Quem aqui cultiva lúpulos?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Os meus pés são de rizoma. Comprei com o Alessandro Joao Elias, de floripa. Ele recebeu recentemente os rizomas não sei se ele ainda tem.
 
Comprei um faz uns 10 dias do alexandre, chego tudo blz.
Plantei agora em casa, um Centenial.
Quanto tempo + ou - para o rizoma começar a crescer?
 
Eu enviei um email para o Alexandre e ele não me retornou =x

@henriqueperina , posso te perguntar quanto ele cobrou pela rizoma?
 
Fiz uma IPA com o lúpulo Cascade e Nugget que plantei... Ficou com um aroma ótimo, botei as flores no final da fervura.

Segue as fotos

1015474_688819924503838_211050102_o.jpg


1623601_755614877824342_3296679527744174950_n.jpg


10410144_755614954491001_3332651372432560856_n.jpg


11692723_977992472253247_6138497389392315046_n.jpg
 
Show de bola hein?
Pessoal, agora queria ver quem pode me ajudar.

Comprei em maio dois rizomas vindo dos eua. Sterling e centennial.

Plantei os dois no chão, em campo Alegre, na serra catarinense. Os dois brotaram, mas depois definharam.

Será da época? Fez uns dias bem frios lá. 12-13 graus.

Foi pro saco ou na primavera deve brotar novamente? Alguém já passou por isso?
 
Esse fds eu dei uma desenterrada nos rizomas e um deles está brotando de novo... Tá com um broto bem forte... Nem tudo está perdido! [emoji119]🏽[emoji119]🏽[emoji119]🏽[emoji119]🏽[emoji119]🏽
 
Isso é normal, todo inverno a parte aérea (tudo o que tu vê fora da terra) vai secar e ficar só os rizomas. Claro que sempre tem exceções pois aqui o inverno não é tão rigoroso, mas no geral é isso!

Boa sorte no cutivo
Pedro Joel
 
Pois é Pedro. Esse fds fui ver de novo e ambos estão com brotos novos e os rizomas parecem bem saudáveis!

Acho que vai! Mas por pouco que a minha sogra não joga no lixo e usa o canteiro pra outra coisa!

[emoji33][emoji33][emoji33]
 
Show de bola gurizada!!
Sou de Giruá/RS, venho tentando o cultivo há 2 anos também, sem muito sucesso, até agora não consegui colher nada. Tenho comprado os rizomas do Alessandro também.
O meu problema é que não estou conseguindo manter os rizomas viáveis na geladeira até a época do plantio, eu tenho cuidado deles na geladeira (a cada mês dou uma limpada nos fungos que começam a crescer ao redor dele, troco o guardanapo molhado por outro novo e tal), mas na hora de plantar eles normalmente ficam bem inviáveis, feios e semi-mortos.
Resumindo, tenho um Centennial que veio bem no ano passado, mas não cresceu muito, não passou de 1,5m e não produziu flores. Eu mesmo coletei e fiz o rizoma dele, e agora e tá vindo bem, meio devagar ao meu parecer mas tá vindo. Anexei uma foto, conseguem ver?
Tentei outras variedades mas meu problema sempre foi tentar manter os rizomas vivos (porém dormentes) na geladeira antes do plantio.
Tomara que eu tenha sucesso neste ano!!!
 

Attachments

  • IMG_3336.jpg
    IMG_3336.jpg
    306.2 KB · Views: 216
Dr, qndo receber o rizoma plante o mais rápido possível, eu tb não faço o replantio, deixo ele no mesmo vaso, já tive plantas com duas cargas em um ano.
 
Certo @edsonpj , na próxima vou fazer isso, pq manter na geladeira não tem dado certo. Quais variedades tu já plantou??
 
Boa sorte! Continua postando os resultados ... Estou pra iniciar uma tentativa aqui em São Paulo na serra do mar ... Vou tentar em estufa também ... Aguardando época pra comprar os rizomas
 
Os meus continuam patinando. Acho que pode ser do excesso de chuva que tá rolando aqui na região. Foram 44 dias seguidos de chuva, um diazinho de sol entre nuvens e já estamos de volta no 3 dia seguido de chuva.

Eles cresceram, definharam e agora estão brotando de novo mas beeeeemmm pequenos e crescendo devagar
 
William, a única coisa que faço é colocar fertilizante NPK 4148 a cada 3 meses no Outono/Inverno e todo mês na Primavera/verão. Frkleal tenta isso tb...
 
Não, a produção é pouca e as plantas ainda estão se adaptando, tenho feito diversas mudas e espalhando para meu jardim.
 
Não, a produção é pouca e as plantas ainda estão se adaptando, tenho feito diversas mudas e espalhando para meu jardim.

Edson, eu tenho um pé também, primeiro ano, está com uns 3 metros já. Só que ainda não deu flores. Minha pergunta é: como fizeste para tirar mudas? Também estou querendo fazer o mesmo? Sabe explicar como consigo fazer isto?
 
Rafael, como está no primeiro ano não sei se vai conseguir, depois q ele secar e voltar a brotar, sairão vários brotos no caule principal, seleciono algum desses brotos retirando bem na base e coloco em um recipiente com água, depois de uma semana começam a aparecer raízes, qndo chegar em casa posto algumas fotos.

Edson, eu tenho um pé também, primeiro ano, está com uns 3 metros já. Só que ainda não deu flores. Minha pergunta é: como fizeste para tirar mudas? Também estou querendo fazer o mesmo? Sabe explicar como consigo fazer isto?
 
Boa tarde amigos, no sabado passado fiz uma colheita no minha fazenda, rs, colhido o columbus, essa ja é a 3ª safra, e a primeira que está com bastante aroma, irei fazer um DH em 5 ou 10 litrinhos e conto o resultado.
 

Attachments

  • IMG_4402.jpg
    IMG_4402.jpg
    240.5 KB · Views: 235
Galera, bom dia.

Muito legal esse forum, decobri ele procurando por rizomas de lúpulo, que eu achava que nem tinha muita coisa no brasil e vejo esse post com vários casos. Muito legal e animador.

Podem me dar umas dicas de onde conseguir um rizoma?

Obrigado!!
 
Galera, minha planta esta florescendo, conforme anexo esta imagem, mas estou meio preocupado pois não esta formando aqueles cones tradicionais.

Será que é normal ela começar a florescer assim e depois fecha?

Quem já colheu aí, o que tem a dizer?

Grato
 

Attachments

  • photo 1.JPG
    photo 1.JPG
    392.3 KB · Views: 194
moro no Pará e um amigo meu trouxe uns rizomas de cascade do Texas, por incrível q pareça, com temperaturas mínimas q nao passam dos 26 graus meu lúpulo alcançou 4 metros após somente 3 meses de plantio...nao tomei nenhum cuidado especial, só enterrei o bichinho e ele saiu voando....agora quero comprar mais rizomas, pois só vou poder retirar deste pé após um ano....alguem tem o contato de alguém q venda rizoma?? os dois e-mails q tem aqui no fórum não respondem...
061d353077ddd139c014d82049447416.jpg
d81539018b537f512b0e89a41d641fe2.jpg
3347934f24d9f04096d37c564d206314.jpg
d6766caebe344e4c65ebea6d8512641c.jpg
 
as duas primeira fotos são do meu amigo e as duas últimas as minhas ( q estão péssimas) qnd chegar em ksa bato novas fotos..
 
Back
Top