Reaproveitar levedura com dry hop

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafagbarreto

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2016
Messages
70
Reaction score
19
Fala Galera!

Tenho uma dúvida aqui:
Seguinte, eu fiz uma IPA com um dry hop meio violento (4g/L).
E eu gostaria de reaproveitar o fermento (que esta todo misturado com o lúpulo).
Gostaria de saber se mesmo eu fazendo uma boa lavagem nesse fermento corre o risco do fermento passar algum sabor indesejável proveniente do lúpulo para a próxima cerveja que será uma pumpkin ale (ou seja, não pode ter características do lúpulo).

Alguém tem experiencia com isso?

:mug:
 
Fala Galera!

Tenho uma dúvida aqui:
Seguinte, eu fiz uma IPA com um dry hop meio violento (4g/L).
E eu gostaria de reaproveitar o fermento (que esta todo misturado com o lúpulo).
Gostaria de saber se mesmo eu fazendo uma boa lavagem nesse fermento corre o risco do fermento passar algum sabor indesejável proveniente do lúpulo para a próxima cerveja que será uma pumpkin ale (ou seja, não pode ter características do lúpulo).

Alguém tem experiencia com isso?

:mug:

Nunca tentei fazer lavagem nessas circunstâncias,mas é entendimento comum que em cervejas muito lupuladas ou alcoólicas não é indicado reutilizar levedura,pois há um "desgaste" da levedura.O lúpulo é algo nocivo às leveduras naturalmente.
Portanto,minha dica é você adquirir fermento novo,embora,com isso, não esteja dizendo que caso você reutilize será um fracasso.Não há como dizer isso,simplesmente é o mais prudente.
 
Fala Galera!

Tenho uma dúvida aqui:
Seguinte, eu fiz uma IPA com um dry hop meio violento (4g/L).
E eu gostaria de reaproveitar o fermento (que esta todo misturado com o lúpulo).
Gostaria de saber se mesmo eu fazendo uma boa lavagem nesse fermento corre o risco do fermento passar algum sabor indesejável proveniente do lúpulo para a próxima cerveja que será uma pumpkin ale (ou seja, não pode ter características do lúpulo).

Alguém tem experiencia com isso?

:mug:

Sem ver a aparência da levedura e sem saber como foi o pitching rate e como foi sua fermentação, entendendo que sua levedura está com baixa viabilidade, o que eu faria?...

Colocaria um pouco mais de água do que normalmente coloco.
Chacoalharia o fermentador, aguardaria decantar por uns 20 min e coletaria a levedura.
Depois você checa e se necessário, repete o processo transferindo de um vidro pra outro, para ir somente lama limpa, descartando o trub do vidro.
Eu recomendo que faça uns 2 starters, pois provavelmente a levedura estará bem stressada, sendo o primeiro com 1.028 de densidade e volume pequeno, sem agitar e com nutrientes.
Em seguida faz o starter a 1.036 para atingir a contagem necessária...
 
Se for tentar fazer uma lavagem, faria usando um pouco da própria cerveja ou um mosto de 2-3 plato. O ideal é fazer a coleta antes de dry-hop.

Reaproveitar leveduras com dry-hop não é uma boa idéia por vários motivos: menor vitalidade celular, alguns compostos do lúpulo acabam ficando "empregnado" na levedura, o que pode te trazer amargor a mais do que o esperado.. além de aumentar taxa de petiti e menor eficiência na fermentação.
 
Valeu pelas resposta galera!
Decidi desapegar desse fermento, gastar uns 30 conto com levedura nova e fazer um bom starter.
Melhor assim do que se arrepender depois!

Abraços!:mug:
 
Se for tentar fazer uma lavagem, faria usando um pouco da própria cerveja ou um mosto de 2-3 plato. O ideal é fazer a coleta antes de dry-hop.

Reaproveitar leveduras com dry-hop não é uma boa idéia por vários motivos: menor vitalidade celular, alguns compostos do lúpulo acabam ficando "empregnado" na levedura, o que pode te trazer amargor a mais do que o esperado.. além de aumentar taxa de petiti e menor eficiência na fermentação.

Pq traria um amargor a mais do que o esperado, se não há fervura?

Pq lavar usando a própria cerveja ou mosto 2-3 plato? Que técnica seria essa?
 
Pq traria um amargor a mais do que o esperado, se não há fervura?

Pq lavar usando a própria cerveja ou mosto 2-3 plato? Que técnica seria essa?

Os óleos do lupulo usado pra dry-hop podem se ligar na parece das leveduras, e essas conferirem um amargor extra quando reutilizadas. As células interagem com os óleos. O que tem se discutido é que sim, dry-hop pode aumentar IBU por ação de Humulinone. Imagina o quanto se utiliza em uma NE IPA por exemplo, e o quanto isso pode ser relevante..

http://scottjanish.com/increasing-bitterness-dry-hopping

Uma das recomendações inclusive pra potencializar a técnica é transfega ou coleta da levedura, a fim de aproveitar o máximo os óleos, já q alguns são biotransformados por ela. Pode ser bom ou ruim, depende do objetivo.

A lavagem da levedura pode ser feita com mosto de 2-3 platos quando se vai reutilizar logo em seguida, ou logo antes de se inocular após armazenar a frio. Com isso, tu consegue diminuir a fase lag dela, e fazer com que ela recupere vitalidadade. O porém é que é um período curto de tempo, 3-4h antes.. após esse período, ela começa a consumir suas reservas e de nada adiantou a técnica.

Já a idéia de reutilizar sem lavar ou deixar com a cerveja, é manter o equilíbrio osmótico em que ela já se encontra, uma vez que somente água vai fazer com que ela perca íons e perca alguma viabilidade. Claro, depende também de outros fatores, tipo %álcool, mas essencialmente, são esses.
 
Os óleos do lupulo usado pra dry-hop podem se ligar na parece das leveduras, e essas conferirem um amargor extra quando reutilizadas. As células interagem com os óleos. O que tem se discutido é que sim, dry-hop pode aumentar IBU por ação de Humulinone. Imagina o quanto se utiliza em uma NE IPA por exemplo, e o quanto isso pode ser relevante..

http://scottjanish.com/increasing-bitterness-dry-hopping

Uma das recomendações inclusive pra potencializar a técnica é transfega ou coleta da levedura, a fim de aproveitar o máximo os óleos, já q alguns são biotransformados por ela. Pode ser bom ou ruim, depende do objetivo.

A lavagem da levedura pode ser feita com mosto de 2-3 platos quando se vai reutilizar logo em seguida, ou logo antes de se inocular após armazenar a frio. Com isso, tu consegue diminuir a fase lag dela, e fazer com que ela recupere vitalidadade. O porém é que é um período curto de tempo, 3-4h antes.. após esse período, ela começa a consumir suas reservas e de nada adiantou a técnica.

Já a idéia de reutilizar sem lavar ou deixar com a cerveja, é manter o equilíbrio osmótico em que ela já se encontra, uma vez que somente água vai fazer com que ela perca íons e perca alguma viabilidade. Claro, depende também de outros fatores, tipo %álcool, mas essencialmente, são esses.

A explicação pela solubilização de Humulinone é cabível,mas os óleos do lúpulo não conferem amargor à cerveja.
 
Os óleos do lupulo usado pra dry-hop podem se ligar na parece das leveduras, e essas conferirem um amargor extra quando reutilizadas. As células interagem com os óleos. O que tem se discutido é que sim, dry-hop pode aumentar IBU por ação de Humulinone. Imagina o quanto se utiliza em uma NE IPA por exemplo, e o quanto isso pode ser relevante..

http://scottjanish.com/increasing-bitterness-dry-hopping

Uma das recomendações inclusive pra potencializar a técnica é transfega ou coleta da levedura, a fim de aproveitar o máximo os óleos, já q alguns são biotransformados por ela. Pode ser bom ou ruim, depende do objetivo.

A lavagem da levedura pode ser feita com mosto de 2-3 platos quando se vai reutilizar logo em seguida, ou logo antes de se inocular após armazenar a frio. Com isso, tu consegue diminuir a fase lag dela, e fazer com que ela recupere vitalidadade. O porém é que é um período curto de tempo, 3-4h antes.. após esse período, ela começa a consumir suas reservas e de nada adiantou a técnica.

Já a idéia de reutilizar sem lavar ou deixar com a cerveja, é manter o equilíbrio osmótico em que ela já se encontra, uma vez que somente água vai fazer com que ela perca íons e perca alguma viabilidade. Claro, depende também de outros fatores, tipo %álcool, mas essencialmente, são esses.

Legal....vou ter que ler com calma o artigo do DH.

Quanto a lavagem com mosto, parece ser boa somente para entrar com outro Batch logo em seguida.

Eu prefiro o método de lavagem com água. É mais difundida e consequentemente tem mais informação sobre qt tem de célula...Apesar de sempre serem "chutes" no escuro.

Hoje em dia uso somente starters com multiplas propagações...consigo resultados mais consistentes.
 
Back
Top