Correção da água sem análise.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo-Pozza

Well-Known Member
Joined
Jul 27, 2017
Messages
97
Reaction score
26
Fala cervejeiros!
Há um tempo atrás, comecei a fazer a correção da água o que tornou a cerveja bem melhor, porém estava usando água mineral que já vinha com as análises na etiqueta.
Agora voltei a usar água de uma mina que vem de dentro de uma pedreira e é totalmente potável, mas não tenho a análise dela.
Vi um vídeo do Jamal que ele dá a média das águas de superfície brasileiras o que me dá um parâmetro para correção da água, mas ela vindo de dentro da pedra pode ter diferença em alguns componentes. O que vocês acham? Dá pra confiar nesses parâmetros talvez usando menos ppms por segurança?
A análise da água da mina está fora de cogitação por motivos de " caixa baixo".
No caso do pH não há problema pois tenho phmetro.
 
Olá Ricardo.

Eu não faria. É correção de X pra Y sem saber o X. É tiro vendado em stand...
E , pela característica que citou , deve ser água com alta concentração mineral (mina em pedreira).

Abs
 
Fala cervejeiros!
Há um tempo atrás, comecei a fazer a correção da água o que tornou a cerveja bem melhor, porém estava usando água mineral que já vinha com as análises na etiqueta.
Agora voltei a usar água de uma mina que vem de dentro de uma pedreira e é totalmente potável, mas não tenho a análise dela.
Vi um vídeo do Jamal que ele dá a média das águas de superfície brasileiras o que me dá um parâmetro para correção da água, mas ela vindo de dentro da pedra pode ter diferença em alguns componentes. O que vocês acham? Dá pra confiar nesses parâmetros talvez usando menos ppms por segurança?
A análise da água da mina está fora de cogitação por motivos de " caixa baixo".
No caso do pH não há problema pois tenho phmetro.
Boa tarde! Não dá pra tirar esses parâmetros como medida não... Mas dá pra fazer algum ajuste com essas informações e análise sensorial. Vc não vai conseguir estimar números, mas da pra avaliar se uma água é dura bebendo. Se sua água já for muito dura, isso vai te dar pouca margem pra adição, e vai ser uma característica na sua cerveja tbm... Vc pode até, buscando algum estilo, e com alguns testes, ainda adicionar um pouco de sulfato de cálcio pra uma IPA, ou de bicarbonato pra uma Stout.... É o que vc falou, dá pra notar se a cerveja fica melhor com a adição dos sais, e o pH tbm vai te dar uma dica aí.
Agora, se a água for daquelas levinhas, aí é mole....
Abs, e bom carnaval galera!
 
Salvo engano, aquela correção ensinada pelo Jamal “vale” apenas para águas de coleta superficial, e não para água mineral, como é o seu caso.
 
Salvo engano, aquela correção ensinada pelo Jamal “vale” apenas para águas de coleta superficial, e não para água mineral, como é o seu caso.
Isso mesmo, só para superficiais. Eu já fiz com essa água da mina e a cerveja saia ótima. Depois troquei para a mineral para fazer a correção. Achei que ficou melhor, mas mesmo sem correção a da mina fica top. Só queria dar uma melhorada, mas como o confrade falou acima é um risco desnecessário.
 
Back
Top