Qual estilo de cerveja vocês recomenda eu começar a fazer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emerson Pereira

Cervejaria Forasteiros
Joined
Nov 20, 2018
Messages
40
Reaction score
3
Location
Brazil
Eu estou iniciando uma cervejaria e vou usar uma produção artesanal, mas terceirizada. Mas eu estou tentando produzindo em casa para mim também, qual é o estilo que posso fazer para começar?
 
Eu estou iniciando uma cervejaria e vou usar uma produção artesanal, mas terceirizada. Mas eu estou tentando produzindo em casa para mim também, qual é o estilo que posso fazer para começar?

Blz, cara?

Então, sua pergunta é MUITO, mas muito subjetiva. O que você precisa pensar é o seguinte: "Que tipo de bebida eu quero colocar no mercado, que imagem eu quero passar da minha cervejaria ?"

1 - Se você quer ir para o lado tradicional, visando bebilidade, claramente você deve mirar nos padrões: Pilsen, American Lagers em geral, Wit, Weiss, Kölsch, Pale Ale, Summer/Session IPAs/APAs.

2 - Se você está pensando em passar uma visão mais moderna, existem vários estilos interessantes que estão entrando em moda, como a Catharina Sour, California Commons, fruit beers em geral e etc.

3 - Se você quer passar uma ideia de cervejas extremas, aí seria legal você ir para Imperial Stout, Imperial IPA, Brut e etc.

Mas antes você deve ser honesto com você próprio em relação ao seu nível de experiência. Se você está começando agora comece aprendendo os estilos clássicos e vá se aperfeiçoando. Um bom jeito de você aprender sobre o que você quer fazer é beber, quando me propus a trabalhar com cerveja, eu fiz uma viagem exclusivamente para conhecer brewpubs e beber muita cerveja artesanal. Depois disso eu sabia o que buscar, mas não como buscar, então aí entrou muito estudo (uma pós graduação inteira), tempo e persistência até chegar na experiência.

Em resumo: Ganhe experiência bebendo, rapidamente você vai achar uma cerveja que vai te chamar tanto a atenção que fará você querer produzir algo a altura, aí você terá escolhido por onde começar. (Só não vai querer começar por uma Flanders Redale, por favor.)
 
Blz, cara?

Então, sua pergunta é MUITO, mas muito subjetiva. O que você precisa pensar é o seguinte: "Que tipo de bebida eu quero colocar no mercado, que imagem eu quero passar da minha cervejaria ?"

1 - Se você quer ir para o lado tradicional, visando bebilidade, claramente você deve mirar nos padrões: Pilsen, American Lagers em geral, Wit, Weiss, Kölsch, Pale Ale, Summer/Session IPAs/APAs.

2 - Se você está pensando em passar uma visão mais moderna, existem vários estilos interessantes que estão entrando em moda, como a Catharina Sour, California Commons, fruit beers em geral e etc.

3 - Se você quer passar uma ideia de cervejas extremas, aí seria legal você ir para Imperial Stout, Imperial IPA, Brut e etc.

Mas antes você deve ser honesto com você próprio em relação ao seu nível de experiência. Se você está começando agora comece aprendendo os estilos clássicos e vá se aperfeiçoando. Um bom jeito de você aprender sobre o que você quer fazer é beber, quando me propus a trabalhar com cerveja, eu fiz uma viagem exclusivamente para conhecer brewpubs e beber muita cerveja artesanal. Depois disso eu sabia o que buscar, mas não como buscar, então aí entrou muito estudo (uma pós graduação inteira), tempo e persistência até chegar na experiência.

Em resumo: Ganhe experiência bebendo, rapidamente você vai achar uma cerveja que vai te chamar tanto a atenção que fará você querer produzir algo a altura, aí você terá escolhido por onde começar. (Só não vai querer começar por uma Flanders Redale, por favor.)


Então, eu tenho um sócio bem experiente no assunto de cerveja, eu estou procurando aprender melhor sobre. Mas eu ainda não sei fazer, então quero aprender para mim consumir. Eu gostei muito o que você mandou para mim. Na verdade abriu minha visão para o que eu posso explorar no mundo de Cervejaria. Obrigado
 
Minha primeira cerveja foi uma Pale Ale. Bem simples e drinkability!

É um estilo muito bom, Ótimo aroma e dependendo da técnica fica muito boa mesmo. Eu quero me aprimorar para poder está bem mais presente nas produções. Mas eu quero tomar boas cervejas feita por mim também antes disso hahah. Obrigado pela dica.
 
Então, eu tenho um sócio bem experiente no assunto de cerveja, eu estou procurando aprender melhor sobre. Mas eu ainda não sei fazer, então quero aprender para mim consumir. Eu gostei muito o que você mandou para mim. Na verdade abriu minha visão para o que eu posso explorar no mundo de Cervejaria. Obrigado

Emerson, como você mora em são paulo, tire uns dias para conhecer os brewpubs/cervejarias daí, tem ótimas cervejarias fáceis de chegar a depender de onde você estiver. Vá na Dogma, na BrewDog, no Empório Alto de Pinheiros etc. Experimente cervejas e anote os nomes das que vc mais gostou, bem como as características que vc percebeu. Fazendo isso você pode estudar como obter essas característica e tentar reproduzir a que você mais gostou. Isso é um excelente exercício para se aprender sobre estilos e técnicas de produção.
 
Na minha opinião, existem estilos mais fáceis de fazer e outros mais complexos. Exemplo: fazer uma Doppelbock realmente legal provavelmente te demanda fazer uma decocção, que é um procedimento bem complicado para quem está começando. Sour vai te trazer mais atividades no que diz respeito a leveduras. Uma Weiss vai te exigir mais rampas na hora da mosturação. Uma Lager de uma forma geral vai te exigir mais cuidados na fermentação, como aumento de inoculação e controle de temperatura. Na maioria das vezes você até poderá fazer uma cerveja "legal" sem usar a técnica adequada, mas ela dificilmente ficará comparável a uma equivalente comercial. Então sugiro que você comece por algo que possa ser ter um resultado bom com o processo mais simples - Pale Ale, Belgian Blonde, English Bitter, até mesmo uma IPA (Dry Hopping acho que algo simples para fazer, não complica tanto), dominar o processo e aí sim partir para algo mais complexo. Isso vai evitar frustações do tipo "Poxa, ralei um bocado e ficou pior que uma Skol".
 
"Poxa, ralei um bocado e ficou pior que uma Skol".

Rapaz ja fiz muita coisa errada, na mostura, na fervura, fermentação meu fermentador chegou a mofar inteiro, ja deixei cerveja fermentando 30 dias, coloquei agua de mais, malte de menos, mas em hipotese alguma ficou nem perto de ser pior q uma skol ou algo do genero...
Dessa vez estou tentando, fiz com malte ja brassado, milho e acucar, levedura de pao, vamos ver se dessa vez fica pior kkkk
 
Rapaz, acho que pode escolher um estilo que te agrade, porém sempre um de produção mais simples, tipo single hop, grist mais simples também, pra você ir dominando seu equipamento e todo o processo primeiro. Acho que uma APA é uma boa pedida nesse caso.
 
"Poxa, ralei um bocado e ficou pior que uma Skol".

Rapaz ja fiz muita coisa errada, na mostura, na fervura, fermentação meu fermentador chegou a mofar inteiro, ja deixei cerveja fermentando 30 dias, coloquei agua de mais, malte de menos, mas em hipotese alguma ficou nem perto de ser pior q uma skol ou algo do genero...
Dessa vez estou tentando, fiz com malte ja brassado, milho e acucar, levedura de pao, vamos ver se dessa vez fica pior kkkk


Kkkkkk pensei a mesma coisa
 
Back
Top