa de minha residencia, pra trocar calor com a temperatura do mosto... sem que haja perda de agua, como também uma melhor eficiência no resfriamento.

Considerando que temos, 1000 litros de agua a aprox. 25oC na caixa e 40 litros de mosto a aprox. 90oC. Tranquilamente poderiamos refriar o mosto em poucos minutos, não estou considerando a area de contato, capacidade de resfriar, etc do chiller.

O ponto principal é a eficiência e se o projeto pode dar certo. Minha caixa esta a cerca de 10 metros de altura, consideraria uma bomba simples "periférica", destas de ~ r$ 150,00 e mangueiras/tubulações 3/4 simples. O registro de esfera (ou outro qualquer) seria basicamente pra regular a pressão de entrada no chiller, e a bomba pra levar a agua de volta a caixa (sao 10mca).

O que acham, já fizeram algo similar? Veem algum problemas, ajuste? :mug:

Me parece bom, deve funcionar. Só um detalhe: qual a temperatura do mosto mínima que este sistema vai gerar? Basicamente será a mesma temperatura da água que está na caixa d´água. Lembrar que a temperatura desta água vai subir aí uns dois a três graus. Se onde você mora é frio, beleza. Mas em minha cidade só conseguiria baixar no máximo até 28°C. Isto também diminuiria a eficiência da pasteurização do mosto, aumentando o risco de contaminação por bactérias. Eu uso uma bomba parecida com esta do desenho que recircula água gelada passando pelo chiler de placas a partir de uma caixa térmica com gelo. 10 kg de gelo são suficientes para resfriar 30 litros de mosto de 80°C para 22 °C, direto no fermentador.
 
Back
Top