Receias para iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sgozzi

Member
Joined
Mar 25, 2016
Messages
11
Reaction score
1
Fala pessoal, sou novo no fórum e no mundo da cerveja artesanal.
Fiz minha primeira brassagem, uma APA que está maturando.
Produzi uma APA pois todos os sites Q estudei falavam Q está é a mais fácil de ser produzida e apreciada.
Minha dúvida é a seguinte:
Quais deveriam ser minhas próximas receitas levando em conta a facilidade de produção?

Obrigado
 
Fala pessoal, sou novo no fórum e no mundo da cerveja artesanal.
Fiz minha primeira brassagem, uma APA que está maturando.
Produzi uma APA pois todos os sites Q estudei falavam Q está é a mais fácil de ser produzida e apreciada.
Minha dúvida é a seguinte:
Quais deveriam ser minhas próximas receitas levando em conta a facilidade de produção?

Obrigado

A vantagem de se começar por uma APA ou IPA é que muitas vezes você consegue marcarar alguns erros com uma boa quantidade de lupulo que, da mesma forma, facilita até mesmo no calculo da receita mascarando também o estado de qualidade (conservação do lupulo em sí).

Vejo alguns amigos que as vezes brassam comigo, que sempre querem mudar de receita, inventar alguma coisa, usar algum ingrediente exotico, mas continuam comentendo sempre os mesmos equivocos, pois nunca pararam para analisar o que foi feito, como e o por quê.

Eu diria que como próximo passo, se você quiser levar este hobby mais a serio, seria brassar uma Pale Ale equilibrada, isto é, com caracter complexo, tanto no aroma, quanto no sabor e que não penda pra nenhum dos lados do espectro, sejam ele amargor, doçura, cor etc... Se voce seguir esse caminho, devido as dificuldades envolvidas, você vai se encontrar num processo constante de busca, aprendizado e aperfeiçoamento e o resultado principal é que depois você vai ter muito mais facilidade para brassar qualquer outro tipo de receita e vai ter um melhor dominio sobre o seu equipamento e o seus processos.

Sobre as dificuldades, o que eu quero dizer não é que a tecnica de brassar uma Pale Ale seja dificil, pelo contrario, é extremamente simples, muito mais simples que uma Tripel, que requer um Protein Rest, ou como um clone da Delirium, onde você tem que fazer um transfego no meio da fermentação, junto com uma nova adição de açucar...; a dificuldade está justemente em acertar a receita na mosca, com precisão, seja pela quantidade e qualidade dos Açucares extraídos do malte, seja pela quantidade de Alfa Acidos extraidos dos lupulos, da escolha dos lupulos e como estes vão se harmonizar entre sí e com os sabores e aromas dos maltes, sem que nenhum deles se sobresaia ao outro. Quando você conseguir fazer isso com precisão, pode ter certeza que também vai conseguir brassar a mesma receita duas vezes com um padrão, uma identidade.

beer-flavor-wheel_lg22.png
 
Fala pessoal, sou novo no fórum e no mundo da cerveja artesanal.
Fiz minha primeira brassagem, uma APA que está maturando.
Produzi uma APA pois todos os sites Q estudei falavam Q está é a mais fácil de ser produzida e apreciada.
Minha dúvida é a seguinte:
Quais deveriam ser minhas próximas receitas levando em conta a facilidade de produção?

Obrigado

Eu tentaria uma IPA ou uma blonde ale, sao relativamente simples de fazer assim como a apa. Mas aí vai uma questão de gosto pessoal.
 
Penso assim mesmo. Depois de 4 brassagens da APA vou para a Blonde Ale.
Obrigado
 
Back
Top