Receita Cream Ale - Milho Verde

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

carloshenriqueroza

Well-Known Member
Joined
Jan 19, 2017
Messages
157
Reaction score
26
Pessoal estava a pensar sobre a cream ale, na minha ultima receita fiz com 20% de milho, estava agora montando outra receita pra fazer mais alguns ajustes e me veio a ideia..
Queria saber se há possibilidade de usar o milho verde, batido em liquidificador, ele vai extrair aquela polpinha branca (aquele mesmo usado pra fazer cural, pamonha,etc.) Será que isso vai se converter em açucar tambem? Alguem ja pensou ou teve experiencia com isso?
 
Não tenho absoluta certeza, mas o milho não tem que ser gelatinizado antes? Acho que você podia cozinhar ele, seria mais certo, não sei se bater até virar pó é suficiente.

Muita gente usa flocos de milho que já é gelatinizado, e mais fácil de comprar(sucrilhos sem açúcar e sem aditivos e tal).
 
milho cru para converter vai ser dificil viu se fosse vc usava o que todo mundo usa flocos de milho tipo sucrilhos compra em loja de cereais e ervas lá tem sem açucar sem sal. ou milharina que acha em supermercado só ver se vem sem sal.
 
Também já ouvi relato de gente usando fubá. Pra usar o milho verde vc vai ter que gelatinizar ele (tem.que ver a qual temperatura é tempo isso e feito, cada grão tem uma temperatura diferente.). Vai deixar sua cerveja com sabor de milho verde também.

André Wenderosck
 
Atualmente estou usando milharina.. È que perguntei sobre o milho verde justamente pelo sabor e aroma diferenciado do milho processado.
 
Atualmente estou usando milharina.. È que perguntei sobre o milho verde justamente pelo sabor e aroma diferenciado do milho processado.
Usando milho de lata/caixa não precisa gelatinizar pois já tá cozido, o sabor vc vai ter de ir experimentando e ajunstando na receita.
Ai entra o feeling do cervejeiro.

André Wenderosck
 
Verdade. Eu tb tenho obtido bons resultados utilizando milharina. Dizem que a milharina já é pré cozida (gelatinizada em cervejês), portanto, pronta para o uso que fazemos dela.
 
Verdade. Eu tb tenho obtido bons resultados utilizando milharina. Dizem que a milharina já é pré cozida (gelatinizada em cervejês), portanto, pronta para o uso que fazemos dela.
Gelatinizacao ocorre antes do cozimento. Arroz parboilizado é gelatinizado mais não é cozido.

André Wenderosck
 
Gelatinizacao ocorre antes do cozimento. Arroz parboilizado é gelatinizado mais não é cozido.

André Wenderosck

Sim, eu sei disso... Eu disse que é um pré cozimento, o que significa aquecer o milho, arroz ou o que seja a uma temperatura abaixo (da temperatura de cozimento), ou seja, levá-lo a um estágio antes do cozimento propriamente dito.
O pré cozido, neste caso, não quer dizer que ja o foi anteriormente. Significa simplesmente que foi quase cozido.

OBS.: Desculpe por ser tão prolixo (foi tanto cozimento nesse meu post q eu fiquei até nervoso em reler para revisar...rs... mas o importante é que fique bem explicado o que eu tentei dizer... rs).
 
Verdade. Eu tb tenho obtido bons resultados utilizando milharina. Dizem que a milharina já é pré cozida (gelatinizada em cervejês), portanto, pronta para o uso que fazemos dela.

Tarde amigo... essa milharina que vc usa é aqueles de pacotinhos de 500mg, vem escrito flocos de milho pré-cozido?

Aqui na cidade conheço essa Milharina, que é a marca, e tem outros, um chamado de Flocão, também é floco de milho, porém não está especificado se é pré-cozido ou não...

a diferença é que o flocão é de fato flocos, já a milharina é tipo um fubá só que um pouco mais grosso.

att
 
Tarde amigo... essa milharina que vc usa é aqueles de pacotinhos de 500mg, vem escrito flocos de milho pré-cozido?

Aqui na cidade conheço essa Milharina, que é a marca, e tem outros, um chamado de Flocão, também é floco de milho, porém não está especificado se é pré-cozido ou não...

a diferença é que o flocão é de fato flocos, já a milharina é tipo um fubá só que um pouco mais grosso.

att

normalmente é a mesma coisa, mas tome cuidado em dois detalhes:

- Se tem adição de sal
- Se tem a adição de alguma gordura
 
Entendi. Obrigado pela dica. Confirmei que a milharina não possui adição de sal, já o flocão não sei, irei verificar e respondo.

Abraço
 
Nunca utilizei o Flocão. Até vi no mercado, mas optei pela milharina mesmo. Ah, não lembro se eu disse isso anteriormente, mas não fui eu que inventei de usar milharina na cerveja pra substituir os flocos de milho. Isso foi idéia que vi aqui no forum mesmo e apliquei às minhas receitas de cream ale. Funcionou muito bem, como eu ja havia dito. Infelizmente não lembro o tópico onde vi, mas se alguem puder dar os devidos créditos a quem deu a ideia seria ótimo.

Agora, to afim de fazer uma doideira na minha próxima brassagem. Por falar em cream ale, quero pegar a receita que tenho aqui de cream ale e substituir o milho por sagu (amido de mandioca em bolinhas). Dei uma fuçada pela internet e vi que a temperatura de gelatinização do amido de mandioca é a mesma da sacarificação e, como faço sempre a mostura de 90 minutos... creio que dê tempo de gelatinizar e também de converter esses amidos numa boa.
 
Nunca utilizei o Flocão. Até vi no mercado, mas optei pela milharina mesmo............

Agora, to afim de fazer uma doideira na minha próxima brassagem. Por falar em cream ale, quero pegar a receita que tenho aqui de cream ale e substituir o milho por sagu (amido de mandioca em bolinhas). Dei uma fuçada pela internet e vi que a temperatura de gelatinização do amido de mandioca é a mesma da sacarificação e, como faço sempre a mostura de 90 minutos... creio que dê tempo de gelatinizar e também de converter esses amidos numa boa.

E aí, conseguiu utilizar sagu ? Fiquei curioso pois, tempos atrás, interessei-me por utilizar mandioca como fermentável, mas não avancei nos estudos (tempo). Até pretendo verificar alguma farinha de mandioca (em flocos ou não) para tal. Desde que ela tenha sido pré cozida. Dizem que para fazer farinha é necessário pré cozer o produto, então deve ser pré cozida. Se tiver alguma informação sobre a utilização de mandioca, de alguma forma (até sagú), seria interessante se pudesse compartilhar. Até abrindo um novo tópico. Pretendo reiniciar minhas experiências e brassagens brevemente.....
 
E aí, conseguiu utilizar sagu ? Fiquei curioso pois, tempos atrás, interessei-me por utilizar mandioca como fermentável, mas não avancei nos estudos (tempo). Até pretendo verificar alguma farinha de mandioca (em flocos ou não) para tal. Desde que ela tenha sido pré cozida. Dizem que para fazer farinha é necessário pré cozer o produto, então deve ser pré cozida. Se tiver alguma informação sobre a utilização de mandioca, de alguma forma (até sagú), seria interessante se pudesse compartilhar. Até abrindo um novo tópico. Pretendo reiniciar minhas experiências e brassagens brevemente.....

Fala aí...blz?
Ainda não fiz a tal experiência com o sagu. Acabou que optei por fazer um outro estilo daquela vez e a experiência com o sagu ficou pra frente. Devo fazê-la mais la pro final do ano...pra aproveitar que esse estilo é bom para o verão, por ser uma cerveja leve.
 
E o milho verde? Como ficou? Ou desistiu

O milho verde não foi "culpa" minha...kkkk
Foi outra pessoa que queria fazer a experiencia...kkkk

Mas... tb estou curioso.

Ô amigo do milho verde... E aí, como ficou sua cerveja???
 
Back
Top