Qual chiller de placas comprar (marca).

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NdO

Active Member
Joined
Aug 18, 2015
Messages
26
Reaction score
2
Boa noite pessoal,

Tenho pesquisado sobre marcas de chiller de placas disponíveis, e a princípio os 2 mais recomendados seriam o terminator de blichmann e o duda diesel.

Em relação ao Terminator, não achei em nenhum lugar na internet que venda aqui no Brasil, alguém tem uma recomendação?

Fora isso, o da duda diesel parece muito com vários outros vendidos tanto pela WE como de outras lojas.

Alguém tem uma recomendação de outras marcas? A princípio busco um de 40 placas dos modelos mais "alongados", tipo o da WE. Gostaria de resfriar 50 litros em menos de 10 minutos.

Obrigado por enquanto,
Leonardo.
 
Daeee Leonardo. Acredito que todos cumprirão seu papel. Para alcançar esse objetivo, vc precisa pensar em montar um excelente banco de água fria. E qual temperatura deseja atingir em menos de 10min?
 
Não se prenda ao número de placas.
Vc tem que saber qual a área de contato que vc precisa. Aqui no fórum tem um tópico sobre como calcular a área de contato em cima da sua demanda.

André Wenderosck
 
Sem querer mudar o tópico da discussão, mas já mudando, eu li que um chiller de placas praticamente elimina a lupulagem de aroma feita no final da fervura devido ao superrápido resfriamento proporcionado por um chiller de placas.

Procede? Alguém já notou diferença?
 
Sem querer mudar o tópico da discussão, mas já mudando, eu li que um chiller de placas praticamente elimina a lupulagem de aroma feita no final da fervura devido ao superrápido resfriamento proporcionado por um chiller de placas.

Procede? Alguém já notou diferença?

Onde você leu isso?

Esse autor tem alguma credibilidade?

Cuidado com os mitos de internet.

A afirmação não faz sentido. Pq o resfriamento rápido é exatamente o contrário, evita que os óleos do lúpulo sejam volatilizados.
 
Não se prenda ao número de placas.
Vc tem que saber qual a área de contato que vc precisa. Aqui no fórum tem um tópico sobre como calcular a área de contato em cima da sua demanda.

André Wenderosck


Sim, sim. Já li, etc. Tanto é que o foco do tópico não é saber qual o melhor número de placas para mim, etc etc. Meu foco aqui é especificamente em saber quais marcas o pessoal já comprou, quais são os melhores e onde compraram. Justamente porque eu vejo muita gente no forum comentar que tem um Terminator e eu não acho ele em lugar nenhum na internet com entrega para o Brasil... Todos foram importados do EUA?
 
Então....
Marca x ou y tendo a mesma área de contato e a mesma quantidade de pacas vai ter a mesma eficiência, e a mesma vasão.

André Wenderosck
 
Onde você leu isso?

Esse autor tem alguma credibilidade?

Cuidado com os mitos de internet.

A afirmação não faz sentido. Pq o resfriamento rápido é exatamente o contrário, evita que os óleos do lúpulo sejam volatilizados.
Pois é, eu havia lido sobre retenção de aroma e lúpulo, mas não encontrei o local (vou continuar procurando).

Enquanto eu procurava, encontrei um artigo do Brülosophy que indica não haver diferenças sobre os dois métodos.

Entretanto, eu lia sobre cervejas mais lupuladas e retenção de aroma usando um método ou outro.

Vou tentar achar, até!
 
Então....
Marca x ou y tendo a mesma área de contato e a mesma quantidade de pacas vai ter a mesma eficiência, e a mesma vasão.

André Wenderosck
Acho que encontrei. Foi no Mr.Malty.

The first three are based on the fact that you're chilling the entire wort at one time. With a counter flow or plate chiller, you let the bulk of the wort sit at near boiling temperatures while you chill a small amount. Sitting at near boiling will continue to isomerize the hop acids and drive off the volatile oils that good hop aroma and flavor depend upon. A number of folks have noticed that hop aroma decreases on switching from an immersion chiller to a counter flow This is the reason. By contrast the whirlpool immersion chiller knocks enough heat off of the entire wort in the first minute or two to retain that beautiful hop character. If you're going to use a counter flow or plate chiller, better buy yourself a hopback.
 
Sua dúvida com chiller e placa x imersão ou placa x placa?

André Wenderosck
 
Para 50 litros acredito ser o chiller de imersão a melhor opção. Um barril de 30 litros com água próximo de zero faz o trabalho. E sem disperdício, visto que reaproveita a água. Prático, rápido e limpo. Mas cada um escolhe o que achar melhor. Eu passo o mosto pro fermentador após whirlpool e resfrio com chiller de imersão no fermentador, circulando ele dentro do mosto. Já tive chiller de 40 placas e vendi. O de imersão é muito mais eficaz desta forma.
 

Nesse ponto sim, faz todo sentido, pois enquanto está resfriando e mandando o mosto pro fermentador, a panela continuará com mosto a 100C, e consequentemente vai volatilizando e aumentando o amargor.

Talvez para contornar esse tipo de problema, deva-se retornar o mosto para a panela ao invés de mandar direto pro fermentador, assim baixaria a temperatura de forma homogênea.
 
Gente, poderia iniciar um outro tópico para ficar registrado essa discussão de aroma de lúpulo com chiller de placas... Ai tem mais gente que vai poder acompanhar.

Eu gostaria de saber mais especificamente das pessoas que tem o chiller onde que compraram, etc. Principalmente o pessoal que tem o Terminator.
 
Gente, poderia iniciar um outro tópico para ficar registrado essa discussão de aroma de lúpulo com chiller de placas... Ai tem mais gente que vai poder acompanhar.

Eu gostaria de saber mais especificamente das pessoas que tem o chiller onde que compraram, etc. Principalmente o pessoal que tem o Terminator.
A dúvida início e com relação a qual chiller de placas, não sobre vantagem é desvantagem de placa x imersão.

André Wenderosck
 

Latest posts

Back
Top