Queda de temperatura - fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chrisostomo

Member
Joined
Jun 6, 2016
Messages
13
Reaction score
1
Pessoal,

Como havia falado em outro post, fiz minha primeira brassagem no domingo, temperatura da fermentação controlada (tic-17, sensor preso no fermentador devidamente isolado, etc.).

Os dois primeiros dias, tudo certo, 18 graus (temperatura externa em agradáveis 20 e poucos graus), depois quando fui subir a temperatura coincidiu com a entrada de uma frente fria violenta (sou do Rio, mas faço em Friburgo).

Ontem de madrugada não subia acima de 16 graus de jeito nenhum (queria 20). Hoje ao longo do dia estabilizei com o uso de uma lâmpada, mas o fermentador passou a soltar uma bolha a cada 20 segundos.

Minhas dúvidas:

Há algo a ser feito?

Como é o dia 5 da fermentação ( Blonde Ale, utilizando levedura Mangrove Jack's M27) essa diminuição pode ser normal ou essa oscilação de temperatura / o que fiz para reverter pode ter acabado com a minha primeira brassagem?

Abraço
 
Pessoal,

Como havia falado em outro post, fiz minha primeira brassagem no domingo, temperatura da fermentação controlada (tic-17, sensor preso no fermentador devidamente isolado, etc.).

Os dois primeiros dias, tudo certo, 18 graus (temperatura externa em agradáveis 20 e poucos graus), depois quando fui subir a temperatura coincidiu com a entrada de uma frente fria violenta (sou do Rio, mas faço em Friburgo).

Ontem de madrugada não subia acima de 16 graus de jeito nenhum (queria 20). Hoje ao longo do dia estabilizei com o uso de uma lâmpada, mas o fermentador passou a soltar uma bolha a cada 20 segundos.

Minhas dúvidas:

Há algo a ser feito?

Como é o dia 5 da fermentação ( Blonde Ale, utilizando levedura Mangrove Jack's M27) essa diminuição pode ser normal ou essa oscilação de temperatura / o que fiz para reverter pode ter acabado com a minha primeira brassagem?

Abraço

Vc fez certo em colocar a lâmpada pra aquecimento.

Pode ser que a atividade tenha diminuído pela redução de temperatura e pela fermentação já estar em estágio mais avançado.

Eleve a temperatura aos poucos, tipo 1ºC por dia, pode deixar ir acima de 20, só não passe muito dos 23ºC. Cuidado pra não permitir mais variações muito grandes de temperatura.

A FG está em quanto?

Se ocorrer de não atenuar mais ou borbulhar muito devagar, vc pode experimentar sacudir o fermentador fechado ou mexer com cuidado o fermento do fundo com uma colher bem limpa e sanitizada, pra ressuspender o fermento.

Abraço
 
Vc fez certo em colocar a lâmpada pra aquecimento.

Pode ser que a atividade tenha diminuído pela redução de temperatura e pela fermentação já estar em estágio mais avançado.

Eleve a temperatura aos poucos, tipo 1ºC por dia, pode deixar ir acima de 20, só não passe muito dos 23ºC. Cuidado pra não permitir mais variações muito grandes de temperatura.

A FG está em quanto?

Se ocorrer de não atenuar mais ou borbulhar muito devagar, vc pode experimentar sacudir o fermentador fechado ou mexer com cuidado o fermento do fundo com uma colher bem limpa e sanitizada, pra ressuspender o fermento.

Abraço

Valeu, Tiago pelas dicas! Aprendo muito com vocês.

A FG está em 1,024 (previsão 1,012)

OG de 1,041



Abraço
 
A FG está em 1,024 (previsão 1,012)

OG de 1,041
Abraço

Está medindo com refratômetro ou densímetro? Se estiver medindo com refratômetro vai ter erro de leitura pela presença do álcool.
 
Nesses dias muito frios para ficar entre 20c e 25c eu mudo meu TIC para o modo OP de aquecimento (1) e ligo uma lâmpada incandescente de 40W nele.

Funciona que é um sucesso!

Configurei meu TIC de forma que ele tenha nele uma tomada fêmea...assim não preciso cortar o cabo da geladeira e faço o pendente com um plug macho...facilita bem pra inverter o modo de funcionamento...
 
Nesses dias muito frios para ficar entre 20c e 25c eu mudo meu TIC para o modo OP de aquecimento (1) e ligo uma lâmpada incandescente de 40W nele.

Funciona que é um sucesso!

Configurei meu TIC de forma que ele tenha nele uma tomada fêmea...assim não preciso cortar o cabo da geladeira e faço o pendente com um plug macho...facilita bem pra inverter o modo de funcionamento...


Fiz um esquema semelhante, está dando certo. Pras próximas estou pensando em trocar pra um MT-518 e deixar preparado pra um esquema quente e frio.

Com essa resistência

http://loja.weconsultoria.com.br/resistencia-de-controlador-220v-20w-hertz-p50101/



Acham que é uma boa?
 
Nesses dias muito frios para ficar entre 20c e 25c eu mudo meu TIC para o modo OP de aquecimento (1) e ligo uma lâmpada incandescente de 40W nele.

Funciona que é um sucesso!

Configurei meu TIC de forma que ele tenha nele uma tomada fêmea...assim não preciso cortar o cabo da geladeira e faço o pendente com um plug macho...facilita bem pra inverter o modo de funcionamento...
Tomazela, estou pensando em fazer o mesmo. Arrumei uma lâmpada da 70w pra isso.

Vc deixa a lâmpada pendurada dentro da geladeira mesmo? Coloca algum papel alumínio na lâmpada pra evitar Light stuck (se é que o balde misturador permite isso)?
 
Nesses dias muito frios para ficar entre 20c e 25c eu mudo meu TIC para o modo OP de aquecimento (1) e ligo uma lâmpada incandescente de 40W nele.

Funciona que é um sucesso!

Configurei meu TIC de forma que ele tenha nele uma tomada fêmea...assim não preciso cortar o cabo da geladeira e faço o pendente com um plug macho...facilita bem pra inverter o modo de funcionamento...
Tomazela, estou pensando em fazer o mesmo. Arrumei uma lâmpada da 70w pra isso.

Vc deixa a lâmpada pendurada dentro da geladeira mesmo? Coloca algum papel alumínio na lâmpada pra evitar Light stuck (se é que o balde maturador permite isso)?
 
Back
Top