Como salvar uma cerveja muito amarga?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala cervejeiros...

Apesar de ja ter muita brassagem nas costas, dessa vez me ocorreu algo inédito. Já postei nesse tópico (Lúpulos Brasileiros) as impressões que eu tive do lúpulo Saaz da Brava Terra.
Enfim, depois de pronta a cerveja, a acredito por algum problema com o lúpulo (talvez amargor mais alto que o informado), e alem disso ela ainda atenuou um bocado a mais que o planejado, acabou que minha Bohemian Pilsner ficou extremamente amarga. De um jeito que está ruim de verdade para beber.

Daí o nome do tópico diz tudo... alguém indica algum método pra salvar ela? Nem precisa em preocupar com sair do estilo, já não é uma Bohemian Pilsner.
 
Bom dia!

Se vc deixar ela maturando por um tempão, tipo 3 a 6 meses, baixa um pouco o amargor, mas aí é difícil, né? Kkkk

Pode diluir ela com água filtrada e fervida. Mas vai ficar mais aguada, nem sempre é uma boa ideia. Funciona, andei fazendo uns testes com algumas garrafas, mas adicionei mais amargor ( fervi e fiz um hopstand). Mesmo diluindo de 6% para 3% de ABV, estava ok.

Pode fazer outra cerveja, sem amargor e diluir com ela. Quem sabe só um dry hopping para dar uma gostinho a mais.

Pode diluir direto no copo, com uma comercial. Mas isso é quase uma heresia...
 
Salvar não, festejar uma cerveja muito amarga!!! Rs..
brincadeiras à parte, também aposto em:

1) tempo.
2) diluição, mas nesse caso com outra cerveja caseira, estilo próximo e menos amargor, já pronta. Mas só o faria se tivesse equipamento disponível pra fazer sob pressão, sem contato com oxigênio. Dois postmixes já resolveriam o problema.
 
Você poderia fazer a mesma cerveja com menos lúpulo de amargor e misturar as duas.
 
Maltodextrina? Açucar? No caso do açucar nao pode deixar a cerveja em temp maior que 5 C, para nao refermentar....
 
Fala cervejeiros...

Apesar de ja ter muita brassagem nas costas, dessa vez me ocorreu algo inédito. Já postei nesse tópico (Lúpulos Brasileiros) as impressões que eu tive do lúpulo Saaz da Brava Terra.
Enfim, depois de pronta a cerveja, a acredito por algum problema com o lúpulo (talvez amargor mais alto que o informado), e alem disso ela ainda atenuou um bocado a mais que o planejado, acabou que minha Bohemian Pilsner ficou extremamente amarga. De um jeito que está ruim de verdade para beber.

Daí o nome do tópico diz tudo... alguém indica algum método pra salvar ela? Nem precisa em preocupar com sair do estilo, já não é uma Bohemian Pilsner.

O certo mesmo seria vc fazer um pouco mais desta receita com amargor bastante baixo. O blend das duas te trará sua bohemian pilsener de volta. Evidentemente, o tempo tende a atenuar o impacto do lúpulo, mas vc não terá mais sua cerveja fresca.
 
Tenta maltodextrina para aumentar o corpo...não vai ficar perfeito mas ajuda.... ou compra uma breja comercial tipo weiss que quase não tem amargor e mistura... colocar água deixa literalmente aguado, só piora...
 
Acho que vou tentar a maltodextrina e deixar um tempo maior maturando... Como o corpo ficou mais baixo que o previsto, um pouco mais de corpo vai ajudar nessa parte e o dulçor deve sustentar melhor o amargor... veremos!
Obrigado pelas sugestões
 
Back
Top