Agua Cervejeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ezio2016

Active Member
Joined
Aug 17, 2021
Messages
34
Reaction score
2
Location
Rio Grande do Sul
Boa noite galera, tudo bem?

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar, aos poucos estou melhorando meus equipamentos e todo processo, e agora me surgiu uma dúvida referente a água utilizada no processo de produção, estive pesquisando e lendo sobre a qualidade, que deve ter o pH entre 5,2 e 5,5 para a mostura, entre 5,5 e 6,0 para a água de lavagem, cuidar o cloro, minerais e por ai vai. Sempre que faço, compro bombonas de 20 litros de água, que vem com o pH em 7, que é fora da faixa correta, mas sem cloro que é prejudicial, porém li que ao adicionar o malte na água, naturalmente ele baixa o pH da mesma, vocês acham valido eu comprar um phmetro ou as fitas para medir o pH da água, e consequentemente, o ácido lático para reduzir o pH caso necessário? Ou acham que somente o malte já baixa o pH o suficiente?
Alguem sabe algo a respeito? Tem algum experiencia sobre esse assunto?

Obrigado desde já.
 
Oi Ezio
olha, se voce compra água, no garrafao vem exatamente o que tem na água, certo? eu acho que seria valido voce colocar esses parâmetros no aplicativo brewfather e montar uma receitinha e ele ja mostra pra você mais ou menos como vai ficar o ph da sua água.
pra ter certeza do ph, so comprando as fitinhas ou o phmetro..
 
Ezio, conforme você mencionou, o PH da mostura deve ficar entre 5,2 e 5,5, então com 10 minutos de mostura retire uma amostra e messa o PH. Aqui na minha cidade eu utilizo água da rede que tem um PH de 9,3, então é inevitável a correção, quando preparo a água da mostura, baixo o PH com ácido fosfórico para 6,2, é o suficiente para ele estabilizar em 5,2 a 5,6 na mostura. Se o PH da tua água mineral é 7 o correto é você acidificar um pouco a água.
 
Seu eu não tiver minhas fitinhas de PH à mão eu posso até mosturar, mas ficarei no escuro sem saber o que está acontecendo. Aqui em casa faço o seguinte: deito o malte, mexo, e espero de 10 a 15 minutos. Retiro uma amostra e confiro o PH. Geralmente precisa de alguma correção pra baixo, que faço com ácido lático. Estando no range desejado (5,2 a 5,6) a mostura vai bem melhor. Daí em diante fico acompanhando com o densímetro até ver que a densidade parou de subir. E então é o fim da mostura. Geralmente vai uns 40 minutos.
 

Latest posts

Back
Top